Pod Notícias 021 – Campanha #OPodcastÉDelas2024 e nova PodPesquisa no ar!

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 8 de julho de 2024 e esta é a nossa vigésima primeira edição!

Sabia que você pode anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil? Manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também será muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – A gente abre a edição de hoje com boas notícias: a campanha #OPodcastÉDelas2024 já está em andamento e com inscrições abertas pra todo mundo que quiser participar.

A campanha acontece durante todo o mês de julho, com o intuito de promover ainda mais a participação feminina na podosfera aqui do Brasil. Aliás, não só feminina, porque pessoas queer e não-binárias também são super bem vindas a participar dO Podcast é Delas, beleza?

A edição desse ano é a oitava do projeto, já são aí 8 anos que essa movimentação acontece pra incentivar que podcasters convidem mais mulheres, abram mais espaços pra vozes femininas de cenários diferentes, e se você quiser saber mais sobre a história da campanha ao longo desses anos, a nossa amiga e colunista Domenica Mendes escreveu nessa última semana sobre o tema, inaugurando a coluna dela lá no site do Pod Notícias.

Eu acredito que a essa altura do campeonato isso já seja de conhecimento geral, mas se você não sabe, a Domenica é uma dos principais idealizadores da campanha O Podcast é Delas. Então, não teria ninguém melhor do que ela, mulher, podcaster e pioneira, pra falar à respeito.

Então não deixa de visitar o artigo da Domenica no nosso site, de acessar opodcastedelas.com.br e, é claro, não deixa de participar dessa campanha que ainda é tão necessária, e que nós do Pod Notícias e também da Rádiofobia Podcast e Multimídia temos muito orgulho de sermos apoiadores oficiais.

Link / Coluna da Domenica Mendes

2 – E além da campanha O Podcast É Delas, também está no ar a edição de 2024 da PodPesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod).

A pesquisa é refeita a cada alguns anos, pra atualizar os dados sobre o consumo de podcast no Brasil, com perguntas pras ouvintes, produtores de podcasts e entusiastas da mídia. Segundo o Samuel Leite, nosso amigo e vice-presidente da ABPod, a versão desse ano do estudo está trazendo algumas atualizações; entre elas um olhar mais atento à acessibilidade e as necessidades de pessoas com deficiência, e novos temas importantes, como o uso de inteligência artificial na produção de podcast e como os criadores de conteúdo têm feito seu marketing digital.

Os resultados da PodPesquisa vão ser liberados como dados públicos, pra todo mundo poder entender a maturidade do mercado brasileiro de podcast em comparação com outros países. Inclusive, todos os dados das pesquisas anteriores estão lá, públicos e disponíveis no site da ABPod.

Quanto mais pessoas participarem, melhor. Então acesse o site da ABPod e participe você também – e é rapidinho, a pesquisa toda dá pra ser respondida entre 5 e 8 minutos, o tempo de um cafezinho. Então, vamos fazer a nossa parte nesse estudo, que é tão importante pra nossa mídia.

Link

3 – Quem também inaugurou o seu espaço como colunista lá no nosso site, foi o Carlinhos Vilaronga, que aqui no podcast do Pod Notícias você já conhece como o nosso correspondente da conexão Brasil-Japão, falando de tudo que acontece na podosfera nipo-brasileira.

No seu primeiro artigo, o Carlinhos fez uma reflexão sobre a sua jornada pessoal e profissional ao longo dos anos. Ele falou sobre como o podcast entrou na vida dele, como foi a mudança pro Japão aos 23 anos, e muito mais.

Você quer saber o que a reflexão do Carlinhos tem a ver com encontrar novos caminhos na sua vida e na sua carreira? Eu posso dar um spoiler aqui: tem tudo a ver.

Então acessa o site do Pod Notícias e confere na íntegra, porque a reflexão dele com certeza tem várias coisas com as quais você também vai se identificar.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Você já está totalmente informado sobre o que é o Podcasting 2.0?

