Pod Notícias 001 – Cenário do podcast no Brasil em 2024

Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 e esta é a nossa primeira edição!

1 – A gente abre esta primeira edição do Pod Notícias falando sobre um estudo que colheu vários dados interessantes sobre o cenário do podcast no Brasil.

O estudo foi realizado pelo portal Exploding Topics e trouxe informações sobre a podosfera mundial desde 2019 até agora no começo de 2024. Um dos fatos abordados foi que, em 2020, cerca de 40% da população brasileira já era consumidora de podcasts, e esse número saltou pra 43% em 2023. Isso faz do Brasil um dos únicos 3 países do mundo onde mais de 40% da população consome podcast; os outros dois são a Suécia e a Irlanda.

A pesquisa também ressaltou a diversidade dos ouvintes do Brasil em termos de faixa etária, interesses e origens socioeconômicas, o que gera boas oportunidades de espaço para criadores de conteúdo e também anunciantes.

Além disso, o estudo apontou um aumento notável nos investimentos em produção e distribuição de podcasts no país, com empresas de mídia, influenciadores digitais e até pessoas físicas contribuindo pro crescimento do mercado. A última estimativa do IBOPE Inteligência apontou que cerca de 50 milhões de brasileiros são ouvintes de podcasts, então a tendência é que a podosfera brasileira continue a se expandir em 2024, que, mais uma vez, promete ser o ano do podcast.

Fonte

2 – Ainda falando sobre relatórios, o Podcast Download Fall 2023 da Cumulus Media revelou que existe uma desconexão entre a preferência que os ouvintes têm por anúncios em podcasts, com o tipo de anúncio que eles recebem.

Segundo a pesquisa, os ouvintes preferem anúncios em áudio que os façam rir, ou que proporcionem algum tipo de entretenimento. Um spot engraçadinho, uma campanha de marketing que coloca os próprios hosts dos podcasts pra fazer a propaganda – spot testemunhal – esse é o tipo de conteúdo que o povo quer ouvir.

Só que, em contrapartida, esse tipo de anúncio é minoria. De acordo com os entrevistados, 78% dos anúncios em podcasts são mais sérios e tradicionais, voltados à serviços ou produtos. Mais de 61% desses anúncios, inclusive, são spots preenchidos com propaganda pré-gravada, ou seja, aquelas que o próprio anunciante produz e paga pra ser inserido em várias mídias diferentes como o rádio, por exemplo.

Essa lacuna entre expectativa e realidade cria uma oportunidade pros anunciantes serem mais criativos nas suas estratégias de marketing pra se alinhar melhor com as preferências do público. Além disso, o estudo ressaltou que os ouvintes de podcasts são mais propensos a lembrar e interagir com conteúdos menos engessados e mais personalizados.

Aqui no Brasil o mercado da publicidade em áudio parece que ainda está molhando os pés, testando os limites, então é legal ter esse tipo de material pra garantir que campanhas criativas são super bem-vindas, e que o público de podcast tá literalmente esperando por isso com a mente aberta.

Fonte

3 – A plataforma de marketing em áudio Linkfire compartilhou na semana passada uma nova métrica para os criadores de conteúdo: a dos “ouvintes engajados”.

Segundo a empresa, os ouvintes engajados são uma categoria que vai além dos dados tradicionais, como números de downloads e interações nas redes sociais. Essa métrica indica quando alguém ouviu pelo menos 20 minutos ou 40% de um episódio, dependendo da duração do programa.

A nova categoria foi criada pra gerar uma compreensão mais profunda sobre como os ouvintes se envolvem com seus podcasts preferidos. De acordo com Linkfire, os dados permitem medir o tamanho do público e avaliar automaticamente a qualidade do seu envolvimento.

Se a métrica for aprovada pelos usuários, é capaz de nos próximos meses a gente ver outras plataformas adicionando a própria versão dela em seus analytics.

Fonte

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Todo ano a Triton Digital Media publica o seu Podcast Report com as principais considerações do ano sobre o podcasting, e o relatório mais recente deles foi lançado no final de 2023.

Um dos destaques dessa edição da pesquisa, foi o crescimento de cerca de 25% no número de ouvintes de podcasts nos Estados Unidos, em comparação com 2022. O tempo médio de consumo semanal de podcasts também cresceu, atingindo a marca de 6 horas em 2023.

O relatório relacionou esses novos picos de audiência com o aumento de conteúdo disponível na podosfera, a variedade de temas e a pluralidade de vozes criando conteúdo.

