Pod Notícias 016 – As maiores ameaças ao podcast em 2024

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 3 de junho de 2024 e esta é a nossa décima sexta edição!

Se você tem uma marca, um produto ou serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias. É só mandar um e-mail pra nós no contato@podnoticias.com.br, que a gente vai ter o maior prazer em conversar com você. Além disso, se você quiser colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou qualquer notícia relevante também é muito bem-vindo, e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – E se a manchete do programa de hoje te deixou preocupado, eu estou aqui pra te tranquilizar. O podcast está tão ameaçado quanto qualquer outra mídia, a gente não precisa entrar em pânico pensando em uma catástrofe ou nada do tipo. Mas, considerando que o podcast ainda tá crescendo, é natural que alguns especialistas tentem prever o que pode ser uma ameaça pra nossa mídia, pra gente poder evitar. E foi exatamente isso que o The Podcast Host fez; buscou a opinião de vários especialistas sobre quais são as maiores ameaças ao podcast, na opinião deles.

Um desses especialistas ouvidos foi o James Cridland, que é editor do Podnews, e eu achei interessante trazer a opinião dele aqui na íntegra:

“A maior ameaça? São duas coisas – a busca pela perfeição e o vídeo. O que faz com que as pessoas queiram ouvir seu podcast são consistência e um bom conteúdo. Se você busca a perfeição – ou pior, adiciona a complicação extra de gravar em vídeo – isso vai atrapalhar esses dois objetivos.

O podcast de Joe Rogan, por exemplo, começou em 2009, mas levou muitos anos para se tornar tão popular como é hoje: a razão de seu sucesso é que é consistente e não é perfeito. Em vez de perfeição, busque fazer melhor a cada episódio. Podcasting é uma jornada: não a torne mais complicada do que precisa ser.”

Eu achei perfeita a colocação do James Cridland.

Além dos pontos que ele trouxe, também foi falado sobre a saturação de conteúdo medíocre, a centralização da publicidade em poucos podcasts, a falta de iniciativa em conseguir ouvintes novos, e muito mais. Então vale a pena ler o artigo na íntegra, que, é claro, já está traduzido lá na nossa página do LinkedIn.

Link

2 – E o Relatório Audioscape 2024 da Cumulus Media, que analisa tendências recentes sobre o consumo de podcasts, compilou algumas descobertas novas e interessantes sobre audiências de podcast na América do Norte.

  1. A primeira, é que entre os ouvintes de 25 a 54 anos, um terço deles ouve podcast todos os dias, 44% ouve toda semana e 59% ouve todo mês.
  2. Uma vez que uma pessoa se engaja no conteúdo em áudio, os podcasts são a principal fonte desse conteúdo;
  3. Apesar do crescimento da mídia, a idade média dos ouvintes de podcasts permanece em mais-ou-menos 32 a 34 anos;
  4. Os ouvintes de podcasts geralmente são empregados, têm um bom nível socioeconômico e educação formal;
  5. A participação dos podcasts no tempo de uso de alto-falantes inteligentes quadruplicou desde 2018;
  6. E o interesse de anunciantes e agências em publicidade nos podcasts está em alta recorde nesse ano.

Se você quiser ler os insights completos, a matéria está disponível no site da Cumulus Media, é claro, mas em inglês. Então, pra facilitar, a gente já deixou a informação toda traduzida pra você lá no nosso LinkedIn. Não deixa de conferir.

Link

3 – A RSS.com introduziu transmissões ao vivo para episódios de podcast como parte do Podcasting 2.0. Com a nova funcionalidade Live Item Tag (ou “LIT”), os podcasters agora podem transmitir seus episódios em tempo real, permitindo uma interação maior com o seu público.

Durante as transmissões ao vivo, os aplicativos de podcast compatíveis com o LIT vão notificar os ouvintes, que com a integração do recurso Value4Value, vão poder fazer feedbacks e doações em tempo real através dos chamados “boostagrams”.

Além desta nova funcionalidade, a RSS.com também adicionou suporte para dois novos idiomas (Afrikaans e Malaio) e melhorou a correção de erros no editor da descrição dos episódios, assim como também na lista de episódios.

A interface foi atualizada e reorganizada pra uma versão mais limpa e funcional, inclusive em dispositivos móveis.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – De acordo com uma matéria que saiu na revista FORBES, a medida que a Geração Z se interessa mais pelos podcasts, os videocasts e mesacasts ficam cada vez mais populares. Isso porque é entre esse público que os podcasts em vídeo fazem mais sucesso, inclusive com o YouTube sendo o destino preferido pro consumo desses conteúdos, superando até o Spotify.

Com essa mudança, muitos dos principais podcasts agora incorporam vídeo para atrair uma audiência maior, além de poderem fazer os famosos ‘cortes de podcast’ pro Instagram e TikTok, o que também ajuda a expandir o alcance do podcaster.