Se ainda não está, eu vou te dar um resumo do resumo: o Podcasting 2.0 é uma nova tecnologia que melhora a distribuição e o consumo de podcasts, e introduz novas funcionalidades como monetização direta (do tipo Value for Value), podcasting ao vivo, transcrições, gorjetas e muito mais.

Esses novos recursos melhoram a descoberta de podcasts e a experiência geral dos usuários – isso é fato.

Com isso em mente, a plataforma Wavlake, de distribuição de músicas e podcasts, anunciou uma parceria com a ZBD, uma empresa líder em pagamentos digitais. Com essa parceria, a Wavlake usa o Podcasting 2.0 pra que os produtores de podcast possam usar nos seus programas músicas que são protegidas por direitos autorais.

E isso funciona porque os detentores dos direitos dessas músicas são monetizados à partir do uso nos podcasts. É uma colaboração que funciona pra todo mundo: pro podcaster, que pode usar a música que quiser; pro músico, que vai receber pelo uso da sua música; e pro ouvinte, que pode ouvir o programa sabendo que é um consumo consciente e correto.

Quer saber o que mais muda no Podcasting 2.0? Então acessa no nosso site em podnoticias.com.br, que lá você vai ter a informação completinha.

Link / Link

5 – Em poucas semanas, o Spotify já atingiu a marca de 250 mil videocasts na plataforma.

Desde o lançamento dos videoclipes em fase beta até agora, os videocasts têm sido uma ferramenta bastante popular, e tem aumentado o engajamento entre os criadores de conteúdo e os seus fãs. Inclusive eu coloquei os episódios mais recentes do meu podcast, o Rádiofobia, em vídeo lá no Spotify também, pra testar essa ferramenta.

Mais de 170 milhões de usuários já assistiram a pelo menos um videocast no Spotify, e o formato teve uma taxa de retenção mais alta comparada aos podcasts apenas em áudio – o que não é nada além do esperado, já que com o vídeo você fica ali, parado, assistindo.

Mas o dado mais interessante foi que o consumo dos vídeos cresceu mais rápido do que o áudio, especialmente aqui no Brasil e nas Filipinas, onde aproximadamente 20% dos criadores de podcasts ativos agora publicam em vídeo.

Vamos ver como o Spotify bate de frente com o YouTube (em números) nos próximos meses.

Link

6 – E no último mês, segundo o Podcast Index, a cada 0,8 segundos, um novo episódio de podcast foi publicado.

O número de podcasts ativos, em contrapartida, caiu: nos últimos 30 dias, cerca de 10.000 podcasts mudaram o status de “ativo” pra “inativo”.

Isso acontece quando o podcast para de publicar episódios depois de um período específico.

Ainda de acordo com o relatório, que é atualizado todo mês, a média semanal de episódios de podcast publicados é de 33,4 – o que é considerado saudável pra uma mídia digital.

Link

E MAIS:

7 – O aplicativo Podcast Addict publicou em seu X, o antigo Twitter, que uma atualização lançada pelo Google está causando problemas no seu app.

Segundo a empresa, a atualização de software que o Google lançou em junho tem um bug que faz com que o dispositivo envie comandos de “parar” a mídia que tá sendo tocada – e é por isso que os usuários estão tendo seus episódios de podcast “cortados” no meio da escuta.

Para contornar esse problema até que o Google faça uma correção, o Podcast Addict sugeriu que os usuários baixem a versão beta do app na Play Store e atualizem para a versão mais recente.

Depois disso, eles devem ir para Configurações/Player e ativar a opção que ignora os comandos de “parar”. Como é um bug do Google, não tem muito mais que eles possam fazer.

Pelo menos, segundo a empresa, esse erro não afetou todos os dispositivos, só alguns modelos específicos.

Link

8 – Vários podcasts populares produzidos pela Podium Podcast, plataforma da PRISA Audio na Espanha, desapareceram das plataformas da noite pro dia.

