Pod Notícias 018 – O crescimento consistente do mercado de podcasts

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 17 de junho de 2024 e esta é a nossa décima oitava edição!

Você tem uma marca, um produto ou um serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil? Então que tal anunciar com a gente aqui no Pod Notícias? Manda um e-mail pra gente no contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você. E também, caso você quiser colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou qualquer notícia relevante também é muito bem-vindo, e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – A gente abre esta edição do Pod Notícias trazendo alguns dados que comprovam que a indústria do podcast continua tendo um crescimento consistente.

Em 2023, o mercado global de podcast atingiu a marca histórica de 4 bilhões de dólares movimentados, e as projeções apontam que esse número vai crescer pra 6 bilhões e 56 milhões até 2031. Esses números, se confirmados, vão representar uma taxa de crescimento anual composta de 7,3% – o que não é nada mal, especialmente considerando que a taxa de outras mídias (como algumas redes sociais, por exemplo) têm diminuído nos últimos anos.

Existem alguns pontos chave que impulsionam esse crescimento e os mais importantes são os avanços tecnológicos, a demanda do consumidor, a expansão do podcasting pra cada vez mais temas e nichos, e a sustentabilidade da mídia.

Além disso, existem algumas tendências que vão guiar a indústria do podcast nos próximos anos: o uso de inteligência artificial, a customização para atender necessidades específicas e, é claro, ainda mais preocupação com o uso consciente dos recursos naturais.

Quer saber mais sobre como o nosso mercado pode se comportar nos próximos anos? Então acessa a nossa página do LinkedIn e confere a matéria completa, que além dessas informações que eu acabei de te falar, também fala das oportunidades que as empresas têm de investir em pesquisa, desenvolvimento e expansão de mercado nesse momento que é tão propício pra isso.

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2 – Um estudo recente da Signal Hill Insights, patrocinado por várias empresas, mostrou que nos Estados Unidos os ouvintes têm uma tolerância maior para anúncios em podcasts do que em outros meios, desde que as suas expectativas sejam respeitadas. Mas que expectativas são essas?

Bom, primeiramente, o ouvinte espera que um episódio de podcast tenha de 2-3 anúncios no máximo. A média nacional americana é de 2 anúncios, o que está dentro do esperado. 46% dos entrevistados disseram que pulam os anúncios “sempre” ou “com frequência”, mas esse número cai quando se refere a episódios inéditos. 28% dos ouvintes declararam que escutam todos os anúncios de todos os episódios – e essa é a maior retenção de atenção entre os canais de mídia abordados na pesquisa.

Quando se fala sobre os motivos que levam os ouvintes a pular os anúncios, eles justificam com falta de relevância, falta de interesse no produto, ou quando os anúncios são repetidos.

Enfim, o ouvinte de podcast aceita ouvir anúncios porque tem expectativas sobre isso. Segundo o Tom Webster, da Sounds Profitable, embora as pessoas pulem anúncios em qualquer tipo de publicidade, os podcasts têm uma boa chance de diminuir esse comportamento se respeitarem o que os ouvintes esperam.

E, se for pra fazer propaganda no pé do ouvido do seu público, o mínimo que você pode fazer é considerar as preferências dele, não é?

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3 – Estão abertas as inscrições para o Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil 2024.

A premiação surgiu esse ano e tem como objetivo, nas palavras dos organizadores, “educar o mercado” sobre as possibilidades do podcast brasileiro, além de incentivar novos talentos que criam conteúdos em áudio e vídeo digital. Qualquer podcast brasileiro em língua portuguesa pode se inscrever no prêmio, seja como podcast ou como videocast, já que existe a distinção dos dois tipos de programa – pelo menos isso, né.

Por enquanto são 30 categorias disponíveis e as inscrições continuam abertas no site oficial do Prêmio MPB até o dia 5 de julho.

O engraçado é que os organizadores parecem não conhecer a história do podcast no Brasil, já que eles estão divulgando o prêmio como “uma ação pioneira no podcast brasileiro”, sendo que não é! Desde 2007 já houveram várias premiações exclusivas para podcasts aqui, organizadas por pessoas que, essas sim, foram pioneiras, como o Eddie Silva, o Maestro Billy e outros da primeira e segunda onda do podcast desde 2004, 2005…

Vamos torcer para que esses auto proclamados pioneiros façam um trabalho sério, como o podcast brasileiro merece, e essa iniciativa não vire apenas um belo engodo pra ganhar dinheiro dos patrocinadores e no final não prestar nenhum serviço relevante pra nossa mídia.

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AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O aplicativo de podcast Castro lançou a atualização Castro 5.1, introduzindo um novo widget interativo com vários tamanhos diferentes, pra oferecer mais personalização pros usuários na tela inicial.

Além disso, foram feitas correções de falhas para melhorar a estabilidade, ajustes na interface de notificação para uma experiência mais fluida, aprimoramentos nos temas claro & escuro, correção de problemas de backup e melhorias na integração com outros serviços.

O comunicado da nova versão do Castro Podcasts foi feito via X, o antigo Twitter – atual Xuitter, onde o perfil da empresa esteve respondendo todas as dúvidas e comentários dos usuários sobre a nova versão.

