Pod Notícias 026 – A hora de se tornar podcaster é AGORA!

Curso Podcast para Todos, com Leo Lopes - Content Academy

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 12 de agosto de 2024 e esta é a nossa vigésima sexta edição!

1 – Em algum momento você já parou e se perguntou: “Será que é tarde demais pra começar um podcast?”. Se esse pensamento já te ocorreu, fica tranquilo, que é claro que você não está sozinho.

A gente abre esta edição do Pod Notícias falando sobre como ainda existem muitas oportunidades para novas vozes no podcast, mesmo em um mercado que parece que já está saturado. “Parece” sendo a palavra de ordem dessa frase, tá?

De acordo com as pesquisas mais recentes sobre podcast no mundo todo, embora existam milhões de podcasts por aí, menos de 15% deles são considerados “ativos” e com publicações regulares, mesmo que isso seja a preferência do público. Ou seja, tem muito espaço pra novos criadores de conteúdo por aí, que queiram preencher essa lacuna de conteúdo contínuo.

Os especialistas de comunicação recomendam que novos podcasters foquem em nichos específicos, e tragam pro podcast toda a sua perspectiva única sobre os assuntos que falarem, porque é isso que atrai e fideliza os ouvintes.

Vale lembrar que as barreiras de entrada nas mídias estão mais baixas do que nunca: existem equipamentos acessíveis, plataformas gratuitas, muita informação fácil de se achar na internet, várias oportunidades de monetização, enfim… Então, contrariando os pensamentos pessimistas que surgem aqui e ali, esse é o melhor momento pra se tornar um podcaster!

Link

E se você está pensando em começar a produzir podcasts, eu trago aqui alguns conteúdos que eu venho produzindo desde 2012 e com certeza podem te ajudar!

Começando pelo meu livro “Podcast: Guia Básico”, que voltou a estar disponível na loja Kindle da Amazon e agora também no Google Livros, ambas edições por apenas R$24,90 nesse relançamento. Apesar do livro ter sido publicado em 2015, os caminhos pra se produzir um podcast continuam totalmente válidos!

Tem também o Curso de Podcast, um podcast sobre produção de podcasts que eu venho produzindo há quase 11 anos e que está voltando com novos episódios a partir desta semana, e disponível em todos os agregadores de podcast e também no YouTube onde eu sempre gravo os episódios através de uma live com a participação dos ouvintes e também os integrantes do meu grupo “Curso de Podcast” no Telegram. Se você quiser entrar, o link é t.me/ocursodepodcast totalmente de graça você pode ter contato comigo e com muitos outros profissionais do podcast no Brasil.

E pra fechar, o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado), disponível exclusivamente na Content Academy, uma plataforma online de cursos voltados pra criadores de conteúdo que tem muito curso bacana pra você! Entra lá no site pra dar uma conferida em contentacademy.com.br!

2 – E já que na primeira notícia a gente falou sobre as possibilidades de monetização para podcasts, na semana passada o Patreon publicou dados de que os podcasters faturaram mais de 350 milhões de dólares na plataforma em 2023.

No momento, são mais ou menos 40 mil podcasters que usam o Patreon como ferramenta de monetização e construção de comunidade. Por lá, eles conseguem disponibilizar conteúdo exclusivo, episódios extras, enfim, todo tipo de recompensa pros seus assinantes.

Como o Patreon é uma plataforma de financiamento e assinaturas que não pertence a nenhuma plataforma de áudio, os criadores de conteúdo podem usar sem restrições e sem contratos de exclusividade – o que nesse momento é algo muito importante, especialmente porque garante a liberdade criativa do podcaster e o engajamento direto com os seus fãs e apoiadores.

A gente fez as nossas continhas aqui, e com esse valor dividido pelos 40 mil usuários do Patreon, eles receberam (em média) U$700 dólares por mês em 2023. É claro que esse número não é exato – alguns devem ter recebido um pouco mais, outros um pouco menos, mas com certeza não é uma receita nada mal. Até porque não entram os números da publicidade paga, que pode dar outra camada de pagamentos pros podcasters.

