Pod Notícias 011 – O poder transformador do podcast como canal de inclusão

Começa agora o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Falando de Serra Negra eu sou Leo Lopes, hoje é segunda-feira, dia 15 de abril de 2024 e esta é a nossa décima primeira edição!

Sabia que você pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias? Se você tem uma marca, produto ou serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, o nosso público é o seu público. Manda um e-mail pra gente no contato@podnoticias.com.br, que a gente vai ter o maior prazer em conversar com você. Além disso, se você quiser colaborar com a gente, mandar texto, mandar pauta, também é muito bem-vindo, e pode fazer isso também pelo mesmo e-mail.

1 – Abrindo as notícias desta edição, você já pensou no quanto os podcasts são uma mídia acessível pra pessoas que tem alguma deficiência? O áudio funciona pra quem não tem visão, a transcrição do áudio funciona pra quem não tem audição, e tanto o podcaster quanto as plataformas estão buscando cada vez mais formas de deixarem os podcasts cada vez mais inclusivos. Quantas mídias a gente vê fazendo isso? Não muitas, concorda?

Então esse ano a gente vai seguir o exemplo da empresa nigeriana de tecnologia Wokpa, que iniciou essa conversa, e reconhecer os podcasts como ferramentas de inclusão.

Com os podcasts, as pessoas com deficiência podem compartilhar as suas histórias, se conectar com outras comunidades, quebrar estereótipos e buscar as mudanças sociais que a gente precisa. Fora que é uma mídia de fácil consumo, o que é ideal pra pessoas com qualquer tipo de limitação.

Quer fazer a sua parte pra uma podosfera ainda mais inclusiva? Não é nada difícil. Você só precisa transformar a acessibilidade em uma das prioridades do seu programa, sempre conversar com vozes diversas e ser um aliado das mudanças que promovam a inclusão. Assim a gente cria uma podosfera cada vez melhor e mais rica.

Link

2 – Na semana passada, o site Substack publicou no seu blog o texto “Como os podcasters estão monetizando com o Substack”, falando um pouco sobre o que a nossa comunidade têm feito pra ganhar alguns trocados na plataforma – que é, na verdade um site focado em newsletters.

De acordo com a coluna, os podcasters geram um modelo de negócios baseado no relacionamento direto com a audiência. Essa relação cria nos ouvintes um senso maior de engajamento e apoio ao criador de conteúdo, que monetiza no Substack criando produtos complementares, episódios exclusivos pra assinantes e programas de áudio e vídeo que são enviados direto pros e-mails dos ouvintes.

E isso tudo funciona direitinho porque a plataforma já tem o serviço de assinaturas, mesmo quando é só pras newsletters de texto. As formas de pagamento são flexíveis, o que facilita ainda mais pro ouvinte de podcast que quer contribuir com seus criadores de conteúdo preferidos.

Então se você tá naquela fase de tentar bolar um plano de assinaturas pro seu programa, ou uma forma acessível de monetização que não dependa só de publicidade, vale dar uma olhadinha nos serviços do Substack, e ver se o que eles oferecem serve pro seu projeto.

Link

3 – E estudos recentes sobre o mercado de players de podcast, indicam um crescimento robusto que vai acontecer até 2032.

Essa informação vem de uma pesquisa sobre aplicativos do Market Reports World, que é um relatório de mercado mesmo, daqueles que são criados pra empresas e indústrias, com todo tipo de informação e variável. Esses relatórios não são nada baratos, esse por exemplo sai pela bagatela de quase 4 mil dólares se você não for um assinante do Market Reports, mas é claro que a gente do Pod Notícias reuniu as informações mais importantes pra nós, produtores de podcast.

Uma tendência chave pros próximos anos, é o interesse dos consumidores em empresas mais alinhadas com a consciência ambiental e sustentabilidade. Além disso, a gente vai continuar vendo cada vez mais integração de tecnologia nos players de áudio e também nos produtos, utilizando tecnologias como inteligência artificial, machine-learning e blockchain.

E o que garante essa projeção sobre o crescimento do mercado de players até 2032, é a Taxa de Crescimento Anual Composta, cujo número dobrou na última década.

Vale lembrar que o relatório considera os impactos da pandemia de Covid-19 e a guerra da Rússia com a Ucrânia e as projeções continuam tendo números muito altos. Então, agora, é esperar pra ver.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Na última sexta-feira, dia 12, aconteceu o evento online de comemoração do aniversário do Headliner, o site que transforma podcasts em vídeos e audiogramas – que a gente utiliza bastante também aqui na Rádiofobia Podcast Network.

Já são 6 anos de operação do Headliner, e nesse período, mais de 1 milhão e 300 mil podcasters em 193 países usaram seus serviços para criar 72 milhões e 900 mil minutos de podcasts exportados. Se você passasse sua vida inteira ouvindo os conteúdos que foram transformados em audiogramas no Headliner, não conseguiria ouvir todos, porque, no total, são mais de 138 ANOS de conteúdo.

