Pod Notícias 019 – Ouvintes de podcast seguem crescendo em todo o mundo

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 24 de junho de 2024 e esta é a nossa décima nona edição!

Sabia que você pode anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil? Manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também será muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – Na semana passada a gente comentou sobre como o podcast está tendo um crescimento constante de mercado, e hoje a gente vai dizer isso mais uma vez, porque um estudo recente sobre o consumo digital de notícias confirmou que audiência de podcasts também está crescendo no mundo todo.

O relatório Digital News Report 2024 do Reuters Institute revelou que a audiência do áudio continua crescendo globalmente, especialmente entre jovens, pessoas instruídas e de classe média-alta. Notícias e Política são os temas mais populares entre os ouvintes homens.

A pesquisa, que foi feita com mais de 95 mil pessoas em 47 países, destacou que o consumo das notícias está mudando, e que agora plataformas digitais como TikTok, YouTube e reels do Instagram têm um papel crucial na disseminação da informação. Infelizmente, essas mesmas ferramentas também tem um papel crucial na desinformação e propagação de fake news, bem como a de conteúdos sintéticos – que são aqueles criados por inteligências artificiais, e que não são confiáveis porque a base de dados das IA’s costuma imitar o comportamento humano online, o que compromete a parcialidade da notícia.

Por conta desses fatores, no mundo todo o interesse por notícias diminuiu e a evasão seletiva de notícias aumentou.

Apesar disso, os podcasts continuam sendo uma mídia considerada “confiável”. Pelo menos, muito mais do que as outras.

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2 – Segundo a revista americana Vulture, os podcasts de bate-papo estão em alta mais uma vez, tanto pelo poder de “viralização”, com alguns episódios batendo mais de 60 milhões de visualizações no YouTube, quanto pelo potencial que esse formato tem de criar discussões e gerar repercussão. E também não é a toa, porque foi desse pensamento aí que alguns charlatões da internet começaram a criar cortes de podcast fake pra tentar viralizar, mas enfim…

De acordo com o crítico Nicholas Quah, a inclusão do vídeo aos podcasts foi um fator decisivo pra isso, já que os vídeos geram mais engajamento orgânico na internet. Só que ele também apontou que outro fator importante é a semelhança do formato com o rádio tradicional, que é uma mídia consolidada que sempre teve público – inclusive hoje em dia, claro.

Os podcasts de bate-papo e entrevistas, em especial, emulam esse “feeling” da rádio tradicional, e por isso saem na frente na disputa com podcasts narrativos e documentais, por exemplo.

Esses programas são líderes de audiência por conta do interesse do ouvinte nos convidados, a fama dos apresentadores, e as possíveis controvérsias que podem sair das conversas.

A parte mais chatinha da análise, é que aparentemente não é mais necessário ter qualquer habilidade como entrevistador. Principalmente no caso dos programas que o host já é uma celebridade: se ele conseguir captar e reter a atenção do público, já tá bom. Aí, infelizmente a qualidade do conteúdo cai um pouco. Não tem o que fazer.

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3 – E um estudo realizado na Suécia pela OMD e a Acast, revelou que cada dólar investido em publicidade em podcasts gera um retorno de US$4,90 em vendas aumentadas, com a publicidade em podcasts sendo a que tem o maior retorno de longo prazo entre outras mídias, como redes sociais e rádio.

A análise cobriu um gasto total de publicidade de 2 bilhões de kronas suecos (SEK) entre 2021 e 2023, o que equivale a pouco mais de US$190 milhões.

Segundo o estudo, os podcasts também se destacam como o melhor meio de publicidade para construção de marca e geração de vendas.

Não que isso seja novidade pra gente, mas sempre vale a pena atualizar as informações no seu mídia kit, porque, afinal de contas, o fato é que podcast vende.

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AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O governo da Áustria está ampliando o financiamento para meios de comunicação, que agora inclui rádios privadas e podcasts. Pela primeira vez, vai ser disponibilizado um subsídio de 500 mil euros (cerca de 540 mil dólares) especificamente pros podcasts, como parte de um aumento geral de 27 milhões de dólares para emissoras privadas.

Representantes dos partidos ÖVP e Verdes criaram essa proposta do aumento do financiamento, defendendo a importância de apoiar e valorizar os produtos jornalísticos que surgiram na podosfera nos últimos anos, e que já produziam conteúdo de qualidade mesmo sem financiamento nenhum.

A Associação de Emissoras Privadas Austríacas elogiou a iniciativa, ressaltando a importância desse financiamento para fortalecer a diversidade da mídia e também garantir informações baseadas em fatos, combatendo as informações descontroladas e falsas que têm surgido por lá, especialmente por ser ano de eleições na Áustria.

E esse é só mais um exemplo do podcast mostrando o quanto tem credibilidade!

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5 – A Justiça Federal determinou a suspensão de postagens de policiais em podcasts e videocasts no YouTube, por estarem, supostamente, disseminando discursos de ódio.

