Pod Notícias 006 – Podcasts estão substituindo o consumo de mídias tradicionais

Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 11 de março de 2024 e esta é a nossa sexta edição!

1 – A gente começa o episódio de hoje falando sobre como os podcasts estão substituindo o consumo das mídias tradicionais.

Segundo o relatório mais recente da KS&R Report, o “Podcast Frenzy”, todas as gerações têm ouvido mais podcast, e consumido menos das outras mídias – e esse crescimento é notado especialmente no público com idades entre 12 e 23 anos.

Uma boa parte da Geração Z e dos Millennials ouve podcasts todos os dias, com muitos deles tendo reduzido o tempo gasto em outras atividades, como assistir TV, navegar nas redes sociais e jogar videogames.

As preferências de conteúdo variam entre as gerações, com comédia sendo o tema mais popular entre os ouvintes mais jovens, enquanto a Geração X e os Baby Boomers preferem ouvir podcasts de notícias.

Além disso, através do relatório, a KS&R pôde chegar a algumas conclusões sobre o que vem aí pela frente, e a empresa prevê que recursos interativos, como realidade aumentada e realidade virtual, são caminhos que vão tornar os podcasts ainda mais imersivos no futuro.

O relatório completo está disponível no nosso LinkedIn do Pod Notícias.

Link

2 – Ano passado a gente anunciou no antigo podcast do Castnews que o Google Podcasts ia ser descontinuado. Isso já não é nenhuma novidade, todo mundo já está sabendo, mas se você ainda usa a plataforma, o tempo pra migrar as suas assinaturas pra outros aplicativos está acabando.

O Google Podcasts vai ser desativado oficialmente dia 2 de abril, daqui a menos de um mês, então esse é o momento de exportar o seu perfil de usuário pra não perder a sua biblioteca toda.

A migração mais simples é pro YouTube Music, mas os usuários também podem exportar assinaturas através de um arquivo OPML, que pode ser importado por outros aplicativos de podcast.

Quer saber como fazer isso? Então acessa a nossa página do LinkedIn do Pod Notícias, que a gente publicou um passo a passo tanto pra você migrar pro YouTube Music, quanto pra encontrar e baixar o arquivo OPML no Google Podcasts. É um processo simples, não tem segredo, e assim você evita de ter que assinar manualmente todos os seus programas preferidos de novo.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

3 – De acordo com o relatório The Actively Established Podcast, atualizado todo mês, o número de podcasts ativos teve um aumento de mais de 3,3% em fevereiro de 2024.

O maior crescimento de novos podcasts ativos foi nos programas de entrevista feitos de forma independente (e é claro que o vídeo foi um elemento presente na maioria desses novos programas).

Os podcasts e videocasts de entrevista cresceram 5,6%, e agora são mais de 120.000 programas desse tipo no mercado.

Link

4 – A última atualização da Apple lançou transcrições completas de texto para cada episódio publicado no Apple Podcasts. Agora o usuário pode ler o conteúdo enquanto ouve, ou pesquisar palavras e frases específicas em texto.

A nova função é um bônus de acessibilidade, porque permite que pessoas com deficiência auditiva ou surdez acompanhem o conteúdo sem reproduzir o episódio, além de ter sido projetada com fonte e contraste de cores que facilitam a leitura. As transcrições estão disponíveis em dispositivos iPhone e iPad com iOS 17.4 e iPadOS 17.4, para podcasts em inglês, francês, espanhol e alemão.

Caso a transcrição gerada não esteja do jeito que o criador de conteúdo quer, ainda é possível editar o texto ou fornecer as suas próprias transcrições.

Link

5 – E algumas empresas líderes no mercado de podcasting, como iHeartMedia, Spotify, SiriusXM e Acast, estão otimistas quanto ao futuro da publicidade nos podcasts. A conclusão veio depois de um crescimento na receita dos seus negócios de podcast durante o quarto trimestre de 2023.

Em suas reuniões de resultados, os executivos destacaram sinais de melhora no mercado, com mais demanda de anunciantes. A iHeartMedia registrou um aumento de 17% no quarto trimestre de 2023. O Spotify, por sua vez, está se aproximando da maior margem de lucro com podcasting até agora, enquanto a Acast espera bater sua meta ainda este ano.

Embora aquela atualização do iOS 17 da Apple tenha impactado os negócios, já que parou de fazer o download automático dos episódios, as empresas estão confiantes em uma recuperação e preveem crescimento contínuo nos próximos meses.

Link

E MAIS:

6 – O Independent Podcast Awards está de volta em 2024 com novas categorias a serem anunciadas na premiação.