São mais de 17 milhões de vídeos criados e mais de 25 milhões de minutos transcritos. É muita coisa mesmo.

Além de criar audiogramas, o Headliner também oferece vários recursos para edição, transcrição, promoção e conexão de podcasts em diferentes plataformas. É uma ferramenta bem bacana, que a gente mesmo usa aqui no Pod Notícias uma automação que manda direto pro YouTube, por exemplo, e facilita bastante a nossa vida. E é muito legal saber esses números exatos do quanto a empresa já auxiliou podcasters no mundo todo.

Link

5 – Você conhece o Podscan? O Podscan.fm é um serviço que alerta os usuários quando seu nome, marca ou palavras-chave são mencionados em podcasts – em questão de minutos – e que possui um banco de dados completo com episódios transcritos e pesquisáveis.

O Arvid Kahl, CEO do Podscan, anunciou na última semana que eles receberam um grande investimento da empresa Calm Company Fund, depois de já ter negado várias ofertas de outras empresas.

Com o financiamento, o plano agora é acelerar o crescimento do scanner, implementando GPUs em nuvem para aumentar a capacidade de processamento. Além disso, o Arvid Kahl também apresentou a nova identidade visual do Podscan, que marca uma nova fase da empresa, mais direta e profissional.

Ele enfatizou bastante sobre como tem sido positiva a experiência de transformar a sua empresa em uma construção pública e encorajou outros empreendedores a também adotarem essa prática nos seus negócios.

Link

6 – E foram divulgados os vencedores dos Prêmios Ondas Globais de Podcast 2024. Os prêmios vão ser entregues em uma cerimônia agendada pro dia 19 de junho no Circo Price Theater em Madrid. Essa é a terceira edição do evento, que premiou 18 vencedores em 16 categorias, além de ter feito 3 menções honrosas. O maior patrocinador da premiação é a Podimo.

A seleção dos vencedores foi feita entre os 70 finalistas anunciados em abril pelo júri, que avaliou 1.252 indicações de 19 países. Além das categorias regulares, os prêmios de Podcast Revelação e Contribuição Vitalícia para a Indústria de Podcasts na Espanha e na América Latina foram decididos por voto direto do painel de juízes.

A lista completa de vencedores está disponível na nossa página no LinkedIn do Pod Notícias.

Link

E MAIS:

7 – O Podtrac divulgou os rankings das principais editoras e redes de podcasts nos Estados Unidos e no mundo, referentes ao mês de março de 2024.

Os grandes destaques foram as entradas das redes iHeart Audience Network e da Acast no ranking americano. Essas empresas já são conhecidas por produção de áudio, mas as redes, especificamente, produzem e vendem peças de publicidade.

Além disso, a Acast foi destacada como a editora número 1 global, com 405 milhões de downloads em março, e ficou em terceiro lugar entre as editoras nos Estados Unidos. Essa é a primeira vez que a Acast fica em primeiro lugar mundial. Se a empresa antes não era vista como tão competitiva no mercado, agora vai ser, com certeza.

Link

8 – E mais um podcast vai ser adaptado para uma série de televisão: o programa da vez é o americano Bone Valley, de investigação criminal, baseado no trabalho de Gilbert King e Kelsey Decker.

O programa é bem conhecido na comunidade podcaster e já ganhou vários prêmios, entre eles dois Ambie Awards, e o “Escolha dos Ouvintes” no Signal Awards. Além disso, as pautas do podcast influenciaram positivamente em casos criminais reais – igual aconteceu com o Projeto Humanos aqui no Brasil, o Caso Evandro, por exemplo.

A adaptação pra televisão vai ficar sob o comando da roteirista Dana Stevens, veterana de Hollywood, e a produção geral vai ser feita por Cathy Schulman, que é vencedora de um Oscar de produção de TV.

Gilbert e Kelsey já confirmaram que, enquanto a série é produzida, eles também estarão trabalhando na segunda temporada do Bone Valley em podcast. A primeira temporada está disponível na íntegra em todas as principais plataformas de podcast.

Link

9 – E nas dicas de produção dessa semana, quem deu as instruções sobre como promover o seu podcast nas redes sociais, foi o Spotify for Podcasters.

No seu perfil do X/Twitter, a empresa compartilhou dicas sobre como usar o Instagram, que é a melhor rede para se postar conteúdo em imagens, o X, a melhor rede para conteúdo escrito, o TikTok, melhor rede para conteúdo rápido, e o Facebook, a melhor rede para construir uma comunidade.

