Pod Notícias 008 – Algumas previsões sobre o podcast no Brasil

Olá, eu sou Leo Lopes e este é o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 25 de março de 2024 e esta é a nossa oitava edição!

Antes de entrar nas notícias, eu quero comunicar aqui duas coisas: a primeira é que você, que tem uma marca, produto ou serviço, e quer atingir um público qualificado que se interessa por todas as áreas da cadeia produtiva de podcasts, pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias. E a segunda é que estamos abrindo oportunidades para quem quer colaborar com o nosso podcast. Pra ambos os casos, é só entrar em contato através do e-mail contato@podnoticias.com.br que a gente vai ter muito prazer em conversar com você, beleza?

1 – Entrando agora nas notícias, vamos falar de algumas previsões sobre o mercado de podcast no Brasil e no mundo.

A manchete de hoje saiu de uma análise realizada pela Folha de São Paulo, que conversou com vários especialistas e representantes de empresas de tecnologia, pra traçar algumas previsões pra 2024 e o futuro da nossa mídia.

Alguns pontos em comum foram: o crescimento do YouTube como um gigante multimídia (especialmente agora, depois do encerramento do Google Podcasts); o desafio dos podcasters independentes, que no mercado atual precisam de uma qualidade maior do que era esperada alguns anos atrás; e a necessidade de mais soluções de monetização pro produtor de podcast poder se manter.

Essa conversa foi feita com o Carlos Merigo da B9, o Rodrigo Tigre da Adsmovil, o Andreh Jonathas da ABPod, a Camila Justo do Spotify… Enfim, pessoas que estão trabalhando em todas as frentes de podcast no Brasil.

Outro ponto que foi comentado, foi a tendência de criar conteúdos pra públicos internacionais. Isso é algo que cresceu bastante em 2023 com live streaming, vídeos no YouTube e resenhas, então deve chegar também no podcast esse ano.

Então, se você se perdeu, a gente retoma: em 2024, a gente vai ter mais demanda pra produções com alta qualidade, mais conversas sobre métodos de monetização, e também vamos ver mais das empresas gigantes do podcast competindo pelo título de “mais influente”. Já quando se fala de criação de conteúdo, ele vai ficar cada vez mais internacional.

Link

2 – Na semana passada os podcasters que usam o Ad Studio, o gerenciador de anúncios do Spotify, ganharam um novo tipo de “objetivo” pras suas campanhas.

Os objetivos do Ad Studio são selecionados no início das campanhas e servem pro usuário fazer seu programa crescer, baseado no tipo de engajamento que ele quer. O sucesso das campanhas pode ser medido por entrega de impressões, alcance e quantidade de cliques, por exemplo.

O Podcast Streams, que é esse novo objetivo, permite a promoção direcionada pra mais de 600 milhões de usuários ativos mensais, com opções de segmentação avançada, adaptação pra áudio e vídeo, ajustes durante a campanha e métricas precisas para avaliar o sucesso. Essas métricas incluem streams, novos ouvintes alcançados e contagem de cliques.

Segundo o comunicado de imprensa do Spotify, o Streams foi adicionado ao gerenciador pra aumentar as chances dos criadores de conteúdo de “furarem a bolha” e deixar a concorrência mais justa, especialmente considerando que a podosfera pode chegar a 500 milhões de ouvintes globais em 2024.

Link

3 – E você sabia que a maioria dos podcasters prefere uma edição com nível médio de complexidade? Pelo menos é o que diz a Megan Dougherty da One Stone Creative na newsletter desse mês.

Segundo ela, a edição de podcast pode ser segmentada em três grupos principais: o grupo “minimal”, que representa a edição mais básica, que consiste em cortes e nada mais; o grupo “hygiene”, em que a edição foca na limpeza do conteúdo; e o grupo “editorial”, que faz uma edição mais elaborada baseada no conteúdo. E ao que parece, edições nem tão complexas e nem tão simples são a preferência mundial do produtor de podcast.

A Megan também falou sobre a importância que uma edição de qualidade representa pra manter o interesse dos ouvintes. Afinal de contas, uma boa edição enriquece muito o conteúdo, não é ? Quanto podcast existe por aí, que a edição é tão boa que a gente continua escutando mais por conta dela do que pelo conteúdo?

É claro que a edição adequada vai variar de acordo com o tipo de conteúdo do podcast, mas no mercado atual, pelo menos uma edição básica pra limpar o áudio é essencial. Não tem mais espaço pra trabalhos sem capricho.

Dito isso, se você gostaria que o seu programa tivesse uma edição caprichada, mas não sabe como fazer você mesmo, sempre pode optar por terceirizar essa parte, e, modéstia à parte, a Rádiofobia Podcast e Multimídia está há 12 anos no mercado editando o Nerdcast e outros podcasts que dispensam elogios. Se você quiser editar seu podcast com a gente, é só entrar em contato através do nosso site radiofobia.com.br .

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O Instituto Serrapilheira anunciou esse mês que vai fazer mais um edital de podcasts com vagas afirmativas.

O programa desse ano é destinado para podcasts de ciência liderados por pessoas negras, e o edital vai distribuir até R$440 mil em apoio financeiro para a produção de uma temporada. O foco do projeto é promover podcasts de ciência em áreas como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação e matemática.

Além de serem promovidos pelo Instituto, os projetos selecionados também vão receber treinamento pra aperfeiçoar as suas equipes.