Em 2023, a Edison Research descobriu que 47% da população on-line da Geração Z nos EUA é ouvinte mensal de podcast, cerca de 24 milhões de americanos. Além disso, a escuta de podcast entre aqueles de 13 a 24 anos aumentou nos últimos anos.

Apesar da resistência de alguns podcasters mais conservadores, os videocasts continuam tendo um futuro promissor na nossa mídia, e essa tendência não tem qualquer previsão de desacelerar.

Link

5 – Entre dias 25 e 27 de maio aconteceu o The Podcast Show, um baita evento dedicado à indústria de podcasts, que acontece uma vez por ano, geralmente em Londres. O evento reuniu podcasters, produtores, editores, marcas e outros profissionais do setor para discutir as tendências, inovações e o futuro da nossa mídia, com palestras, workshops, painéis de discussão e muito mais.

Essa última edição atraiu cerca de 10.000 participantes, segundo os organizadores. O Jason Carter, que é o diretor geral do evento, declarou pra revista The Verge que esse foi o recorde de público, e ele estava incrédulo e muito feliz. Esse ano, como novidade, ele também anunciou o lançamento do The Podcast Show+, um passe digital pra que o usuário possa rever todo o conteúdo do evento, online.

Até o final dessa semana, os interessados podem usar um código de desconto de 25% pra se inscrever no Show+. Mais informações estão disponíveis no site oficial do The Podcast Show.

Link

6 – A Pacific Content, uma das principais empresas de podcasts com marca da América do Norte e divisão da Rogers do Canadá, anunciou que vai fechar as suas portas. As operações vão ser encerradas até o final de junho devido a questões financeiras.

A empresa foi fundada em 2014 e comprada pela Rogers em 2019, quando os novos donos decidiram focar no seu negócio principal de áudio. Com o fechamento, a equipe impactada inclui todos os funcionários que trabalharam diretamente com a Pacific Content, principalmente em Vancouver.

O cofundador Steve Pratt agradeceu à toda a equipe da Pacific Content e aos clientes que eles tiveram ao longo desses anos. Ele deixou bem claro que o problema nunca foi com os funcionários, muito pelo contrário; ele espera que todos encontrem novos empregos em breve, e agradeceu muito a todos pela experiência.

Link

E MAIS:

7 – A plataforma digital Micro.blog lançou o recurso de “narração de áudio” para os posts de blog. Desenvolvido por Manton Reece, o recurso adiciona um botão “ouvir” nos posts, permitindo que o autor narre o conteúdo para o ouvinte.

No Micro.blog, os usuários podem hospedar os seus próprios blogs ou importar conteúdo de outras plataformas, como o WordPress.

Agora, com o novo recurso, a narração também é incluída no feed RSS do blog, que já atua como uma hospedagem de podcast.

A inclusão da narração em áudio é opcional, mas é uma alternativa bem legal pra garantir que o conteúdo esteja mais acessível para todos os públicos, em especial pra pessoas que tenham alguma deficiência visual.

Segundo o log da empresa, essa atualização se integra à missão do Micro.blog de criar ferramentas centradas no ser humano para melhorar a experiência na web. Menos vozes de IA, e mais conexão humana.

A hospedagem de voz já está disponível no plano básico de US$ 5/mês, que permite uploads de até 75 MB.

Link

8 – O Spotify anunciou o fim do Car Thing, seu dispositivo de hardware para controle do streaming em carros, que vai deixar de funcionar em 9 de dezembro de 2024.

Segundo o comunicado de imprensa, a decisão foi tomada pra que o Spotify possa destinar essa verba pra outras áreas e otimizar outros produtos da empresa. No primeiro momento, o Spotify não planeja substituir o Car Thing por outro dispositivo e não ofereceu qualquer opção de troca ou reembolso para os dispositivos descontinuados – o que não deixou muita gente feliz, afinal de contas eles pagaram por um negócio que menos de 3 anos depois ficou totalmente obsoleto.

Depois de várias reclamações dos usuários na internet, o Spotify adicionou no seu blog a opção “Solicitar reembolso”, que é totalmente manual e não tem garantia nenhuma de que vai dar certo, porque segundo a publicação, eles vão avaliar o que dá pra ser feito.

Vamos continuar acompanhando pra ver se alguém consegue, de fato, ser reembolsado.

Link

9 – E a Women in Podcasting Network lançou nesse mês o Women in Podcasting Awards, uma premiação popular para reconhecer podcasters mulheres e criadores de conteúdo não-binários que tem feito a diferença na podosfera mundial.

As inscrições vão até 1º de agosto de 2024, quando começa a votação pelo público. A cerimônia de premiação está marcada para 19 de outubro de 2024.

