Alô Ténica! #34 – 8 motivos para começar AGORA seu podcast!

Saudações, ouvinte entusiasta do podcast!

Está no ar mais um Alô Ténica!, o seu podcast mensal sobre produção de podcasts, apresentado por Leo Lopes e esclarecendo as mais diversas dúvidas e perguntas relacionadas à produção de podcasts.

Esperamos com este programa ajuda-lo a entender um pouco melhor os vários aspectos dessa mídia fascinante, e também queremos receber seu feedback para que possamos melhorar e fazer um programa cada vez melhor pra você!

No programa deste mês vamos te dar oito motivos para arregaçar as mangas e começar AGORA o seu próprio podcast!

1. É melhor começar pra completar do que esperar pra começar
Tá esperando o que? A ideia perfeita? O formato ideal? O público certo? A melhor estratégia? Não adianta, porque essas coisas NUNCA vão acontecer enquanto você estiver parado esperando por elas. MEXA-SE!

2. Abundância de exemplos e tutoriais
Diferente de quem começou há 11 anos e aprendeu por tentativa e erro, hoje existe uma infinidade de materiais que ensinam você a fazer seu podcast, como este próprio podcast, o livro Podcast: Guia Básico e o Workshop de Produção de Podcasts Online. O acesso é imediato, o aprendizado é rápido e você pode começar hoje mesmo!

3. É possível fazer seu podcast quase de graça!
Quase todos os elementos necessários para produzir um podcast existem gratuitamente, do blog à hospedagem. Provavelmente o computador que você tem em casa será suficiente pra começar, e talvez você precise investir apenas em um headset ou microfone USB antes de gravar o primeiro programa.

4. Aprender a organizar melhor o seu tempo
Produzir um podcast com qualidade técnica, de conteúdo e periodicidade são importantes para aumentar sua audiência e sua relevância, e pra isso será necessário aprender a organizar melhor o seu tempo para incluir as etapas que envolvem a produção.

5. Qualquer pessoa pode fazer um podcast
Diferente de outras atividades cujos praticantes quase sempre tem o mesmo perfil, qualquer pessoa pode fazer um podcast sobre qualquer assunto, de crianças a idosos, estudantes a médicos, geeks a gamers! Não há restrição de perfil!

6. Sempre existe espaço pra falar sobre qualquer assunto
Ainda que já exista muitos podcasts sobre determinados temas, sempre há espaço para mais um. Afinal, VOCÊ ainda não fez o seu, certo? Se acha que pode fazer diferente, de forma original ou acrescentar ao que já existe, pode fazer sem medo! Dependendo do tema, você ainda pode ser o primeiro do seu nicho e se tornar referência para os próximos!

7. Fazer novos e bons amigos
Poucos grupos são tão unidos quanto os podcasters e os ouvintes de podcast! Não irá demorar muito até que você comece a convidar e ser convidado para participar de outros programas, reuniões e eventos! E algumas das pessoas que você conhecer poderão ser amigos que levará para o resto da sua vida!

8. Sua vida pode mudar para sempre!
É verdade que o podcast pode ser apenas um momento da sua vida, mas também é possível que ele seja o responsável por grandes mudanças, através das pessoas que você irá conhecer e das oportunidades que poderão surgir tanto no campo pessoal como na vida profissional!

Compartilhe conosco suas impressões e ideias nas redes sociais e deixe seu comentário no posts, com sugestões de pauta e novos entrevistados!

Interaja com o Alô Ténica! nas redes sociais:
Siga o @alotenica no tuVítter
Siga o @leoradiofobia no tuVítter
Siga o @radiofobia no tuVítter
Curta a página do Alô Ténica no Facebook
– Curta a página do RADIOFOBIA no Facebook
– Curta a página da RADIOFOBIA Podcast e Multimídia no Facebook

Links citados neste programa:
– 5 timeless reasons to start podcasting NOW – TAP154
RADIOFOBIA 86 – com Jovem Nerd e Azaghâl
Metacast
Mundo Podcast
Gafanhotocast
GVCast
PedCast
Confins do Universo
Pauta Livre News
Pelada na NET
Bacanudo – 20 perguntas: Leo Lopes
Otariocast – Podcast e empreendedorismo com Leo Lopes

Logo e identidade visual do Alô Ténica!:
Agência Foco

Créditos das músicas usadas neste programa:
– Music by Dan-O at DanoSongs.com
– Music by Kevin MacLeod (incompetech.com) licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Conheça o CURSO DE PODCAST:
Acesse www.cursodepodcast.com.br
Siga o @cursodepodcast no tuVítter
Inscreva-se no canal do Curso de Podcast no YouTube
Curta a página do Curso de Podcast no Facebook

Ouça o Alô Ténica! nos principais agregadores:
Spotify
Google Podcasts
Apple Podcasts
Amazon Music
PocketCasts

E-mails:
Ajude-nos a fazer o programa enviando sua colaboração, dúvida ou sugestão de pauta para alotenica@radiofobia.com.br!

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço em nossos podcasts.

Hostgator