As atualizações já estão disponíveis em todas as lojas de aplicativos.

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5 – Segundo o portal Dao, a publicidade em podcasts está crescendo na China.

Por lá, as marcas estão adotando várias estratégias, como criar podcasts corporativos, investir em anúncios de áudio e patrocinar programas populares – tudo isso pra impulsionar a “economia do som” e criar valor de mercado.

O marketing em áudio têm sido considerado pelas marcas como um método eficaz pra se promover, com maior engajamento e custo por ouvinte mais baixo em comparação com outras mídias populares na China, incluindo as redes sociais WeChat e BiliBili. Os podcasts são muito consumidos pelo público jovem das grandes cidades, que é uma fatia que as marcas querem alcançar.

Com isso em mente, grifes como Louis Vuitton e GIADA já lançaram seus próprios podcasts por lá, enquanto marcas esportivas como Patagonia e Nike preferiram criar parceria com influencers famosos da podosfera chinesa.

E parece que o mercado de lá entendeu bem a publicidade do podcast, viu? Porque a tendência que as marcas estão buscando é de fortalecer a seu nome a longo prazo, mais pela reputação do que pelo retorno financeiro imediato. Sem se preocupar com as vendas em primeira instância, as empresas tem atingido mais compradores de forma orgânica. O que não é um pouco irônico?

Na verdade, não, porque é a China – um mercado que sabe o que faz. Vamos ver o que vai acontecer no futuro.

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6 – E o CEO da Amplifi Media, Steve Goldstein, publicou na semana passada um artigo que discute a atração das audiências mais jovens pelo podcasting, em contraste com o público mais velh0 das mídias tradicionais.

Segundo várias pesquisas feitas ao longo do último ano, a idade média dos ouvintes de podcast é de 34 anos, muito abaixo da idade média dos telespectadores de TV, que chega a 64 anos nos Estados Unidos.

Essa diferença deixa claro o quanto os jovens preferem plataformas digitais e de streaming, enquanto as mídias tradicionais não conseguem ter apelo suficiente pra atrair essa audiência.

É uma dinâmica interessante, com certeza, e que coloca o podcast como um meio de comunicação essencial pras novas gerações. Não é novidade que os anunciantes já estão entendendo que a publicidade nos podcasts é percebida pelo ouvinte de forma mais pessoal e intrusiva, mas esse recorte por idade pode trazer novas oportunidades pra alcançar audiências jovens de forma mais proposital e direta, então vale a leitura.

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E MAIS:

7 – O Spotify agora aceita upload de vídeos para podcasts que não são hospedados diretamente na sua plataforma.

O recurso, que começou a ser testado em junho do ano passado, já está disponível para a maioria dos usuários. Os criadores de conteúdo podem acessar o Spotify for Podcasters para substituir episódios de áudio por vídeos, seguindo um processo simples de upload.

Porém, é importante a gente ressaltar aqui que pra quem fizer isso o Spotify não vai redirecionar mais pro RSS original, o que afeta tanto a reprodução pra quem prefere consumir só em áudio, como também a contagem de plays.

Além disso, os vídeos enviados só vão ficar acessíveis nos aplicativos Spotify e no web player da plataforma, e não vão ser distribuídos via RSS como é feito pelo YouTube. Tem que ver se é uma mudança que vale a pena fazer.

E ainda na semana passada, o Spotify corrigiu um bug que estava deixando as playlists dos usuários invisíveis. A empresa jurou de pé junto que o bug não comprometeu a segurança dos usuários, mas eu não coloco a mão no fogo pelo Spotify… Pelo menos o problema foi resolvido rápido.

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8 – O Podbean lançou um Estúdio de Gravação Móvel com Inteligência Artificial, permitindo que os criadores de conteúdo gravem, editem e otimizem seus episódios já dentro do aplicativo.

Através da IA, os podcasters agora podem gerar automaticamente títulos e descrições para seus episódios, remover silêncios prolongados, reduzir ruídos de fundo e nivelar o áudio, garantindo uma qualidade que pareça mais limpa e profissional.

A experiência do usuário também foi otimizada: com recursos como marcadores de capítulos e transcrições geradas automaticamente, os podcasts hospedados no Podbean agora podem ser recomendados e descobertos com mais facilidade.

O CEO do Podbean, David Xu, espera que a nova ferramenta facilite a vida dos produtores de podcast, pra que eles gerem mais conteúdo de qualidade e elevem o padrão da indústria do podcast. Um objetivo ambicioso, hein?

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9 – E por falar em inteligências artificiais e conteúdo de qualidade, nas dicas de produção dessa semana a nossa equipe reuniu uma lista de prompts úteis para os podcasters usarem no ChatGPT.

Tem prompt pra encontrar convidados em potencial, pra IA escrever roteiros, criar propostas pra patrocinadores, fazer post de mídias sociais… Enfim, são várias as situações em que você pode contar com a ajudinha de um robô, e nós vamos te ensinar como aproveitar dessa ferramenta da forma certa; sem plágio, com responsabilidade e ainda podendo dar aquele toque humano que faz toda a diferença no processo criativo do seu programa.

