Pod Notícias 027 – Anúncios em podcast podem reter mais atenção que na TV

Curso Podcast para Todos, com Leo Lopes - Content Academy

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024 e esta é a nossa vigésima sétima edição!

Este episódio conta com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo, onde o mais legal é que os professores são os próprios criadores e os profissionais que trabalham com eles. Então tem curso de True Crime com o Ivan Mizanzuk do Projeto Humanos, tem Webjornalismo independente com o Alvaro e a Ana do Meteoro Brasil, tem Storytelling com o Kenji do Normose, tem curso de Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, tem também o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis! Então entra lá no site pra dar uma conferida em contentacademy.com.br!

1 – Começando a edição de hoje, a gente vai trazer pra você os dados mais recentes de uma pesquisa sobre anúncios em podcasts.

De acordo com um estudo feito pela empresa Adelaide Metrics, os níveis de retenção de atenção da publicidade em áudio digital já são comparáveis aos da TV. É isso mesmo, a gente já está batendo de frente com o meio de publicidade mais tradicional de todos! E esses anúncios não só capturam a atenção dos ouvintes; eles também tendem a ser muito menos ignorados que as propagandas da TV. O que faz total sentido, já que a gente criou a cultura de usar o intervalo comercial da televisão pra fazer outras coisas, e com o áudio isso acaba não sendo necessário.

Mas a pesquisa não parou só nesse comparativo, não. A publicidade em podcasts também foi colocada lado-a-lado com outros formatos de mídia, como banners, vídeos online e estáticos patrocinados. E, é claro, também saiu na frente em custo-benefício: o gasto mensal com publicidade em podcasts e no YouTube fica entre U$700 – U$900 dólares, enquanto pra se chegar aos mesmos resultados anunciando no Facebook, Reddit e TikTok, as marcas teriam que desembolsar de 2mil a U$2.700 dólares – em CADA plataforma.

Ou seja, trocando os anúncios nas redes sociais por anúncios em podcasts, as marcas podem economizar até 70% do investimento. Olha aí, tá vendo? Você está esperando o quê pra anunciar a sua marca, seu produto ou o seu serviço com a gente aqui no Pod Notícias? Vem pra cá, que a gente tem um público extremamente qualificado que se interessa pelo mercado de podcasts aqui no Brasil. Manda um e-mail pra gente em contato@podnoticias.com.br que a gente vai ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as possibilidades de anúncios aqui no podcast e também no nosso site, em podnoticias.com.br .

Bom, voltando pra notícia, não é preciso ser nenhum gênio da matemática pra ver que essa é uma troca (70% de economia) que vale muito a pena. E levando em conta que a eficiência da propaganda em podcasts é quase a mesma da TV, simplesmente não existe desculpa pros anúncios em áudio não serem considerados (e implementados, por que não?).

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2 – Nos últimos anos, o Spotify foi a plataforma que mais movimentou a indústria de podcasts na América Latina. Mas será que isso é uma coisa boa? De acordo com o jornalista colombiano Stan Alcorn, não muito.

Tanto aqui no Brasil quanto em outros países latinos, entre 2020 e 2022 o Spotify movimentou bastante coisa relacionada ao nosso mercado. A empresa criou estúdios, firmou parcerias, começou a investir em produções originais, deu voz à diversidade, como no caso do podcast “Mujeres Valientes” sobre as mulheres indígenas Triqui… Enfim, fez algum barulho. Teve até alguns eventos grandes aqui no Brasil, também, como o Spotify for Podcasters Summit – 2019 que eu estava presente, participando de mesa de debate e trabalhando pro Spotify, inclusive.

Só que, de algum tempo pra cá, o Spotify têm reduzido essa movimentação e todo esse apoio ao podcasting. Vários contratos foram encerrados, originais Spotify foram deixados de lado, e atualmente muitos criadores de conteúdo que produziam pra plataforma ficaram sem financiamento. Essa última parte, aqui no Brasil, até que está mais ou menos controlada. Mas várias produções da Colômbia, Venezuela e Chile estão vendo as portas se fecharem na cara deles mesmo.

E é aí que está o problema. O domínio que o Spotify criou na América Latina criou uma dependência, que agora, com essa saída-pela-direita da empresa, no melhor estilo Leão da Montanha, tá deixando um vazio no mercado. Ficou no pé do criador de conteúdo latino buscar alternativas e repensar toda a sua estratégia pra conseguir se sustentar sem qualquer suporte do Spotify.

Mais uma vez a mão invisível do mercado está dando um tapinha de luva de pelica na nossa indústria, mas a gente vai conseguir contornar, como sempre fizemos nesses quase 20 anos.

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3 – E a Headliner anunciou uma parceria com o Canva para facilitar a criação de audiogramas ainda mais personalizados. Ô ferramenta legal que é o Headliner, né?

Antes, os usuários do Headliner podiam acessar o Canva pelo site, mas tinham que ser redirecionados pra uma página separada. Agora, as ferramentas de design do Canva foram integradas na própria plataforma, olha que legal. A parceria foi feita com o intuito de trazer recursos de design mais sofisticados pra quem usa o Headliner, com mais possibilidades de personalização e uso da própria identidade visual.

