Pod Notícias 028 – Apple Podcasts lança aplicativo web e chega ao Android

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, o podcast semanal que traz até você um resumo de tudo que acontece de mais importante no mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024 e esta é a nossa vigésima oitava edição!

Este episódio conta com o apoio da CONTENT ACADEMY, uma plataforma de cursos online voltada para quem quer trabalhar com criação de conteúdo, onde o mais legal é que os professores são os próprios criadores e os profissionais que trabalham com eles. Então tem curso de True Crime com o Ivan Mizanzuk do Projeto Humanos, tem Webjornalismo independente com o Alvaro e a Ana do Meteoro Brasil, tem Storytelling com o Kenji do Normose, tem curso de Edição de vídeo para Youtube com o Will do Jogatina Maneira, tem também o meu curso Podcast para todos (que tá com uma mega promoção por tempo limitado) e mais um monte de cursos incríveis! Então entra lá no site pra dar uma conferida em contentacademy.com.br!

1 – A gente começa a edição de hoje falando sobre uma das notícias mais importantes do mercado de podcast dos últimos anos: o Apple Podcasts lançou a versão web do aplicativo, e isso significa uma mudança muito grande.

Primeiro, porque a Apple sempre manteve todos os seus serviços dentro do ecossistema da Apple – e nada mais. Pra você ouvir o antigo iTunes, por exemplo, tinha que ser em um iPhone, ou num iPod, iPad, e por aí vai. Agora, com a versão web, todo e qualquer dispositivo que tenha acesso à internet pode acessar o diretório, mesmo que seja no Android, Windows Phone… Ainda existe Windows Phone? Não sei, mas se tiver acesso ao Google Chrome, dá também.

Agora todo e qualquer usuário, até aqueles que não estão logados, podem acessar o player em podcasts.apple.com e navegar por milhões de podcasts, seguir programas, comprar assinaturas… De qualquer dispositivo!

Tá aí uma notícia que eu acho que ninguém esperava, né, poder acessar algo da Apple pelo Android, mas lá no nosso portal do Pod Notícias, em podnoticias.com.br, a gente até já ensinou os macetes pra instalar o Apple Podcasts no seu smartphone como aplicativo. Não é através da Play Store, até porque a gente ainda está falando de um serviço Apple, mas são passos bem simples pra adicionar o app na sua página inicial do celular.

Não deixa de conferir.

Link

2 – A empresa de hospedagem Libsyn está oferecendo a todos os seus podcasters uma assinatura gratuita do Universal Music for Creators.

A assinatura dura seis meses e dá acesso a mais de 50 mil faixas musicais e 200 mil efeitos sonoros diferentes, todos livres de direitos autorais.

Os usuários do Libsyn podem assinar o Universal Music for Creators entrando no painel do Libsyn e solicitando o seu código promocional exclusivo na seção “Announcements”. Depois de receber o código promocional, os criadores devem aplicar esse código no processo de criação de conta no site do Universal pra ganhar o benefício, que só funciona pra novas contas. Não adianta pra quem já tem um perfil no site.

Essa união entre as duas empresas é inédita, e dá uma boa ajuda pros podcasters que querem lapidar ainda mais a qualidade dos seus programas, com muita música e efeitos sonoros de alta qualidade.

O diretor de parcerias do Libsyn disse que no final dos seis meses ainda talvez role um desconto na assinatura, mas essa parte ainda não foi confirmada. Vamos acompanhar.

Link

3 – E na semana passada, a Edison Research, junto com a produtora de mídia Audiochuck, publicou o relatório True Crime Consumer Report.

O estudo foi feito com dados compilados de pesquisas nos Estados Unidos, junto com dados de outras pesquisas feitas pelo mundo, sobre o consumo de conteúdos de crimes reais (que a gente já sabe que é um tema popular. Mas quão popular?).