Você quer saber como usar as redes sociais a favor do seu podcast? Então não deixa de conferir a matéria na íntegra, lá no LinkedIn do Pod Notícias, onde a gente já traduziu, adaptou, e deixou a informação prontinha pra te ajudar com essa parte.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – O Luan Alencar, editor de podcasts que já trabalhou com a Globo, CNN, B9 e Folha de São Paulo, anunciou na última semana que vai dar uma oficina de produção de podcasts – com foco principal em edição, que é a maior expertise dele.

As aulas vão acontecer online, via Zoom, a partir do dia 27 de abril. Depois das primeiras aulas, os participantes vão criar um podcast experimental para aplicar o que aprenderam, e na última aula, o Luan vai dar todo o feedback e sugestões de melhoria para cada podcast.

Além disso, durante o curso, os participantes vão ter acesso a um grupo no Whatsapp onde vão poder tirar todas as dúvidas que tiverem. Se você tem interesse em participar da oficina, todas as informações principais e o formulário de inscrição estão disponíveis na página do LinkedIn do Pod Notícias, e nos perfis do Luan nas redes sociais.

Link

11 – E na semana passada nós não tivemos enquete e nem Caixinha de Perguntas no Instagram, mas essa semana ela está de volta! E é em total espírito de colaboração e camaradagem, que a equipe do Pod Notícias quer saber: Qual conselho você daria para alguém que está começando agora a produzir seu próprio podcast?

O nosso Instagram é o @pod.noticias e o link vai estar na descrição desse episódio, então segue a gente por lá e não deixa de participar das nossas interações, porque a gente gosta muito mesmo de ler as respostas dos nossos ouvintes e amigos.

Como sempre, a caixinha de perguntas vai ficar no ar por 24h nos nossos stories, então deixe a sua contribuição o quanto antes.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – O grupo americano de comediantes The Lonely Island anunciou o lançamento do seu novo podcast com Seth Meyers, e fez uma promoção um tanto quanto… Incomum, no mínimo.

Durante alguns programas de entrevista, o Andy Samberg disse que, abre aspas: “Nós não somos bons e eu não gosto do programa”. O Jorma Taccone, um dos seus parceiros de bancada, concordou, quando disse que “o podcast era só uma desculpa pra ele ter a oportunidade de ver os amigos” (até aí, eu tô fazendo isso há 15 anos…). O último integrante do programa, Akiva Schaffer, foi ainda mais crítico e disse que não só ele não gostou do programa, mas ele também ficou tão incomodado de ouvir a própria voz, que vai ser uma pessoa mais quieta a partir de agora.

Pra qualquer outro podcast essa “anti-promoção” poderia ser desastrosa, mas pra eles, parece que funcionou – quem já conhecia a comédia auto-depreciativa do grupo, ficou ainda mais curioso pra ouvir o programa, que já está disponível nas principais plataformas – em inglês, é claro.

Link

13 – Hoje também temos lançamento de equipamento, com a Shure anunciando o novo microfone MV7+ Podcast Microphone, uma versão aprimorada do já excelente modelo de microfone para podcasts.

O MV7+ apresenta melhorias de design , iluminação embutida e novos recursos de software DSP, e ele pode ser conectado direto no computador ou em uma interface de áudio.

As gravações de altíssima qualidade são garantidas por recursos como Tecnologia de Isolamento de Voz, Modo de Nível Automático Aprimorado e Pop-Filter digital. O microfone também oferece três tipos de reverb e um painel LED personalizável. O Shure MV7+ já está disponível para venda no valor de 279 dólares.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E hoje na nossa recomendação nacional da semana, a indicação vai especialmente pros apaixonados por inovação, carreira e tecnologia: é o podcast Cabeça de Lab, produzido pelo Luizalabs, que é o laboratório de inovação e tecnologia do Magalu, e editado pela Rádiofobia Podcast e Multimídia.

O programa é semanal e coloca membros da equipe do Luizalabs, como o Yohan Rodrigues e a Julia Peixoto, frente a frente com convidados que são destaque no setor. As conversas sempre são super descontraídas e informativas – é um podcast cabeça, como o nome já sugere, mas que é muito confortável de ouvir.

Os episódios nunca são redundantes, sempre dá pra aprender coisa nova, descobrir insights novos sobre carreira e negócios, e vale muito a pena conferir.

O Cabeça de Lab está disponível em todas as principais plataformas, e é publicado todas as quintas-feiras. Não deixa de conhecer e de assinar no seu agregador de podcast preferido.

Link

E assim a gente fecha esta décima primeira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Nosso podcast – e eu, que preciso descansar um pouco – vai fazer uma breve pausa de duas semanas a partir de hoje e vai estar de volta com sua edição número 12 no dia 06 de maio. Mas as notícias vão continuar a ser publicadas diariamente, porque o mundo do podcast segue ativo e crescendo no mundo todo!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.