Além disso, em 2023 aconteceu um aumento de mais de 40% nos investimentos em publicidade em podcasts, o que dá mais ou menos $1.5 bilhão, mais uma prova da confiança que os anunciantes estão desenvolvendo no áudio.

O Podcast Report também revelou que o número de ouvintes mensais cresceu 12% nos últimos dois anos, especialmente através dos diretórios do Apple Podcasts e do Spotify. O relatório completo está disponível para download no site da Triton Digital, onde qualquer usuário cadastrado pode fazer a consulta.

Fonte

5 – De acordo com um anúncio feito pela Apple no seu blog oficial, o Apple Podcasts vai adicionar transcrição de áudio para todos os podcasts no aplicativo a partir da próxima versão do iOS e do iPadOS, que vai ser lançado em meados de abril.

Este é um dos recursos do chamado Podcasting 2.0, e os criadores podem enviar suas próprias transcrições através do recurso podcast:transcript, ou habilitar a transcrição automática para todos os episódios publicados na plataforma.

Nesse primeiro momento, as transcrições vão estar disponíveis nos idiomas inglês, francês, alemão e espanhol (Nada de português? Erro de principiante, a Apple tá perdendo uma fatia bem engajada do mercado. Mas não deve demorar pro nosso idioma ser adicionado também).

Fonte

6 – E a revista digital The Hollywood Reporter criou uma lista com as 40-e-poucas pessoas mais influentes no podcast em 2023.

Alguns dos nomes mencionados foram o de Daniel Ek, CEO do Spotify, Hernan Lopez, fundador da Wondery, Audie Cornish da NPR, entre vários outros.

É claro que na lista apareceram uns figurões que nem valem a pena a gente comentar, Joe Rogan e derivados, mas também surgiram os nomes de alguns influencers que se aventuraram no podcast em 2023 e tiveram sucesso. Uma delas foi a vlogueira de moda Emma Chamberlain.

Para a surpresa de ninguém, essa lista não influencia em quase nada a podosfera brasileira, então a gente do Pod Notícias quer ouvir de você: se a gente fizesse essa lista aqui no Brasil, quais seriam os nomes que não poderiam faltar? Quem são os podcasters que, na sua opinião, foram os mais influentes de 2023? A gente abriu uma caixa de sugestões no nosso Instagram hoje, dia 5 de fevereiro, que vai ficar no ar pelas próximas 24 horas. Segue a gente lá no @pod.notícias e vamos criar essa discussão.

Fonte

E MAIS:

7 – O aplicativo de podcasts para iOS Castro anunciou em seu blog oficial que a empresa tem novos donos: a Bluck Apps, que desenvolve aplicativos pra Android, e que comprou o Castro em janeiro desse ano.

Na nota, a empresa comunicou que vai continuar operando na forma atual e que não vai fazer nenhuma mudança drástica. O executivo Dustin Bluck, agora presidente do Castro, disse que a sua intenção é servir os podcasters e ouvintes com respeito à história do Castro no iOS, mantendo a memória do aplicativo viva e fazendo apenas ajustes pequenos pra modernizar a interface do usuário.

Com a aquisição da Bluck Apps, o Castro agora não é mais uma empresa do Canadá; toda a operação do aplicativo foi movida pro Brooklyn, em Nova Iorque. As próximas atualizações sobre a interface do Castro vão ser enviadas aos usuários por e-mail.

Fonte

8 – E a BBC, o canal de transmissão mais tradicional da Grã Bretanha, tá usado o podcast como ferramenta de conexão com audiências mais jovens. A mudança foi uma iniciativa da editora Nicky Birch, responsável por métodos de inovação da BBC Sounds.

O modelo de financiamento da BBC é baseado em acordos legais que fazem com que o canal tenha o dever de ser voltado pra todos os públicos do Reino Unido, então eles nunca puderam se dar ao luxo de perder a atenção desse público jovem.

Com isso em mente, a Nicky e outros executivos começaram a explorar novos formatos de mídia pra conversar com a audiência entre 18 a 24 anos, o que culminou no podcast Reliable Sauce.

O programa é apresentado por Jonelle e Kristy Grant, duas jornalistas da redação da BBC que conversam sobre as notícias da semana, ao longo de cerca de meia hora, sem formalidades.

A estratégia deu certo: o podcast atualmente tem mais de quatro milhões de impressões, com 87% da audiência sendo exatamente o público que eles queriam – jovens de 18 a 24 anos.