Como o nome já sugere, o evento tem a missão de amplificar vozes femininas, promover a comunidade e oferecer oportunidades de visibilidade e reconhecimento para as mulheres podcasters. O Podnews se juntou à iniciativa como patrocinador da premiação, então a gente vai ter a cobertura total do evento em primeira mão.

Se você quiser saber mais sobre o prêmio, ou de repente se inscrever, não deixe de acessar o site oficial do Women in Podcasting Awards e consultar o regulamento.

Link / Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – E olha só quem está no Prêmio Jabuti Acadêmico desse ano! A nossa querida Aline Hack, apresentadora do Olhares Podcasts e advogada cansada (é o arroba dela no Twitter). Que, além de fazer um trabalho acadêmico muito importante pro podcast aqui no Brasil, também fez aniversário na semana passada. Fica aqui os nossos parabéns pra nossa querida Alinoca.

Caso você tenha caído de para-quedas aqui e não conheça o Prêmio Jabuti pelo nome, ele é um premio reconhecido pela Câmara Brasileira do Livro que celebra a produção literária e acadêmica. O livro “Feminismos e Podcast”, coordenado pela Aline, está concorrendo pela Editora Blimunda junto de outras obras que falam de temas como feminicídio, justiça restaurativa, desinformação climática e encarceramento de mulheres.

Então nossos parabéns a ela por mais uma possível conquista, pelo aniversário também, e por estar levando o podcast pra tantos caminhos que ainda são pouco explorados no mundo acadêmico!

Link

11 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou se você confia nos podcasters que ouve. A maioria esmagadora das respostas dizia que sim! Já os motivos, foram os mais variados: alguns confiam pela índole do criador de conteúdo, outros pela consistência dos podcasters nos seus posicionamentos, e houve até quem dissesse que confiava por ser muito seletivo sobre “as vozes que escolhe colocar pra dentro do ouvido”. Todos motivos bastante válidos, diga-se de passagem.

Agora, pra essa semana, a gente quer saber a sua opinião tanto como produtor de podcast, quanto como ouvinte:  Qual o seu formato preferido de podcasts (entrevista, storytelling, monólogo… O formato que você quiser!) e por quê?

A caixinha de perguntas vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também não deixa de seguir a gente em @pod.noticias.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – A livraria Leonardo da Vinci, um endereço clássico do Rio de Janeiro, lançou o podcast “Subsolo“, apresentado por Daniel Louzada e Leonardo Cazes.

O programa é quinzenal e vai trazer a cada episódio um novo debate sobre questões sociais e filosóficas, considerando especialmente a nossa vivência como brasileiros. O podcast faz parte das novas mídias da livraria, onde eles estão buscando produzir diálogos construtivos e repensar o Brasil. O primeiro convidado foi o sociólogo Jessé Souza, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O podcast Subsolo já está disponível no YouTube e em todas as principais plataformas de áudio.

Link

13 – E hoje a gente também vai falar sobre um lançamento diferente. A empresa PodOps Media lançou o PodOps Studio, uma nova plataforma completa para podcasting.

Segundo o Rob Winters, CEO da PodOps, o Studio foi desenvolvido pra criadores de todos os níveis e tem o objetivo de simplificar a criação de um podcast. A ferramenta oferece gravação, edição, transmissão ao vivo e publicação – tudo num único lugar. O que já é algo possível de ser feito em outras plataformas como o Spotify For Podcasters, por exemplo, mas se for um recurso mais eficiente, é lucro, porque algumas plataformas por aí são bem fraquinhas no que elas se propõem a fazer…

Outros recursos também incluem a possibilidade de colaboração em tempo real, streaming ao vivo no YouTube e várias opções de armazenamento. O PodOps Studio já está disponível pros usuários.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E a nossa recomendação dessa semana vai especialmente para quem gosta de ciências e biologia: é o Jubilut Cast, apresentado por Paulo Jubilut – que muitos conhecem como professor Jubilut, do canal Biologia Total.

O programa é publicado regularmente, pelo menos duas vezes por mês, e os episódios são sempre muito informativos e cheios de conteúdo útil, especialmente para estudantes ou entusiastas da biologia que querem aumentar os seus conhecimentos enquanto fazem outra coisa.

Alguns dos assuntos que já foram discutidos no podcast, são a grande epidemia de dengue que a gente tá vivendo aqui no Brasil, o futuro com as inteligências artificiais, manipulação de DNA e muito mais.

O Jubilut Cast está disponível no YouTube e no Spotify. Então já assina no seu agregador favorito, que é pra melhorar seus estudos, ganhar mais conhecimento e nunca perder os insights mais importantes sobre a biologia do ponto de vista do Brasil, que é um país tão rico em divulgação científica.

Link

E assim a gente fecha esta décima sexta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.