Títulos como ‘Aquí hay dragones‘, ‘Mi año favorito‘, e ‘Gabinete de curiosidades‘ foram removidos na sexta-feira, 28 de junho, sem qualquer explicação oficial da empresa.

Os criadores desses podcasts não receberam qualquer aviso, nada, só a confirmação de que os programas deles foram excluídos mesmo. Por enquanto, nem a Podium e nem a PRISA se manifestaram sobre o caso, mesmo com a pressão pública cobrando essa resposta que, pra ser sincero, eles merecem, claro!

Algumas das possíveis causas levantadas foram cláusulas contratuais e uso de músicas protegidas por direitos autorais. Mas ainda sim, tudo foi derrubado sem aviso, pelo menos uma bandeirinha amarela deveria ter sido levantada. Então, sem uma resposta oficial, fica difícil de adivinhar.

Link

9 – A gente já falou aqui no programa sobre como programas clássicos da TV estão fazendo a sua “volta triunfal” como podcasts. Lá nos Estados Unidos essa moda pegou mesmo, e não tem qualquer previsão de desacelerar. Séries como “The Office”, “Buffy a Caçadora de Vampiros” – nossa! – e “Green Wing” são alguns dos nomes que estão sendo revividos no formato podcast.

Porém, a tendência não parou só nas séries antigas não; o pessoal também tem devolvido a vida aos vivos. É o caso da série Doctor Who, que tá sendo lançada na TV normalmente, mas que agora também conta com um podcast que expande o universo pra mais uma mídia.

E o que explica esse tanto de reboot em podcast é exatamente o que você pensou: os custos e a facilidade de produção. Além disso, se você tá produzindo um podcast de uma série que já é consolidada, não precisa se preocupar em criar uma fã-base do zero.

Eu não sei você, mas aqui no Brasil, eu ia adorar ouvir um reboot em podcast do McGuyver ou então da Família Dinossauro. Já pensou? Alf, o ETeimoso, como seria legal… Então, vamos pensar aí em resgatar as séries saudosas aqui do Brasil em podcast.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – A Escola Cívico-Militar Maria Corrêa Dias, do Mato Grosso do Sul, entrou na tendência de usar o podcast pra ensinar os seus alunos.

Em parceria com os estudantes do projeto AJA-MS, eles estão desenvolvendo o projeto: Nossa Terra, nosso Povo e nossa Cultura – Conhecer para Valorizar os povos Indígenas da nossa região.

O objetivo é que os estudantes aprendam mais sobre os povos originários do estado, utilizando referências científicas e trabalho de campo para produzir os episódios de podcast. Cada um dos 7 episódios do projeto vai ser sobre uma etnia indígena do Mato Grosso do Sul.

Mais uma iniciativa muito legal de uso de podcast nas escolas, que ainda cumpre a lei 11.645 – a lei que estabelece o estudo obrigatório da cultura indígena nas escolas. Que a gente veja cada vez mais desse exemplo aqui no Brasil.

Link

11 – E nessa primeira semana de julho, os nosso amigos Deive Pazos – o Azaghâl, e Alexandre Ottoni do Jovem Nerd foram tema de uma grande matéria no site DRAFT sobre as suas carreiras.

Dos podcasts ao videogame, passando por RPG de mesa e produtora de audiobooks, o repórter Kaluan Bernardo conversou com eles sobre como a marca “Jovem Nerd” virou uma grande potência multimídia do mundo geek.

Eles falaram sobre Ruff Ghanor, sobre a Nonsense Creations, sobre a aquisição pelo Magalu… Enfim, foi um papo muito rico, e se você quiser saber mais sobre como todos esses temas se encaixam na vida deles dois, que são empresários e nerds, pioneiros que estão entre os mais importantes divulgadores e responsáveis pela consolidação da mídia podcast aqui no Brasil, acessa o site da DRAFT e confere a matéria na íntegra.