Fonte

9 – E se você tá em dúvida sobre como avaliar os números de downloads e as métricas do seu podcast, nessa última semana eu criei um artigo com dicas de parâmetros que vão ajudar você a entender se o seu programa está tendo sucesso, ou não.

É claro que não existe uma resposta certa pra questão, já que tudo depende de vários fatores, mas o The Podcast Host tem um pequeno guia sobre métricas básicas de podcast, e nós deixamos ele disponível lá no LinkedIn do Pod Notícias, já traduzido e adaptado pra nossa realidade aqui do Brasil. Não deixa de conferir e de seguir a gente por lá.

Fonte

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – O professor universitário e podcaster Andrei Rossetto publicou um artigo científico na Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, em colaboração com Luiz Ferraretto, seu orientador de doutorado.

O tema da publicação foi sua pesquisa de doutorado sobre mídias sonoras, especialmente podcast.

A Revista divulga e fortalece temas sobre a área da comunicação latino-americana, e é publicada internacionalmente a cada três meses.

O artigo do Andrei fala sobre fenômenos radiofônicos brasileiros e promove um debate sobre o podcast, especialmente sobre a relação entre o podcasting e o rádio.

Ficam aqui nos nossos parabéns pro mestre Andrei pela publicação do artigo, e também nosso muito obrigado. Os estudiosos de podcast fazem muito pela nossa mídia e nem sempre são reconhecidos por isso, mas aqui a gente reconhece e mostra todo o nosso apoio pela dedicação em entender o podcasting em todas as suas nuances.

Fonte

11 – O compositor Felipe Ayres, na última semana, disponibilizou todas as trilhas originais do podcast O Caso Leandro Bossi no Spotify. As 24 faixas da trilha sonora estão organizadas na playlist “Projeto Humanos: Caso Leandro Bossi”, e você encontra o link da playlist na descrição desse episódio.

No perfil de Felipe também é possível encontrar as trilhas sonoras da série Pacto Brutal da HBO Max, do Caso Evandro, Altamira, e várias outras.

Link

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – O G1 lançou na última quarta-feira, dia 31, seu novo podcast de true crime: Medo do Escuro.

O podcast vai contar em detalhes o caso João Paulo, um dos crimes mais emblemáticos da história de Piracicaba, São Paulo.

O programa vai ter seis episódios, publicados semanalmente, que vão esmiuçar as investigações sobre a morte de João Paulo Brancalion, um menino de 9 anos que foi encontrado morto dentro do freezer de um colégio católico em dezembro de 1989. Além de ter lido o processo na íntegra, o jornalista Rodrigo Pereira também teve acesso a depoimentos exclusivos que vão fazer parte do podcast.

O Medo do Escuro já está disponível em todas as principais plataformas de áudio e será publicado às quartas-feiras.

Fonte

13 – Foi lançado também o primeiro episódio do podcast Pensando Áudio do Danilo Battistini. O programa é produzido inteiramente pelo Danilo, para falar sobre tudo que rodeia o Som! Os temas que permeiam o Pensando Áudio são conceitos de áudio, a função narrativa do som em diferentes contextos, como pensar no áudio para projetos sonoros, e por aí vai. Além disso, também vai ter muito conteúdo sobre sound design, áudio dramas, roteiros, projetos imersivos e muito mais.

O podcast já está disponível no Spotify, YouTube, e nas principais plataformas.

Fonte

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E a nossa recomendação nacional dessa semana é sobre uma celebração totalmente necessária. Pra quem não sabe, dia 29 de janeiro é o dia da visibilidade trans aqui do Brasil, e a gente faz questão de não deixar o assunto passar batido. A SP Escola de Teatro tem um projeto chamado “Transvisão”, com uma série de ações de afirmação relacionadas à comunidade LGBTQ+. Uma dessas ações é o SP Transvisão Podcast, onde são conversados temas sensíveis à comunidade, e é comemorada a semana da visibilidade trans.

Alguns dos assuntos que já foram pauta no Transvisão foram: infância trans, velhice como pessoa trans, empregabilidade, transsexuais nos esportes e muito mais.

É o tipo de conteúdo que a gente escuta pra aprender, exercitar a nossa empatia e entender a realidade do outro. Imperdível.

A segunda temporada do podcast, com apresentação da Márcia Daylin, tá saindo essa semana, então já assina o Transvisão que é pra não perder as novidades (aliás, uma das convidadas dessa temporada é a cartunista Laerte, e esse é um papo que eu tô ansioso pra ouvir). Por enquanto, disponível apenas no Spotify.

Fonte

SP Transvisão Podcast

E assim a gente fecha esta edição inaugural do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.