Link

3 – Há cerca de um ano, as empresas Sounder e Urban One lançaram uma pesquisa sobre o uso de inteligências artificiais e machine learning na publicidade em podcasts, que chegou a uma conclusão, no mínimo, preocupante. Eu não sei se você lembra, mas os métodos de segurança e adequação de marca não levavam em conta o contexto dos episódios de podcasts, então eles começaram a sinalizar o conteúdo de criadores de conteúdo negros como “impróprios” ou “perigosos”.

Isso aconteceu por causa da falta de nuances das máquinas, que não tem qualquer compreensão cultural e não entendem que, por exemplo, apresentadores negros podem usar a N-word, né, aquela palavrinha, sem que isso seja problemático.

Enfim. Na última semana, depois de vários meses de planejamento, a Barometer e a DCP firmaram uma parceria pra criar a Black Podcast Coalition (ou “Coalizão de Podcasts Negros”), um coletivo de redes e programas negros influentes.

Todos os programas da BPC vão ser rastreados e certificados quanto à segurança das marcas em poderem anunciar com eles. Segundo os responsáveis, esses programas são “na verdade muito mais adequados e menos arriscados do que a média dos programas do top 50 da Edison Research”.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – A Goalhanger, maior produtora independente de podcasts do Reino Unido, comemorou um recorde de mais de 21 milhões de downloads e visualizações entre maio e julho desse ano.

O destaque ficou com os programas de sucesso “The Rest Is Politics” (que fala sobre política) e “The Rest Is Football” (que sim, como você deve ter adivinhado, fala sobre futebol). Esses dois programas atraíram milhões de espectadores e ouvintes, especialmente porque lá na Grã Bretanha tá acontecendo a cobertura eleitoral e a Eurocopa.

Mas, mesmo que esses podcasts tenham crescido em “solo ideal”, por assim dizer, eles não foram os únicos. Outros podcasts da Goalhanger como “The Rest Is History” e “The Rest Is Entertainment” também estão fazendo um sucesso massivo por lá.

Então, se já não era considerada uma gigante do entretenimento antes, nesses dois últimos meses a empresa se consolidou como uma produtora de mídia com alcance global.

Link

5 – E já que a gente falou sobre o podcast “The Rest is History”, ele é um bom gancho pra gente falar um pouco mais sobre a febre dos podcasts de História.

Se esse não é um nicho que você acompanha, talvez você não saiba, mas os podcasts de História estão em alta no mundo todo – assim como o true crime. O gênero virou um favorito de público entre 2022 e 2024, e despertou a curiosidade de alguns especialistas pra entender por quê.

As hipóteses são várias: a primeira, é que história é um tema que tá intimamente ligado com entretenimento. Afinal de contas, o que é a história senão a fofoca do passado, não é? A gente é movido pela informação, e se essa informação vem carregada de personalidade e pela voz de outra pessoa, a tendência é que a gente preste mais atenção.

Outro motivo plausível, é que os ouvintes procuram preencher as lacunas que foram deixadas pela educação formal, já que não é sobre qualquer tipo de História que a gente aprende na escola. Por fim, a vida útil dos podcasts de história é longa! A gente tá falando do passado, então não tem como um pedaço da história ficar “datado”. Ele sempre tá lá, servindo de fonte, trazendo a mesma informação que a gente já tem a 10, 100, 1000 anos – às vezes de um jeito diferente.

Os especialistas não vêem os podcasts históricos ficando tão populares quanto os outros gêneros, mas o tema com certeza não vai cair em desuso tão cedo.

Link

6 – Na semana passada foram oficialmente encerradas as inscrições para o Prêmio MPB – Melhores Podcasts do Brasil. O número de podcasts participantes parecia estar bem estável, mas na última semana, parece que muitos programas resolveram se inscrever de última hora.

A lista atualizada com todos os participantes está disponível no site oficial da premiação, lembrando que são 30 categorias diferentes.

A votação continua aberta até o dia 13 de setembro.

Link

E MAIS:

7 – A Amazon Music lançou o “Topics”, um recurso de descoberta de podcasts que utiliza inteligência artificial pra facilitar a exploração de conteúdos.