De acordo com o relatório, Crimes Reais são o terceiro gênero de podcast mais consumidos no mundo inteiro, com quase metade da população americana ouvindo podcasts toda semana sobre o tema. São mais ou menos 119 milhões de estadunidenses nessa conta.

Além disso, 84% da população MUNDIAL consome conteúdo de true crime, mas aí de forma mais generalista; pode ser em podcasts, na televisão, em canais na internet, etc. E 55% desses ouvintes de true crime, dizem que compartilham os casos com os seus amigos, na intenção de conscientizar mais pessoas sobre os perigos que existem por aí. Deve ser por isso que o Cidade Alerta e o Linha Direta são programas de TV que sobrevivem a tantos anos…

Mas o relatório também mostrou uma mudança: se antes o público de Crimes Reais consumia esse tipo de conteúdo por fascínio pelos crimes, hoje em dia eles preferem os conteúdos que são centralizados nas vítimas. E tá certo, porque são elas quem merecem a narrativa, e não quem comete os crimes. É o mínimo de justiça que a gente pode dar pra essas pessoas.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Durante toda a semana passada esteve acontecendo lá nos Estados Unidos o evento Podcast Movement 2024, em Washington DC.

Lá no evento, que reúne podcasters do mundo todo, foi anunciado o lançamento da Thrumm, um novo diretório de músicas para podcasts.

Diferente de outras plataformas, a Thrumm não separa as músicas e efeitos sonoros por gênero, e sim por função narrativa. Então ao invés de você ter uma playlist de “músicas estilo blues”, “rock music”, etc, você tem as categorias: Ação, Exposição, Resolução e Tensão, por exemplo.

É uma metodologia de classificação nova, e muito útil pra quem edita podcasts. Outra coisa bem legal sobre a biblioteca, é que todas as faixas são compostas em tonalidades e tempos complementares, porque assim o editor consegue uma transição suave entre uma música e outra.

A gente que edita podcast sabe a trabalheira danada que é fazer esse tipo de transição às vezes, mas mesmo assim a gente continua fazendo por capricho. Então ter essa facilitada é bem legal mesmo.

A Thrumm oferece opções de licenciamento adaptáveis, e mais detalhes sobre os pagamentos e assinaturas devem ser divulgados ao longo das próximas semanas.

Link

5 – Você já faz parte dos podcasters que disponibilizam a transcrição de áudio dos episódios junto com o seu programa? Não? Então eu vou te dar alguns motivos pra começar ainda hoje.

A gente tá entrando numa fase do mercado em que as transcrições dos episódios são essenciais pra ampliar o seu público. Você sabia que se o seu programa tiver legenda, ele fica acessível pra milhões de pessoas que tem perda auditiva? E não é milhares não, é milhões mesmo, porque, atualmente, 5% da população mundial é surda ou deficiente auditiva.

Mas, se isso não é motivo o bastante pra você (deveria ser), ter legenda no seu podcast melhora o seu rankeamento nos motores de busca. A transcrição também facilita a criação de conteúdo pra marketing cruzado, já que você pode usar parte do texto pras redes sociais, e aumenta a chance do seu público de responder os seus call-to-actions.

Não tem desvantagem nenhuma, só tem vantagem, e nem dá pra usar a desculpa de “leva muito tempo pra transcrever um áudio”, porque tem inteligências artificiais por aí que fazem isso automaticamente. E é uma forma extra de respeitar a sua audiência, então eu aconselho você a começar a fazer isso o quanto antes.

Link

6 – A Megaphone, plataforma de hospedagem do Spotify, lançou novas ferramentas para otimizar os anúncios em podcasts.

As principais novidades são três: segmentação contextual (que permite direcionar anúncios com base em tópicos falados nos episódios), editor de segmentos (onde o usuário pode substituir um trecho de áudio por outro, sem a necessidade de apagar um arquivo que já está no ar) e melhorias na edição de vários episódios de uma vez.

As ferramentas já estão disponíveis para todos os clientes da Megaphone.