Link

12 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou quais eram seus principais objetivos como produtor de podcast. A gente teve muitas respostas legais; algumas pessoas já atingiram os seus objetivos, algumas estão chegando lá, outras fazem podcast por hobbie mesmo e pra elas isso já está bom… Enfim, foi uma pergunta mais pessoal, então todo mundo deu a resposta que tava mais perto do coração, mesmo. E eu aconselho que você siga lá o nosso @ no Instagram pra você poder acompanhar não só a interação que a gente faz durante a semana com o nosso ouvinte, mas também pra você ter contato direto com a gente lá, participar e deixar sua opinião.

Essa semana a interação no nosso Instagram está de volta, mas dessa vez, a caixa não vai ser de perguntas, e sim uma Caixinha de Indicações. Inspirados pela campanha #OPodcastÉDelas 2024, a gente quer que você diga pra gente qual é o seu podcast preferido comandado por uma (ou mais) mulheres.

A caixinha vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias, como sempre, por 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também -mais uma vez – não deixa de seguir a gente lá em @pod.noticias pra interagir com a gente toda semana.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

13 – Na última semana, o Chico Felitti lançou um novo podcast que criou em conjunto com a mãe dele, a escritora Isabel Dias. O nome do podcast é “Desconhecido”, e conta a história da vida de Ricardo Corrêa, um panfleteiro poliglota que ficou conhecido como “o Fofão da Augusta”.

O podcast revisita a história do Ricardo, sendo um personagem de São Paulo, a sua internação médica como desconhecido – daí o nome do podcast – e o seu retorno à sua cidade natal, Araraquara.

Os lucros do podcast vão ser destinados à Casa de Acolhimento Ricardo Corrêa da Silva, que é uma instituição que acolhe e cuida de pessoas LGBTQ+. O programa já está disponível em todas as plataformas de áudio e vale muito a pena a audição.

Link

14 – E no dia 1º de julho, foi ao ar o podcast “Ciências nas Estrelas”, apresentado pelo nosso amigo biólogo Ricardo Gomes.

O programa traz debates acadêmicos com convidados que basearam seus estudos científicos na franquia Star Trek. É isso mesmo!

No primeiro episódio, as pesquisadoras Giulia Fernandes, Talita Serpa e Carolina Tavares falaram sobre linguística, abordando tradução de Klingon, línguas ficcionais e conexões com “Senhor dos Anéis”. Mas é um podcast pra nerd nenhum botar defeito.

A primeira temporada de Ciências das Estrelas vai ter episódio mensais até dezembro de 2024, e já está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

15 – Durante todo esse mês de julho, a gente vai divulgar podcasts com a participação majoritária de mulheres (é claro que em apoio à campanha #OPodcastÉDelas 2024). E a nossa recomendação nacional dessa semana, já começa pra um podcast que é pioneiro em participação feminina na podosfera: tô falando, é claro, do Mamilos, que a mais de 10 anos está aí dando voz a diversidade e construindo pontes.

O Mamilos é um dos podcasts mais influentes do Brasil, apresentado pelas minhas queridas amigas Ju Wallauer e a Cris Bartis, e não é pra menos: é um programa muito bom, muito bem feito, e muito consistente.

Em formato de mesa redonda, o programa fala de temas relevantes com muita profundidade e sensibilidade, trazendo pro ouvinte um jornalismo impecável, feito da única forma possível: de peito aberto.

Entre os tópicos discutidos estão política, sociedade, cultura, comportamento e muito mais.

O programa está disponível em todas as plataformas de áudio, e tem episódios novos indo ao ar toda semana às terças-feiras. Então se você ainda não conhece o Mamilos, por que cargas d’água eu não sei, mas se você ainda não conhece, não deixa de conferir, assina no seu agregador preferido e também acompanhe o trabalho da Cris e da Ju, porque você com certeza vai sair de cada episódio se sentindo não só mais bem-informado, mas também uma pessoa melhor.

Link

E assim a gente fecha esta vigésima primeira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.

Hostgator