Pod Notícias 005 – Tendências de publicidade em podcast em 2024

Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 4 de março de 2024 e esta é a nossa quinta edição!

1 – Começando o programa de hoje pela nossa manchete, a gente vai falar um pouco sobre as principais tendências pra publicidade nos podcasts em 2024.

A gente já repetiu isso aqui em alguns episódios, mas é sempre bom lembrar; os ouvintes de podcast são conhecidos pela sua lealdade, disposição pra consumir conteúdos longos e engajamento com seus programas e apresentadores preferidos. Se somar isso com a natureza intimista do áudio, já que você tá lá permitindo que alguém fique falando dentro da sua orelha, a chance de conversão de um ouvinte a um cliente é muito grande.

Com isso, os anunciantes tem que ficar atentos a algumas tendências, principalmente pra não acabarem criando uma campanha “tone deaf”, né, uma campanha “sem noção” ou desalinhada com a realidade, tanto da sociedade quanto da nossa indústria.

Então, lá na nossa página do LinkedIn, nós traduzimos na íntegra um artigo da diretora de marketing Sophie Anderson falando sobre as 4 tendências mais importantes desse ano: a quebra das barreiras de gênero, segmentação de audiência, seguir a trilha deixada pelo público-alvo e investir em podcasts menos famosos. Lá no artigo você encontra toda a informação na íntegra, e vale muito a pena conferir, não só como anunciante, mas também como podcaster – já que muitas vezes a gente tem que pegar o anunciante pela mão e explicar o que a gente faz aqui.

Fonte

2 – Foi lançado na semana passada o relatório State of Podcasting de 2024, que revelou algumas informações bem legais, com foco especial nos podcasts de entrevista.

Segundo os dados do relatório, a principal plataforma onde são gravadas entrevistas, é o Zoom. Outras ferramentas de captação como Riverside, Zencastr e Squadcast estão ganhando popularidade aos poucos.

A pesquisa também compara resultados com suas edições anteriores, e um dado interessante é que antes da pandemia de Covid, o Skype era a ferramenta mais popular pra se gravar uma entrevista, mas hoje em dia representa só 0.2% dos casos. As entrevistas feitas e gravadas por telefone também caíram em desuso (ainda bem né, porque áudio de telefone ninguém merece!).

Sobre os videocasts, 2024 parece que vai ser o ano deles: mais de 92% dos podcasts de entrevista incluem vídeo. No ano passado, eram 63%. E antes da pandemia, menos de 20% dos podcasts tinham vídeo.

O maior crescimento do podcasting no último ano foi em países latinos que falam espanhol: Chile, Argentina, Peru e México (nessa exata ordem). O estudo também tem dados sobre quantos podcasts estão ativos atualmente no mundo. Se você tem – ou planeja ter – um podcast de entrevistas, o conteúdo completo é bem interessante, então não deixa de conferir.

Fonte

3 – O sindicato dos funcionários da Gimlet Media, produtora de podcasts que atualmente pertence ao Spotify, está ameaçando entrar em greve por conta das negociações empacadas sobre salários, indenizações e o uso de inteligência artificial na produção dos podcasts.

O contrato da Gimlet com o Spotify acaba agora, nesse mês de março, e os funcionários da empresa estão buscando um novo contrato que inclua remuneração justa e maior transparência vinda do Spotify como contratante. Lembrando que o Spotify teve várias demissões no ano passado, foram mais de 2.500 pessoas demitidas, especialmente da divisão de podcasts. E os salários atuais dos funcionários da empresa estão abaixo da taxa de inflação.

Todos os membros do sindicato estão comprometidos com a possível greve, e fizeram uma manifestação pública em busca de apoio e solidariedade.

A última reunião entre o sindicato e o Spotify aconteceu nesse final de semana e aparentemente foi marcada mais uma pra essa semana, mas o desfecho das negociações ainda não veio a público.

Fonte

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Nesse mesmo tema, o CEO da produtora Goat Rodeo, Ian Enright, teceu uma série de críticas à grande indústria do áudio atual, pedindo que os líderes assumam a responsabilidade pelas demissões em massa e repensem práticas de negócios insustentáveis.

Ele destacou a falta de “vergonha na cara” e “remorso” dos líderes depois dos cortes de emprego, dizendo que isso tá diretamente ligado aos novos modelos de negócios que são inviáveis e impulsionados por projeções irrealistas.

Aí ele deu uma vendida no próprio peixe, comparando essa abordagem com a da empresa dele, a Goat, que foca em planejamento financeiro e lucros responsáveis. Mas na sequência continuou fazendo críticas, mencionando uma homenagem que foi planejada ao Malcolm Gladwell no próximo evento On Air Fest, questionando a responsabilidade do executivo pelas demissões na empresa Pushkin.