Link

E MAIS:

7 – A versão 7.7 do Pocket Casts pra iOS e Android trouxe uma nova funcionalidade: agora, os usuários podem avaliar os podcasts com estrelinhas diretamente no aplicativo.

A avaliação, por si só, não é uma grande novidade. Já dava pra fazer isso antes, mas era um processo mais burocrático. Agora, tudo o que o ouvinte precisa fazer é dar dois clicks na tela – e pronto!

O processo é bem simples: é só acessar os detalhes do podcast e clicar em “Avaliar” para deixar a sua opinião. Pra isso, o usuário tem que ter ouvido alguns episódios. Afinal, como que você vai avaliar algo que não consumiu? Não dá. Então tá certo assim.

A equipe do Pocket Casts está incentivando os ouvintes a deixarem as suas avaliações, que é pra destacar os programas que merecem, e apoiar os criadores de conteúdo. Na versão 4.5 da web, as avaliação também já estão disponíveis.

Link

8 – O mercado de podcasts está crescendo rápido na Ásia, de acordo com o podcaster e jornalista indiano Bharat Vada.

Os principais impulsos são a diversidade linguística da região e o aumento do acesso da população à internet e smartphones.

De acordo com o Bharat, a demanda por podcasts em línguas locais, como mandarim na China, coreano na Coreia do Sul e hindi na Índia, estão crescendo mais a cada dia, porque o público não quer só consumir conteúdo; ele quer consumir conteúdo que seja culturalmente relevante, ou seja, que tenha a ver com a realidade deles.

Quando falamos de valores de mercado, a projeção é que o podcasting asiático alcance valores bem altos, como 10 bilhões de yuans na China e 1 bilhão de dólares na Índia até 2025.

O maior desafio que a Ásia enfrenta atualmente com os podcasts é o mesmo do resto do mundo: a descoberta de conteúdo, porque as ferramentas de busca e recomendação de novos podcasts ainda tem muito o que melhorar.

Nenhuma experiência é individual, mesmo.

Link

9 – E nessa última semana, como sempre, teve vários conteúdos lá no portal do Pod Notícias, em podnoticias.com.br, que não fizeram o corte pra entrar aqui no podcast.

Tem artigo novo do Danilo Battistini falando sobre a imersão no áudio drama (um artigo muito bom, por sinal, que vale muito a pena ler na íntegra), tem as impressões da escritora Rebecca Shaw falando sobre como os podcasts ajudaram ela a se distrair enquanto estava doente…

Enfim, sempre tem muito conteúdo bacana por lá, então você que ouve a gente aqui, toda segunda-feira, não deixa de acompanhar a gente também pelo site. Lembrando que por aqui a gente só pincela, mas é lá que você lê a íntegra de todas as notícias que a gente te trás no Pod Notícias.

Link / Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – …As pessoas somos nós mesmos!

Na semana passada foi lançada a Podcast Store, uma loja online dedicada aos fãs do podcast aqui no Brasil. Eu já estava discutindo a ideia de criar uma loja com os membros do nosso grupo do Telegram, e a recepção foi tão positiva que a gente já fez acontecer logo!

Então a loja já está no ar, você pode acessar ela em podcaststore.com.br, que lá nós já temos uma seleção exclusiva e totalmente felomenal de camisetas, bottons, ímãs, ecobags… E o melhor, todos os produtos com a qualidade da Chico Rei, que é referência no mercado nacional e é responsável por toda a produção, venda, entrega e atendimento ao consumidor, ou seja, não poderia ser mais seguro pra você!

Por enquanto a gente já tem a estampa Podosfera Raiz, que é a preferida do público, e que tem um brasão com vários bordões de podcasts clássicos brasileiros, tem estampa do Rádiofobia Classics também, já tem produtos do Papo Delas e do Portal Refil, e logo mais a gente vai ter divulgação de novas estampas nossas e dos nossos parceiros, além de estampas inéditas e exclusivas com frases que todo ouvinte de podcast com certeza já disse, e eu tenho certeza que você vai se identificar!