Então não deixa de conferir esse material lá no nosso LinkedIn, pra você aproveitar o poder do ChatGPT ao máximo e aumentar a qualidade do seu podcast, diminuindo os seus esforços e ganhando tempo.

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HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – O podcast “Desenrola! – Programa educativo sobre gêneros e sexualidades”, produzido pelo professor Augusto Correia como dissertação de mestrado na Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia, recebeu um Prêmio Suraya Darido durante o 2º Congresso Internacional de Educação Física Escolar em São Paulo.

O programa, que discute gêneros e sexualidades entre professores de Educação Física, surgiu da necessidade de abordar essas temáticas dentro das escolas, bem como prevenir e combater todos os tipos de homofobia.

O prêmio foi uma grande surpresa pro professor Augusto, mas com certeza foi um reconhecimento merecido! Principalmente agora, no mês do orgulho, é muito importante que as pessoas tenham projetos pra combater a homofobia, dentro e fora da podosfera.

Todos os 6 episódios do podcast Desenrola! estão disponíveis no Spotify.

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11 – O podcast Modus Operandi, apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, agora faz parte da Wondery, como um original da Amazon.

O programa, que é um dos mais populares de true crime do Brasil, agora vai contar com o apoio da produtora na criação de novos vídeos, spin-offs e episódios extras do podcast. Essa integração faz parte da estratégia da Wondery de se firmar como líder do gênero true crime aqui no Brasil.

Vale lembrar que o programa Caso Bizarro, um spin-off do Modus Operandi, já é um podcast da Wondery desde 2023. Se a estratégia de acolher podcasts populares continuar, é bem capaz da Wondery conseguir esse objetivo de se firmar como líder do tema. Vamos ver.

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12 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou como você lida com feedbacks e críticas ao seu podcast, e como sempre, a gente recebeu todo tipo de resposta. Se você quiser saber quais foram algumas delas, a gente fez uma compilação de respostas lá no nosso feed, onde também ensinamos 5 dicas pra usar as críticas ao seu favor. Então se você é do time que não sabe como reagir a uma crítica ou um feedback, não deixa de conferir esse conteúdo, que é bem didático e sem segredo nenhum.

E na caixinha de perguntas desta semana, vamos dar o espaço pra que você, ouvinte do Pod Notícias que também produz podcast, deixe a indicação do SEU programa!

Todos os podcasts que forem citados na nossa interação do Instagram terão seus nomes lidos no próximo episódio, como nossas recomendações nacionais da semana, então corre porque a caixinha some depois de 24h. E, é claro, não deixa de seguir a gente em @pod.noticias.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

13 – Na última quinta-feira, o movimento editorial “Um Só Planeta” lançou a série de podcasts Entre no Clima, que fala sobre a urgência da adaptação das cidades às mudanças climáticas. A temporada, com sete episódios, fala sobre temas como prevenção de enchentes, aumento das temperaturas e risco de escassez de água, trazendo especialistas pra analisar a situação climática no Brasil.

O primeiro episódio contou com a participação da Inamara Melo, coordenadora de adaptação climática da Secretaria Nacional de Mudança do Clima. Os episódios vão ser lançados toda semana no site do Um Só Planeta e também no Spotify.

Um assunto que nesse momento é essencial e que com certeza vale o play de todo mundo, então não deixa de conferir.

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14 – E a Podster lançou o podcast de ciência “Wild Science” em duas versões: uma pra adultos, e uma pra crianças.

O podcast simplifica conceitos complicados da ciência, deixando a divulgação científica fácil de ser entendida por ouvintes de todas as idades.

O jornalista e apresentador Etienne Terblanche fala de temas como as pesquisas científicas mais recentes sobre genética, ecossistemas, biologia marinha, evolução humana e até sonhos – aqueles que você sonha enquanto dorme, esses mesmos.

A primeira temporada do Wild Science já está disponível no app da Podster – em inglês e francês, por enquanto.

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RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

15 – E na nossa recomendação nacional dessa semana, eu vou cometer uma indulgência e indicar um podcast aqui da casa: o Acepipes e Birinaites, apresentado e produzido por mim e publicado pela Rádiofobia Podcast Network!

O Acepipes e Birinaites é um podcast semanal, totalmente despretensioso, onde que eu recebo meus amigos pra falarem a respeito dos seus acepipes ou birinaites preferidos, ou seja, dos seus aperitivos e drinks. E, é claro, esse é um verdadeiro papo de boteco!

O episódio mais recente, inclusive, foi ao ar na sexta-feira passada e tá imperdível. Eu bati um papo com o meu amigo hamburgueiro e humildão Fernando Russell (conhecido como Tucano, você sabe quem é o Tucano), e a gente falou sobre aquela porçãozinha de calabresa acebolada que é o acepipe preferido do Tucano e deixa qualquer um com água na boca.

Então não deixa de conferir o programa, ele tá disponível em todas as principais plataformas de áudio, tem sido uma delícia produzir desde a primeira semana de janeiro e tem episódios novos publicados toda sexta-feira às 10 da manhã.

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E assim a gente fecha esta décima oitava edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

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