O Ian falou bastante coisa, e, querendo ou não, tocou em alguns assuntos importantes. Enquanto a indústria do podcast continuar sendo “tocada” por gente que não sabe o que tá fazendo, não conhece a mídia e só quer saber de lucro, o negócio vai quebrar todas as vezes. E quem mais sofre com isso são as pessoas que trabalham nas camadas mais baixas, já que não podem ter qualquer ilusão de estabilidade.

Fonte

5 – A Blubrry lançou atualizações no seu reprodutor de áudio. As mudanças incluem uma interface mais intuitiva, controles de reprodução aprimorados e a capacidade de navegar com mais facilidade entre os episódios.

Além dessas melhorias, a empresa também se concentrou em aumentar a segurança e a estabilidade do player, então a nova atualização também inclui garantias de que o reprodutor seja compatível com os padrões de segurança mais recentes, e que funcione de maneira confiável em todos os dispositivos e navegadores.

As mudanças já estão ativas no player da Blubrry.

Fonte

6 – À medida que o podcast continua a crescer, a demanda por métricas aprimoradas e melhor filtragem nos servidores se tornam cada vez mais importantes.

Com isso em mente, o IAB Tech Lab, o órgão global responsável pela definição de padrões técnicos para publicidade digital, lançou as Diretrizes Técnicas de Medição de Podcast versão 2.2. As diretrizes foram criadas pra atender a essa necessidade, fornecendo padrões atualizados que devem ser usados por toda a indústria.

As atualizações estão disponíveis para comentários públicos até o dia 23 de março, e todos os interessados da indústria de podcasts (sejam empresas, pessoas físicas, podcasters, anunciantes, etc.) foram convidados a deixar os seus feedbacks nesse período.

A partir de abril, as medições de métricas de podcast podem ficar mais exatas pra todo mundo, e se tudo der certo, alguns profissionais vão poder acompanhar de forma mais clara o crescimento dos seus podcasts.

Fonte

E MAIS:

7 – O projeto Mais Vozes da Central 3 está em sua fase final, com 9 projetos de podcasts sendo avaliados pela banca.

Desses 9, 2 podcasts vão ser selecionados para integrar a Central 3 em parceria com o APOIA.se. Os selecionados vão receber recursos financeiros, equipamentos de gravação e outros benefícios para impulsionar os seus projetos.

Foram 55 projetos inscritos no total, e apesar do foco do Mais Vozes ser nas regiões Norte e Nordeste, criadores de conteúdo de todo o país puderam participar, e foram representados 8 estados na concorrência.

Lembrando que o projeto é uma iniciativa afirmativa pra podcasts liderados por mulheres cis, pessoas trans, não-brancas, PCDs ou membros de minorias marginalizadas.

O resultado do Mais Vozes vai ser anunciado nessa, ou na próxima semana.

Fonte

8 – Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Britânico de Podcasts deste ano, com preços de pré-venda até 23 de abril. A cerimônia vai acontecer na Tottenham Court de Londres pelo segundo ano consecutivo, dessa vez no dia 26 de setembro. A venda de ingressos deve começar em breve.

O evento do ano passado recebeu quase 1.200 inscrições de todo o Reino Unido, com mais de 200 juízes e uma lista de finalistas de podcasts de mais de 150 empresas de vários tamanhos.

Na edição desse ano, o evento ainda vai oferecer suporte com taxas de inscrição para produtores independentes e descontos para freelancers e pequenas empresas de produção.

Fonte

9 -E se você está planejando um podcast do zero e tendo dificuldades com a escolha do nome, o Spotify for Podcasters tem uma ferramenta que pode te ajudar: o “Podcast Name Generator”.

O programinha é online e movido por inteligência artificial, e foi feito especialmente pra facilitar a vida dos indecisos de plantão. Você adiciona um tema, uma sugestão ou uma referência, e o site gera opções aleatórias de nomes, cada uma acompanhada por um pequeno texto que explica o por quê da sugestão.

A ferramenta não tem limites de uso, mas infelizmente ela só funciona em inglês, nesse primeiro momento. Mesmo assim, dá pra brincar com as ideias da IAs, especialmente com as sugestões de conceito. E se vários brasileiros começarem a mexer na ferramenta, quem sabe eles não criam a versão em português?

Fonte

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

9 – No dia 21 de fevereiro aconteceu em São Paulo o 1º Festival UOL Prime de Jornalismo, onde a jornalista e colunista Thaís Bilenky compartilhou os bastidores do podcast “Alexandre”, um dos mais ouvidos do Brasil, que foi produzido em 6 episódios.