Então agora nós, podcasters, selecionamos o episódio que queremos transformar em vídeo, fazemos todas as edições no visual do audiograma com as ferramentas do Canva, e exportamos o vídeo normalmente.

Além disso, a Headliner também lançou uma ferramenta de geração de vídeos a partir de texto, que atualmente está em fase beta. O “text-to-video”, como é chamado, é processado por inteligência artificial e por enquanto só está disponível para usuários Pro.

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AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – A Apple anunciou que a partir de novembro desse ano, vai exigir que o Patreon use o sistema de compras dentro do aplicativo iOS, aplicando uma taxa de 30% sobre todas as novas assinaturas feitas na plataforma. Olha que coisinha, né.

Segundo a Apple, nesse primeiro momento a mudança não vai afetar quem já é membro, mas a ideia é que todos os criadores de conteúdo que usam o Patreon adotem o modelo de assinatura, eliminando outros formatos de cobrança até novembro de 2025.

Eu não preciso nem dizer que 30% de adicional em pagamentos não é pouca coisa. Pra diminuir o impacto da decisão da Apple, o Patreon está desenvolvendo uma ferramenta opcional para permitir que criadores aumentem os preços das assinaturas – exclusivamente no iOS. Olha aí a Apple inflacionando as assinaturas do Patreon…

Num comunicado de imprensa do Patreon eles deixaram claro que a mudança não foi planejada em conjunto, e que isso também acabou sendo uma dor de cabeça pra eles, mas a plataforma de assinaturas prometeu que vai apoiar os criadores de conteúdo durante a transição.

Quer dizer; a gente tenta ganhar, paga a comissão devida pro Patreon, aí vem a Apple que só tá reproduzindo conteúdo lá na ponta e quer cobrar também. Aí complica, né!

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5 – E depois de uma primeira edição bem-sucedida em junho desse ano, o Spotify marcou o segundo evento “Podcast ao Vivo” pro dia 28 de setembro.

O evento vai acontecer na Unibes Cultural, em São Paulo, e vai contar com a presença de uma nova safra de podcasters populares. Alguns dos nomes confirmados são Bianca DellaFancy, Fabão, Jenny Prioli, Mabê Bonafé e Ju Cassini. Então a gente já sabe aí alguns dos temas de podcast que vão estar nessa edição: humor, cultura pop e true crime.

Os ingressos já estão à venda no site Ingresse, com valores entre R$30 e R$60 por sessão.

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6 – Um relatório da agência de publicidade Oxford Road revelou que o aumento de 39% na quantidade de anúncios em podcasts desde 2021 até agora, pode estar prejudicando o desempenho publicitário.

O estudo, chamado “The Danger of Rising PodLoad”, alertou que uma alta carga de anúncios pode diminuir a eficácia das campanhas – até aí nada que não seja óbvio, porque qualquer publicidade excessiva pode ter o efeito contrário.

Para evitar esse problema, a agência sugere limitar os anúncios a 6 minutos por hora, distribuídos de forma equilibrada nos programas. Basicamente, mantendo na média “saudável” de anúncios pra audiência.

É claro que isso não seria um problema se a publicidade em podcasts não estivesse concentrada nos mesmos 100 programas de sempre, mas essa é uma tecla que a gente ainda vai ter que bater bastante até ver uma mudança de verdade, porque os investimentos vão quase sempre pras mesmas mãos – ou pras mesmas vozes.

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E MAIS:

7 – No segundo trimestre de 2024, a empresa iHeartMedia anunciou que teve um crescimento de 8% na receita de podcasts, com um total de U$ 105 milhões de dólares, ou 11% do seu faturamento total. A receita geral da empresa foi de U$ 929 milhões, com um aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2023.

O Grupo de Áudio Digital da empresa, que inclui podcasts, teve uma receita de U$286 milhões e, um ajuste de lucro de 32%.

Ou seja, nada mal. E mesmo assim, os responsáveis financeiros da iHeart esperam que até o final desse ano, sejam adicionados mais 2 dígitos na receita de podcasts.

Ambiciosos? Talvez, mas seja lá o que eles estejam fazendo internamente com a produção de mídia deles, está dando certo pra empresa.

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8 – Os dados mais recentes do site Listen Notes sugerem que julho de 2024 teve o menor número de “novos podcasts” deste ano – o número foi mais de 60% menor em relação ao ano passado.

Só que, tecnicamente, esse número só se refere a “novos feeds”, então a contagem fica comprometida, porque muitos novos podcasts foram lançados em feeds de programas que já existem, ou feeds de programas que foram replanejados antes desse período.

A publicação de novos episódios de podcast também deu uma desacelerada: de acordo com o Índice de Podcast do Listen Notes, julho teve uma queda de 6% na comparação de ano-após-ano.

Mas vale lembrar aqui que ano passado aconteceu a mesma coisa, e o número de novos podcasts e novos episódios lançados voltou a crescer em agosto.

Então, aparentemente, julho é realmente o “mês do comércio fraco” pro podcasting em geral.