Eu ainda tenho algumas ideias pra loja, algumas parcerias que estão sendo viabilizadas, mas você vai ficar sabendo de tudo em primeira mão se seguir a loja no Instagram em @podcaststorebr, tudo junto. Segue a gente lá, já acessa a loja também pra ver do que a gente tá falando, que você não vai se arrepender. E se você ainda não faz parte do nosso grupo do Telegram, entra lá em t.me/radiofobianetwork . É totalmente grátis, tem muita gente boa pra trocar uma ideia, e todas as novidades da Podcast Store você vê primeiro por lá!

Link

11 – E na semana passada o nosso Instagram não teve Caixinha de perguntas, mas nessa semana ela está de volta, e com uma pergunta que é quase uma declaração de carinho: Quem é o seu apresentador (ou apresentadora) de podcast favorito?

A caixinha vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por 24 horas, então não perde tempo, acessa lá ainda hoje que é pra deixar a sua resposta e fazer o dia de um podcaster mais contente, por que não? O nosso perfil é o @pod.noticias, e se eu fosse você, seguia a gente por lá também, que é pra acompanhar nossas postagens e stories ao longo da semana.

Instagram Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – O jogador Cristiano Ronaldo lançou na última quarta-feira o seu canal no YouTube, “UR Cristiano” (You Are Cristiano), pra mostrar um lado mais diferente e pessoal da sua vida pro seu público.

Não é exatamente um podcast, já que o conteúdo é feito de forma documental em vídeo, mas como ele mesmo disse que pretende sim disponibilizar no Spotify e outras plataformas de áudio, entra como lançamento aqui no programa também.

O canal já conta com 10 vídeos e bateu um recorde: ele foi o mais rápido do YouTube a alcançar um milhão de inscritos, e isso aconteceu 5 horas mais rápido do que o recorde anterior. Hoje, o canal já tem mais de 30 milhões de seguidores.

Link

13 – E pra quem estava com saudade dos lançamentos de equipamentos, a Shure lançou o microfone SM4 Home Recording. Ele é um condensador de diafragma grande, projetado para gravações profissionais de vocais e instrumentos em casa ou no estúdio.

O SM4 possui cápsula de diafragma duplo, proteção contra interferências e um padrão polar cardióide que facilita a captura de áudio de alta qualidade, minimizando todos os ruídos indesejados.

Ele também conta com recursos como pop filter magnético e shock mount, e garante gravações sem ruídos de manuseio.

O SM4 já está disponível para compra por U$199 dólares, com um kit de gravação opcional no valor de U$269.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E se você é fã de filmes de terror e suspense (diferente de mim, porque eu tenho medo), a recomendação nacional dessa semana vai ser do seu interesse: é o podcast Sábado 14.

(Entendeu? Sábado 14, porque vem depois da sexta-feira 13?)

O programa é apresentado pelo Rômulo Konzen – meu querido amigo gaúcho do podcast Crazy Metal Mind, o Marcel Pfütz e a Patricia Giovanetti, um time de fãs do terror que trás análises semanais de filmes – que vão desde clássicos do gênero, até aqueles mais experimentais, ou alguns dramas mais pesados que deixam o espectador com aquele amargo na boca.

Novos episódios são publicados todas as sextas-feiras, sejam elas 13 ou não, quando o trio explora tudo que há de melhor e de pior no cinema de terror – sem amarras cronológicas. O último episódio que eles publicaram, por exemplo, foi sobre o filme A Experiência de 1995.

O Sábado 14 está disponível em todas as principais plataformas de podcast. Se essa é a sua vibe, não deixa de conferir.

Link

Se você quiser anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre as nossas opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também vai ser muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

E assim a gente fecha esta vigésima oitava edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.