Em parceria com o José Orenstein, da Trovão Mídia, o painel abordou vários temas, como objetividade jornalística, engajamento dos ouvintes, estrutura narrativa, enfim, muita coisa importante sobre a produção do podcast.

Segundo a Thais, toda a concepção de Alexandre, desde a trilha sonora até a narrativa, tinha o objetivo de manter o rigor jornalístico sem perder o apelo do entretenimento. A fórmula deu certo, já que a série foi um sucesso com mais de 2 milhões de reproduções. Mesmo com esses números, a Thais disse que a série não gerou nenhum lucro, e aí a discussão mudou pra monetização e valorização do jornalismo em podcasts.

A cobertura completa do painel está disponível no site do UOL.

Fonte

10 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou em qual momento do dia os nossos ouvintes mais ouvem podcasts. Se era no trânsito, na academia, lavando a louça, enfim… E as respostas foram até que bastante previsíveis: o deslocamento, ou trânsito, foi o campeão, seguido de perto pelas atividades domésticas, a faxina, e os momentos de lazer dos ouvintes.

Nessa semana, mais uma vez inspirados na manchete do episódio, a gente quer saber a sua opinião sobre a publicidade em podcasts. Você prefere que um anúncio seja veiculado no começo, no meio ou no final do programa? Qual dessas opções tem mais chance de chamar a sua atenção?

A caixinha de perguntas vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também seguir a gente em @pod.noticias.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

11 – A empresa sueca SQUID, especializada em tecnologia de mídia, anunciou durante o Congresso Mobile World 2024, o lançamento do SQUID Podcasts Service, um serviço de podcasts para carros compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.

De acordo com a empresa, o serviço vai deixar “mais fácil do que nunca desfrutar podcasts em carros e caminhões”, e os usuários vão ter acesso rápido aos seus podcasts favoritos enquanto mantêm o foco na estrada.

Com o serviço, os usuários agora têm acesso instantâneo a milhares de podcasts de diferentes categorias, em vários idiomas, sem ter que tirar as mãos do volante, graças à tecnologia de controle de voz.

Então tá aí, um lançamento especial pra todos os ouvintes de podcast no trânsito. Tomara que essa moda pegue, porque pegar trânsito têm sido cada vez mais insalubre, mas com a companhia dos nossos podcasts preferidos fica um pouco menos pior.

Fonte

12 – Na última semana foi ao ar o novo podcast Mentes do Amanhã, da Full Sail University.

No episódio de estreia, participaram a diretora de Relações Comunitárias da Full Sail, Carol Olival, a gestora do departamento internacional e conselheira do Colégio Pentágono, Daniela Gutilla Pensado, e o aluno do Colégio Arena de Goiânia, Victtor Mendes.

No episódio, a conversa passou por padrões de ensino dentro das escolas, as principais mudanças que podem ocorrer na educação e, principalmente, como pais e escolas podem ajudar os jovens a se preparar para o novo mercado de trabalho.

O foco do podcast vai ser no investimento em carreiras do futuro e nas mudanças da educação internacional.

Os episódios vão ser lançados a cada 15 dias no Spotify.

Fonte

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

13 – E a nossa recomendação nacional desta semana é só para adultos! Ela vai pra um podcast que foi feito especialmente pros apreciadores de um bom tabaco. É o Pipecast, apresentado pelos meus amigos Brian Vasconcellos e pelo Uwe Traue.

O podcast tem entrevistas com personalidades do mundo charuteiro, reviews de charutos, de tabacos, e muito mais. Semana passada eu – que acabei de tirar minha certificação como Sommelier Internacional de Charutos e aprecio um bom cachimbo há mais de 30 anos – fui convidado pra conversar com os meninos e foi um papo sensacional.

Eles estão gravando a terceira temporada do podcast agora, ao vivo no YouTube, e lá já tem vários episódios disponíveis, o meu foi o episódio número 5. Você pode acompanhar o Pipecast nos agregadores de podcast também, mas lá os episódios chegam um pouco depois, igual ao meu Rádiofobia. É gravado antes no YouTube, e publicado nos dias seguintes.

Então já assina o Pipecast no seu agregador de podcast preferido, e não deixa de conferir essa conversa muito gostosa e cheia de fumaça.

Lembrando aqui, que se você for um ouvinte menor de idade, não é pra fumar nada, hein? Pode só ouvir. Mas não é pra fumar nada não.

Link

E assim a gente fecha esta quinta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.