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9 – O Hollywood Reporter publicou recentemente sobre “As pessoas mais poderosas do podcasting em 2024”, esse é o título do artigo. Os nomes mencionados foram uma mistura de executivos da indústria e apresentadores de podcast. Não, eu não estava lá.

E é claro que não é surpresa nenhuma que uma lista feita nos Estados Unidos ia ser composta por 90% por estadunidenses né… Mas, pra não dizer que a lista foi totalmente americanizada, ela conta com 2 indicados britânicos – que moram nos Estados Unidos. É incrível como eles nem tentam, né?

Enfim, as pessoas citadas na lista foram entrevistadas pelo Hollywood Reporter sobre qual a opinião delas em ouvir podcasts na velocidade 1.5x. Pegando na ferida!

A Julia Louis-Dreyfus, do podcast Wiser Than Me, disse que nem sabe o que é a velocidade 1.5x, pra ela isso não existe (muito legal Julia Louis-Dreyfus, gosto muito de você!).

O apresentador Bill Simmons disse que ouvir no 1.5x é coisa de sociopatas (concordo!). Já o Ben Shapiro disse que acha a velocidade 1,5x “muito lenta”. Então, segundo o Bill, ele pode ou não ser um sociopata.

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HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, a Blimunda Editora realizou um evento na Livraria da Vila, em São Paulo, pra celebrar e promover o livro “Feminismos e Podcasts”.

Quem esteve presente nesse evento foi nossa colunista e amiga querida, advogada cansada Aline Hack, a própria organizadora do livro. Além dela, a querida Ira Croft do Mundo Freak também marcou presença por lá, pra discutir com o público sobre o uso do podcast como uma ferramenta de militância feminista, pesquisa e educação.

O evento foi gratuito e aberto ao público. Teve roda de conversa, sessão de autógrafo, foto com as autoras… Um encontro muito legal, eu queria ter ido, mas não pude, infelizmente. E pros ouvintes de podcast é muito bacana poder encontrar com as suas hosts preferidas, e é claro, também pros leitores do livro Feminismos e Podcasts.

A gente anunciou o encontro com antecedência no nosso portal de notícias, em podnoticias.com.br, então se você gosta de acompanhar esses eventos, fica ligado aqui no Pod Notícias que você vai estar sempre bem informado(a) e não vai perder nenhuma novidade da podosfera brasileira.

Eu recomendo que você entre no nosso canal público do Telegram (t.me/podnoticias) porque lá tem um botzinho maroto, toda vez que tem uma notícia nova no portal, você recebe ali uma notificação no seu celular em primeira mão, então você vai estar sempre bem informado sobre tudo o que está acontecendo à medida que as notícias são publicadas no site.

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SOBRE LANÇAMENTOS:

11 – Na semana passada foi publicado nas plataformas de áudio o primeiro episódio do podcast ATRApaiLHADO, apresentado por Deco Neves.

O podcast mergulha fundo no tema de paternidade ativa e participativa. Até porque ser pai não é uma tarefa fácil, e falar sobre isso é extremamente necessário (eu falo isso como pai de três meninos!), assim como estudar e se preparar pra isso.

Em cada episódio, o intuito do ATRApaiLHADO é compartilhar histórias, dicas e entrevistas com especialistas e principalmente mães, sobre a jornada de criar uma criança da melhor forma possível.

Muito legal a proposta, vale muito a pena conferir. O podcast já está disponível em vídeo no YouTube, e em áudio no Spotify.

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12 – E na última terça-feira foi ao ar o podcast Imigração no Ar, comandado pelo jornalista Moacir Fritzen, e que celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

O programa é publicado no canal do Jornal NH e vai ter ao todo 6 episódios, lançados semanalmente às terças-feiras. O podcast faz parte de uma série de ações realizadas pelo Grupo Sinos pra homenagear os imigrantes nesse bicentenário, e tem apoio da empresa alemã de ferramentas Stihl.

Então se você quiser saber mais sobre a imigração alemã no Brasil e acompanhar as entrevistas com convidados que vivem nessa realidade, não deixa de conferir.

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RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

13 – E na recomendação nacional dessa semana, a gente vai dar mais um merecido espaço para a divulgação científica!

Se você gosta – ou quer saber mais – sobre astronomia e o universo, a indicação vai pro podcast Missão Exoplaneta, apresentado pela Julia Brazolim.

O programa publica de 1 a 2 episódios por mês, e os temas são variados: já foi falado sobre o Programa Nacional de Atividades Espaciais, as atividades da Agência Espacial Brasileira, e até um Top 10 melhores filmes de ficção científica sobre o fim do mundo – mas é claro que no feed deles tem muito mais informação que isso.

O Missão Exoplaneta é um programa muito didático, educativo e fácil de ouvir. Então se você tem interesse nas estrelas, no cosmos ou em qualquer coisa referente às ciências do espaço, não deixa de assinar o feed no seu agregador de podcast favorito, porque o podcast está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

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Eu já falei lá no começo, mas falo aqui mais uma vez: se você quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

E assim a gente fecha esta vigésima sétima edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

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