O recurso está disponível nos Estados Unidos para iOS e Android, permitindo que os usuários naveguem pelos episódios com base em “tags” que são exibidas abaixo da descrição de cada episódio.

Ao selecionar uma tag, o app mostra uma lista de episódios relacionados – do mesmo jeito que a gente fazia nos blogs desde o começo dos anos 2000.

A diferença é que essa IA é revisada com trabalho humano, que analisa as transcrições e descrições dos episódios para identificar se os tópicos-chave discutidos estão (ou não) no mesmo tema. Então vai ficar muito mais fácil pro usuário encontrar conteúdos que ele já sabe que gosta, sem depender só da categoria escolhida para os podcasts.

Afinal de contas, a gente sabe que não é porque dois programas estão na categoria “humor” que ambos vão ser engraçados…

Link

8 – A plataforma de estúdio online Auphonic criou uma nova função que ajuda a identificar e separar diferentes vozes em uma gravação mixada.

Antes, essa função só funcionava bem em gravações captadas em faixas separadas. Agora, ela também pode ser usada em gravações onde todos os participantes estão sendo gravados juntos.

Com essa atualização, é mais fácil transcrever o áudio, porque o sistema consegue identificar quem está falando, o que facilita muito para reuniões, entrevistas e podcasts, é claro. A ferramenta se chama Auphonic Whisper ASR, e os usuários podem usar ela pra detectar quem está falando e ajustar manualmente ou automaticamente o número de pessoas na gravação. Também é possível editar nomes e corrigir erros na transcrição usando o editor.

Parece um recurso promissor, então vamos ver ao longo do tempo quais são os feedbacks dos clientes da Auphonic.

Link

9 – A Podcast Discovery, principal agência de marketing de podcasts do Reino Unido, lançou o Virtual Studio, um estúdio de podcast personalizado em 3D, projetado para melhorar a qualidade dos vídeos de podcasts que são gravados remotamente.

Uma pesquisa que a empresa fez no final do ano passado, mostrou que clipes de podcasts gravados em estúdios profissionais, tinham maior chance de viralizar do que aqueles feitos via webcam. Daí, saiu a ideia do estúdio online, que inclui elementos de branding exclusivos para cada programa, e que garantem que a identidade visual dos podcasts continue visível mesmo nos vídeos que são cortados pras redes sociais.

A configuração inclui câmera e iluminação, com opções de fundo verde, o que dá a impressão de que os participantes estão na mesma sala, mesmo em gravações híbridas.

Eu olhei as imagens do estúdio e achei bem legal. Não chega a ser a coisa mais convincente do mundo, mas adiciona uma camada de capricho pra captação remota que fica bacana mesmo. Não deve demorar muito pra gente ver a mesma tecnologia em outras plataformas.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – A Centauro Brasil Cursos anunciou um workshop chamado “Podcast: Do Conceito à Execução” ministrada pelo Cido Tavares, que é um narrador com experiência em rádios, e pelo Danilo Battistini, produtor de áudio, podcaster, nosso amigo e também colunista aqui do Pod Notícias.

Durante a aula de 2 horas, os participantes vão aprender a estruturar um podcast, desde a escolha do tema até a criação da identidade visual e da identidade sonora. Não é preciso ter qualquer qualificação anterior com podcasts, o curso é totalmente amigável pra iniciantes – então olha aí, mais uma dica bacana pra você que está pensando em começar agora o seu podcast.

Também vão ser discutidos detalhes sobre produção, pesquisa, roteirização e plataformas de hospedagem.

O curso acontece dia 28 de agosto, e as inscrições são feitas no site da Centauro Brasil Cursos. O custo da masterclass é de apenas R$ 79,90.

Link

11 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente perguntou pra você se você usa algum recurso de IA pro seu podcast e, se sim, qual recurso.