O evento vai acontecer em Londres no dia 23 de outubro, e, segundo a organização, vai ser um sucesso ainda maior do que a primeira edição que rolou ano passado.

O local onde a premiação vai acontecer é o auditório Kings Place. Ano passado, a premiação teve mais de 350 inscrições e premiou 22 programas, todos feitos por produtores de conteúdo independentes do Reino Unido e da Irlanda.

Mais uma vez, apenas podcasters que moram nesses locais são elegíveis à participar da premiação, mas o podcast pode ter hosts de fora, desde que pelo menos metade da mesa seja do Reino Unido ou Irlanda.

Link

7 – Os Price Brothers, desenvolvedores líderes em inteligência artificial, lançaram seu serviço de Publicidade Contextual para anúncios lidos por apresentadores de podcast. O programa utiliza direcionamento dinâmico e tecnologia de clonagem de voz para imitar a voz dos hosts de podcasts e aumentar a eficiência dos anúncios, já que também são criadas campanhas automáticas de marketing que façam sentido com o tema. É uma doideira.

É claro que isso gerou interesse e debate na comunidade científica, já que esse assunto sempre levanta questões éticas sobre o controle e uso responsável das IA’s de clonagem.

Enquanto alguns entusiastas já estão comemorando o potencial da tecnologia, várias outras pessoas criticam o uso desenfreado de inteligência artificial, já que ainda não existe uma regulamentação clara que garanta à sociedade sua segurança e privacidade.

O que resta pra nós é esperar pra ver no que vai dar. Porque uma coisa é o apresentador de podcast criar uma campanha com a própria voz, mas outra totalmente diferente é um robô clonar a voz de uma pessoa que não autorizou esse uso. Isso aí ainda vai dar pano pra manga.

Link

8 – E nas dicas de produção dessa semana, a gente vai te ensinar a criar um nicho pro seu podcast. O guia foi feito pelo Daniel Lucas, e a gente traduziu ele na íntegra lá no nosso LinkedIn do Pod Notícias, mas é óbvio que a gente vai dar uma palhinha aqui também:

Para criar o seu nicho na podosfera, primeiro você tem que descobrir uma área de interesse e um público em potencial. Depois, identificar tudo aquilo que você conhece e tudo aquilo que te desperta paixão, porque é com esse tipo de conteúdo que o ouvinte quer se conectar. Outro passo importante é encontrar lacunas em podcasts que já existem, onde você possa imprimir a sua própria versão do conteúdo.

Por exemplo, existem milhares de podcasts de tecnologia por aí. Mas como é que seria o seu podcast de tecnologia? Como é que você imprime a sua identidade no projeto?

Enfim, o objetivo é combinar a sua paixão com um pouco de estratégia, que é para construir a sua base sólida de ouvintes. É como eu sempre falo: se você fala de algo que você entende muito, você fala com propriedade. Se você fala de algo que você gosta muito, você fala com paixão. Quando você junta as duas coisas, a chance de dar certo é maior.

Não deixa de conferir lá no nosso LinkedIn do Pod Notícias, vale muito a pena.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

9 – A Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo e casada com o documentarista João Moreira Salles, decidiu explorar o passado do seu tataravô, o Visconde do Rio Preto, através de dois episódios do podcast ‘Rádio Novelo Apresenta’.

Nos episódios ‘Mexer no vespeiro’ e ‘O Visconde’, a Branca convidou o público a conhecer questões complexas sobre a riqueza da sua própria família, que foi obtida à custa de trabalho escravo.

Ela deu uma entrevista pro portal Reset sobre o tema, dizendo que o objetivo principal de ter abordado isso no podcast, foi pra estimular o debate sobre racismo, e também a responsabilidade entre a elite econômica, política e intelectual do país.

O projeto foi um desafio, ela foi criticada por trazer à tona essas questões históricas, mas diz que não se arrepende porque a discussão sobre o racismo e o impacto da escravidão no Brasil ainda hoje é essencial.

A entrevista completa da Branca Vianna está disponível no portal Reset, e você encontra o link na descrição desse episódio.

Link

10 – E na semana passada a gente perguntou pros nossos ouvintes no Instagram, se eles preferiam ouvir anúncios no começo, no meio, ou no final dos podcasts que acompanham. Dessa vez a gente pode falar que as respostas não variaram quase nada: a maioria esmagadora prefere que os anúncios sejam feitos no começo do programa. Propagandas no meio já começam a incomodar, exceto aquelas que são muito bem colocadas e lidas pelos apresentadores (como no Mau Acompanhado, que várias pessoas usaram como exemplo), e no final do programa a maioria disse que nem ouve, porque pula o anúncio.