A ação atende parcialmente aos pedidos do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

A Polícia Militar do Rio de Janeiro foi notificada depois da publicação de reportagens do site Ponte Jornalismo sobre conteúdos violentos nesses canais. Os órgãos jurídicos solicitaram aos podcasts a exclusão dos trechos mencionados e também foi pedido ao Google para prevenir futuros casos.

Além disso, foi pedido à Justiça que o Estado aplique medidas disciplinares aos policiais, que também podem ter que desembolsar até R$200 mil por danos morais coletivos, se perderem no processo.

A decisão afetou os canais Copcast, Fala Glauber e Café com a Polícia.

Bom pra lembrar que toda ação trás uma consequência e servidor público não pode sair falando bobagem por aí como se não fosse nada. Podcast não é terra sem lei.

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E MAIS:

6 – O Spotify for Podcasters anunciou na última semana uma atualização nos termos e condições de uso, que afeta tanto quem hospeda quanto quem distribui o seu podcast na plataforma.

As principais mudanças incluem a necessidade de sinalizar podcasts com “conteúdo promocional”, igual às exigências do YouTube, a remoção do feed RSS como método de entrega de conteúdo, e a redução dos requisitos de licenciamento, já que não existe mais a obrigatoriedade de exibir o aviso de direitos autorais do Spotify.

Por enquanto, nada mudou no campo dos conteúdos criados por inteligência artificial, e aparentemente os conteúdos dos usuários não estão sendo usados pra treinamento de IA’s. Menos mal.

Além disso, os novos termos incluem cláusulas de litígio, que aumentaram os termos e condições em nada menos do que duas páginas inteiras.

Se você quiser ler as mudanças na íntegra, o novo termo de uso está disponível no blog do Spotify.

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7 – E o The Guardian teceu elogios ao Apple Podcasts pela sua nova ferramenta de transcrição. Segundo o portal, as transcrições além de acessíveis, são “um prazer de ler”.

A função foi desenvolvida para tornar os podcasts mais acessíveis, é claro, especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Apesar do recurso ter sido lançado com atraso em relação a outras plataformas, como Amazon Music e Spotify, a Apple decidiu oferecer transcrições para todos os novos episódios de podcasts, sem limitar a funcionalidade a uma parte específica do catálogo.

O desenvolvimento da ferramenta envolveu a colaboração de funcionários da Apple portadores de deficiência e outras organizações de pessoas com deficiência. As transcrições usam a tecnologia de sincronia de palavras da Apple Music e a tipografia da Apple Books para melhorar a legibilidade.

Vários usuários e ativistas pelos direitos dos PCD’s apoiaram a Apple por ter priorizado a precisão e qualidade das transcrições, mesmo que isso tenha levado mais tempo para ser implementado.

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8 – E na última terça-feira, o Governo de Luanda lançou o podcast “Eu sou daqui”, pra reforçar a interação do governo com a comunidade e abordar programas que estão em curso pelo estado.

Na estreia, o podcast falou bastante sobre o potencial do turismo em Luanda, convidando os moradores a explorar os pontos turísticos e as histórias que tornam a capital da Angola um destino único.

A primeira edição contou com a participação de Amélia Carlos Cazalma, docente universitária, e Ana Sofia Marta, CEO da Plataforma Digital Gotaze.

Segundo o Governo Provincial de Luanda no Facebook, o podcast é um novo formato de comunicação para apresentar ao público programas como o de Reordenamento do Comércio, o Programa de Ordenamento do Trânsito e o Programa de Arborização de Luanda.

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HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

9 – Na semana passada, a equipe do Amazon Music publicou quais são os 10 podcasts mais ouvidos no Brasil na plataforma. É uma lista eclética e que agrada todos os gostos, desde fofoca e comédia até política e finanças. Entre os mais populares, estão:

Histórias da Firma;
Caso Bizarro;
Não Inviabilize;
Inteligência Ltda;
Modus Operandi,
O Assunto do G1;
Os Sócios Podcast;

Entre outros programas, que também tem assuntos variados.

Se você quiser ver a lista completa, pode conferir todos os nomes lá no Pod Notícias. O link, como sempre, vai estar na descrição desse episódio.

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10 – O podcast Caso das 10 Mil, da Folha, foi premiado no International Women’s Podcast Awards, na categoria de produções que não foram feitas em inglês. O programa foi a única produção brasileira a trazer um prêmio pra cá.

A série mergulha fundo no maior processo por aborto do Brasil (que envolveu quase 10 mil mulheres, como o nome sugere) contando tudo sobre a queda de uma clínica em Campo Grande e as discussões intensas que vieram à seguir sobre os direitos reprodutivos no Brasil.

A maior parte da equipe do podcast também é feminina: as repórteres Angela Boldrini e Carolina Moraes fizeram a pesquisa e investigação, a coordenação ficou por conta de Magé Flores, e a edição de som, com o Raphael Concli.

Se você ainda não ouviu o Caso das 10 Mil e ficou interessado, o programa está disponível no site da Folha e em todas as principais plataformas de áudio.