O campeão de menções, para a surpresa de ninguém, foi o ChatGPT, que os nossos ouvintes usam como ferramenta de pesquisa preliminar, apoio com roteiros, textos de introdução e textos de conclusão dos seus podcasts. Outro recurso mencionado mais de uma vez foi o .Craig, pra captação em múltiplas faixas. Mas gente, Craig em 2024? A gravação feita no Discord fica toda meio cagada, não faz isso não, tem muitos métodos melhores aí pra captar uma conversa… Eu vou deixar pra explorar isso melhor em um episódio próximo lá do Curso de Podcast. Eu aviso você aqui quando esse episódio estiver no ar. Também rolou uma menção honrosa pro Adobe Enhance pra tratamento de áudio.

E pra essa semana, pra começar com o pé direito, a gente vai inverter a ordem dos bois e colocar a carruagem na frente, então é o seguinte: Você é quem vai fazer as perguntas na nossa Caixinha de Perguntas, que a gente vai usar pra te dar as respostas. Você tem alguma dúvida de produção? Alguma curiosidade sobre podcast? Sobre a gente? Sobre mim? Não importa. Precisa de ajuda com algum processo no seu programa, que talvez a gente ou nossos ouvintes possam te ajudar? Então manda lá pra gente! Essa semana a gente vai interagir de uma forma diferente.

Mesmo que agora as perguntas estejam na sua mão, a Caixinha de Perguntas vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por somente 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje (segunda-feira!) pra deixar a sua participação, em @pod.noticias, e também seguir a gente pra você ficar sempre por dentro dos acontecimentos mais importantes do mercado de podcast.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – A terceira temporada do podcast Falando de Propósito, do Senac RJ, estreou com novidades: a apresentadora Bárbara Bono agora divide a casa com um novo co-host: o Julio de Sá.

A temporada explora temas como o futuro do trabalho, tecnologia e muito mais, com uma lista de convidados de peso. Mais uma vez, o ouvinte vai poder acompanhar insights sobre como os seus propósitos se relacionam com seu plano de carreira e o cotidiano.

O Falando de Propósito já está disponível no Spotify e também no YouTube.

Link

13 – E no último dia 5, o podcast “genocídios.BR” estreou sua nova temporada, focando nas violências sistemáticas do Brasil. Com seis episódios, a série explora genocídios contra indígenas, negros, LGBT’s+ e mulheres, além de questões de intolerância e extremismo religioso. O programa vai aprofundar o debate sobre genocídio, suas definições e seus impactos.

O episódio de estreia revisitou o Massacre de Haximu de 1993, e inclui entrevistas com Luciano Mariz Maia, Fernanda Frizzo Bragato e Ormuzd Alves.

O podcast é produzido pela Rádio Tertúlia, em uma colaboração com o Podcast Direitos Humanos em Acão e o Guilhotina.

Os episódios são lançados quinzenalmente às segundas-feiras nos canais do Guilhotina, em todas as principais plataformas de áudio.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E você sabia que o público millennial é a maior parcela de ouvintes de podcast no mundo todo? A gente já comentou sobre isso aqui no Pod Notícias algumas vezes – a média de idade da maioria dos ouvintes de podcast, é por volta dos 30 e poucos anos. E adivinha só? A recomendação nacional dessa semana vai especialmente pra esse exato público.

É o podcast De Repente Cringe, comandado pelas irmãs Luisa e Marianna. E aqui eu vou ser obrigado a abrir umas aspas pra explicar o significado da palavra “cringe”: é aquilo que outra pessoa faz, que te causa vergonha alheia, mas geralmente, a pessoa que supostamente deveria estar com vergonha, não está nem aí, basicamente é isso aí.

Se você tá nessa turma que se sente um pouco perdido depois dos 30 e quer explorar o lado “cringe” da vida adulta, o programa é a sua companhia ideal. Ele é um espaço bem-humorado pra discutir comportamento, relacionamentos, maternidade, carreira e muito mais.

Novos episódios são publicados duas vezes ao mês, em todas as principais plataformas de podcast e também em vídeo no YouTube.

Não deixa de conhecer o De Repente Cringe e de adicionar aos seus favoritos no seu agregador de podcast. Se você não gostar do conteúdo, das duas uma: ou é novo demais pra entender, ou então percebeu que também é cringe. Mas eu, como cinquentão, te digo que não tem nada de errado nisso.

Link

Lembrando que se você quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

E assim a gente fecha esta vigésima sexta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.