Eu não tô surpreso, já que a maioria das pesquisas sobre publicidade em áudio apontam pra atenção do ouvinte ser maior no começo do programa do que no final, mas caso você esteja buscando patrocínio pro seu podcast, já fica a dica: anúncio é no começo.

Agora, essa semana, a gente quer saber: Qual foi o último podcast que te surpreendeu ou prendeu a sua atenção? E por quê?

Então participa da nossa enquete lá no nosso Instagram, em @pod.noticias e deixa a sua resposta ainda hoje, porque a Caixa de Perguntas só vai ficar no ar por 24 horas e a gente quer saber a sua opinião.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

11 – E nessa semana foram vários! O primeiro deles é o novo podcast do Instituto Natura: “Diálogos Sobre a Educação na América Latina”. O programa é apresentado pelo David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, e o objetivo do conteúdo é explorar maneiras de impulsionar a educação no Brasil.

O Diálogos Sobre a Educação não fala sobre aspectos pedagógicos, mas sim questões relacionadas à políticas educacionais de qualidade. Cada episódio da primeira temporada vai contar com um convidado especial pra desenvolver os temas. O podcast está disponível nas principais plataformas de áudio e tem novos episódios lançados quinzenalmente, às quintas-feiras.

Link

12 – A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP também lançou um novo podcast sobre a antiguidade grega e latina, o “Narrativas do Mármore”.

O episódio inaugural, “Textualidade e Materialidade”, apresenta como convidados os professores Paulo Martins e Eduardo Aubert, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Eles discutem temas como a interseção entre imagem e poesia na antiguidade clássica.

O programa tem o intuito de difundir os conhecimentos sobre a Antiguidade, promover a conexão entre os pesquisadores acadêmicos e o público geral, e está disponível no YouTube e no Spotify.

Link

13 – Também foi anunciada na última semana o lançamento da quarta temporada do podcast “Serial”, um sucesso internacional de jornalismo investigativo – que abriu as portas pra esse formato de podcast narrativo e de true crime. Nesta temporada, as apresentadores Sarah Koenig e Dana Chivvis mergulham na história da prisão de Guantánamo em Cuba. Criada depois dos ataques de 11 de setembro, a prisão evoluiu ao longo de duas décadas e se tornou uma instituição, no mínimo, controversa.

O podcast conta com entrevistas detalhadas com guardas, advogados, ex-prisioneiros e muito mais. O lançamento da nova do Serial temporada está marcado para 28 de março.

Link

14 – E nessa edição, também tem lançamento de equipamento! A Shure lançou o MoveMic, um sistema de microfone de lapela sem fio que combina tamanho compacto com qualidade de áudio de transmissão. Desenvolvido especialmente para criadores de conteúdo e jornalistas móveis, o MoveMic oferece uma solução leve para capturar áudio de alta qualidade em movimento.

Ele é compatível com smartphones através de conexão direta e também oferece a opção de receptor para outras plataformas, então é um equipamento flexível, e pode aguentar 24 horas de gravação por cada carga. Além disso, o controle completo do aplicativo permite aos usuários ajustar as configurações de áudio de acordo com todo tipo de necessidade. O MoveMic já está disponível pra compra no site oficial da Shure, pela bagatela de 2 mil reais.

Link

EVENTO:

15 – E nesse sábado vai estar acontecendo em Barueri – São Paulo o Workshop PODCAST PRO, organizado pela Podcast Experience com a Produtora 76.

O evento serve pra criar networking com a comunidade de produtores de podcast e também absorver conhecimentos pra alavancar os seus projetos de podcasting.

As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas o quanto antes. O link está disponível na descrição desse episódio.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

16 – E a nossa recomendação nacional desta semana vai para o podcast “Histórias para ouvir lavando louça” (adorei esse nome!), apresentado pelo Alexandre Simone e o Lucas Galdino.

Como o próprio nome já sugere, o programa apresenta histórias reais, de gente como a gente, pra você ouvir e se inspirar enquanto dá aquela geral na sua cozinha. São histórias enviadas pelos próprios ouvintes, que o Alexandre e o Lucas apresentam com bastante carisma, bom humor e, principalmente, sensibilidade.

O podcast já tem vários episódios no feed, então você pode ouvir lavando louça, lavando o banheiro, dando um banho no seu cachorro e por aí vai. E aqui eu já deixo o aviso: esse é um daqueles podcasts altamente maratonáveis, que você vai ouvir 10 episódios sem nem perceber que o tempo passou. É o tipo de podcast bom.

O Histórias para ouvir lavando louça publica episódios novos toda semana, sempre às terças-feiras.

Então já assina o podcast no seu agregador de podcast preferido, porque as histórias passam, mas a louça sempre volta.

Link

E assim a gente fecha esta sexta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.