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11 – E nessa edição nós estamos de volta com o quadro ‘O Podcast no Japão‘, trazendo as últimas novidades da Podosfera Nipo-Brasileira. No mês passado, a gente inaugurou este espaço apresentado pelo Carlinhos Vilaronga, da Nabecast, e hoje ele retorna para nos atualizar sobre as atividades e novidades dos podcasters brasileiros que moram no Japão. Bem-vindo de volta, meu amigo Carlinhos Vilaronga!

CARLINHOS: Olá Leo, olá ouvintes!
Retornando ao ao Pod Notícias para compartilhar com vocês um pouco do que rolou na Podosfera Nipo-brasileira nas últimas semanas.

Educação e ciência.
A Escola Alcance de Hamamatsu lançou no dia 04 de Maio um balão meteorológico. A iniciativa foi uma das atividades preparatórias para a Feira de Ciências realizada pela instituição no dia 25 de Maio. Contexto: a comunidade brasileira no Japão atualmente é de cerca de 210 mil pessoas. Para atender essa comunidade existem várias instituições de ensino. Porém, a Escola Alcance foi a primeira instituição de ensino brasileira a conseguir autorização para o lançamento de um balão meteorológico, o que fez da ocasião um marco para a comunidade. O podcast Mochiyori esteve presente no lançamento e entrevistou educadores, pais e alunos que participaram da atividade.

Literatura
No dia 18 de Maio o jovem escritor Gabriel Caetano lançou o livro Sigma, Mono no Aware. O livro é parte da série “Os indomáveis”, que é apresentada pelo autor como “Um universo de super-heróis brasileiros cheio de representatividade BR.” A personagem principal da história é uma descendente de japoneses e parte da história se passa aqui no Japão. Em um momento da história ela visita uma grande festa brasileira que acontece por aqui e conhece um podcaster. Para não correr o risco de dar spoilers, vou para os comentários por aqui. Uma curiosidade é que a minha jornada pessoal com podcast foi a referência utilizada pelo autor para a criação da personagem e claro, fiquei surpreso e honrado ao ler a história e as considerações deixadas pelo autor no final do livro.

Indicação:
Para finalizar, gostaria de indicar o episódio 15 do podcast Tokyo Minds, que é apresentado pelo Sandro Nucitelli. Neste episódio ele entrevista o produtor de conteúdo Nicolas Hideo. Tem também participação especial do Kevin Macedo, conhecido nas redes sociais como Samurai Life JP.

Em breve retorno com mais notícias da Podosfera Nipo-brasileira.

Carlinhos Vilaronga da cidade de Kosai na província de Shizuoka, exclusivo para o Pod Notícias.

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – Na última quinta-feira foi ao ar o podcast Plano Real – Histórias não contadas. O programa apresenta em seis episódios os bastidores e a consolidação do Plano Real, com relatos de seus idealizadores como Edmar Bacha, Gustavo Franco e Gustavo Loyola.

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg conduz as conversas, falando desde a inesperada nomeação de Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda, até os desafios que foram enfrentados durante a execução do plano. É um conteúdo bem interessante pra quem quer entender melhor sobre a história da economia brasileira.

O podcast é lançado todas as quintas-feiras no site da CBN e nas principais plataformas de podcast.

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13 – E também na semana passada foram lançados dois podcasts pra públicos bastante específicos: o Mexe o Balaio, sobre dança, e o Hora Rubra, sobre o universo de Star Trek.

O Mexe o Balaio estreou no 19 de junho com Tiago Banha e Ingrid Lago como apresentadores, colocando a dança e seus profissionais como os protagonistas da conversa, especialmente na cena de dança de Salvador. O podcast é financiado pelo Governo do Estado da Bahia.

Já no Hora Rubra, o papo foi sobre temas recentes, como a iminente estreia da segunda temporada de Star Trek: Prodigy na Netflix, e a recepção a Star Wars: The Acolyte.

Os dois podcasts já estão no ar, e é claro que os links pros programas vão estar na descrição desse episódio.

Mexe o Balaio / Hora Rubra

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E na semana passada a gente combinou que a recomendação nacional dessa semana seria feita por: você! A gente convidou você, nosso ouvinte, a indicar pra nós o SEU podcast na nossa Caixinha de Perguntas do Instagram.

E aqui no Pod Notícias, promessa feita é promessa cumprida. Então nossas recomendações nacionais dessa semana, vão para os podcasts:

E só não tem mais indicações porque mais pessoas não interagiram na nossa Caixinha de Perguntas. Então, quando tiver a próxima oportunidade, corre lá, porque ela fica disponível por 24 horas.

Como sempre, todos os links dos programas indicados vão estar na descrição desse episódio. Tem muita coisa bacana que com certeza vale a pena conferir – e assinar no seu agregador de podcast preferido.

E assim a gente fecha esta décima nona edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa
Carlinhos Vilaronga – coluna “O Podcast no Japão”

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