As inscrições pro edital começam em 15 de abril, e vão até o dia 14 de maio, mas fica tranquilo, que mais perto da data, a gente aqui do Pod Notícias vai te lembrar de novo que é pra você não perder a chance de se inscrever.

Link

5 – A Blubrry lançou recentemente o Vid2Pod, uma nova plataforma que converte listas de reprodução do YouTube em podcasts de áudio, de forma simples e acessível.

A interface é bastante intuitiva, então os usuários podem importar suas listas de reprodução e converter vídeos em áudio com poucos cliques, eliminando a necessidade da conversão individual de cada vídeo. O Vid2Pod também oferece várias opções de personalização, como formato de áudio, qualidade do arquivo e metadados.

Se for usada do jeito certo, a ferramenta serve não só pra criar arquivos de áudio, mas também pra alcançar novas audiências. A gente vai falar mais sobre isso no futuro.

Link

6 – E na última semana, executivos da Acast e da Global WedIndex se reuniram com o parlamento do Reino Unido pra discutir sobre o futuro da propagação de notícias, especialmente no áudio e nas redes sociais.

Lá no Reino Unido, assim como aqui no Brasil, as fake news estão sendo um problema mais sério a cada dia, então surge a necessidade desses debates sobre responsabilidade e confiança na disseminação das notícias.

Na mesa da discussão, a Acast falou sobre o podcasting, que já é uma mídia estabelecida, e que continua com altos índices de confiança do público, especialmente por ser uma mídia democrática. Quem tem algo a dizer, pode dizer.

Porém, também foi comentada a diminuição de podcasts independentes na região – especialmente porque hoje em dia se espera um nível de qualidade que não é mais possível de alcançar com qualquer equipamento ou gravação caseira, como a gente falou lá no início do programa.

Link

E MAIS:

7 – A empresa Auddia, de inteligência artificial e tecnologias em áudio, anunciou um novo financiamento de 3,5 milhões de dólares, ao vender mais 1,3 milhão de dólares de ações comuns.

A venda de ações acontece pra financiar melhorias na plataforma, como aprimoramento de IA, Reprodução Contínua e a ferramenta Advance+.

Com essa injeção de capital, a empresa agora têm mais de 2 milhões de ações comuns em circulação até o fechamento desse episódio.

Link

8 – E o PodMatch, um serviço que combina convidados e anfitriões de podcast ideais para gravar juntos – basicamente um Tinder entre apresentador e convidado – adicionou recentemente um novo recurso que alerta os anfitriões e convidados sobre possíveis cobranças por entrevistas.

Tem sido cada vez mais comum ver celebridades e profissionais influentes cobrando pra participar de podcasts, então o aviso do PodMatch evita uma surpresa.

Agora, ao enviar uma mensagem para alguém conhecido por cobrar, os usuários vão receber um aviso na caixa de mensagens. Como será que é esse aviso? “Ó, esse daí vai pedir o pix, hein”?

Enfim. Junto com o anúncio, o CEO do PodPros Alex Sanfilippo aproveitou a deixa pra incentivar o pessoal a não cobrar pela presença em podcasts. Ou, se for necessária a cobrança, que ela seja feita depois que a pessoa recebe o convite. Eu me pergunto como é que tá a situação lá fora. O pessoal tá se convidando pro podcast dos outros e ainda cobra por isso? É difícil de entender.

É por isso que aqui a gente foca (pelo menos até agora) em manter uma podosfera saudável e colaborativa.

Link

9 – E por falar em colaboração, na semana passada a gente perguntou na nossa Caixa de perguntas do Instagram há quanto tempo os nossos ouvintes escutam e consomem podcast. Segundo as respostas recebidas, tem quem seja da velha guarda e já escute podcast há 14, 15 anos, mas também o público mais novo, que começou na pandemia e nunca mais parou.

Agora, na Caixa de Perguntas dessa semana, a pergunta é sobre as suas preferências pessoais como ouvinte: Quais são seus gêneros ou temas preferidos de podcast?

O nosso Instagram é o @pod.noticias e o link vai estar na descrição desse episódio, então segue a gente por lá e não deixa de participar das mini pesquisas que a gente faz toda semana, porque a interação é bem legal.

Como sempre, a caixinha de perguntas vai ficar no ar por 24h nos nossos stories, então acessa lá pra participar o quanto antes.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

10 – A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), lançou o Abincast, um podcast institucional pra se aproximar da sociedade, melhorar sua imagem e explicar com detalhes as suas atividades.

É interessante que o Abincast esteja sendo lançado bem no meio das investigações sobre a atual política da Abin, incluindo a criação de uma “Abin paralela” durante o governo Bolsonaro e os vários escândalos que a instituição teve nos últimos anos. Curioso, no mínimo…

O primeiro episódio do Abincast falou sobre o extremismo violento motivado por ideologia, apresentado por agentes da Abin e ensinando o protocolo de prevenção contra atos extremos.

Apesar dessa busca pela transparência e dessa aproximação com as pessoas, o podcast da Abin foi recebido com críticas. É aquele clássico meme: esperava flores, recebeu tiros. O maior desafio da instituição agora é convencer o público que trabalha com ética e respeita os direitos individuais no setor de inteligência.

Link

11 – No dia 21 de março estreou o podcast pernambucano “Quando Eu Era Criança”, apresentando as profissões para o público infantil. Roteirizado e dirigido por Filipe Carvalho e Márcio Andrade, o programa conta com a apresentação de Andréa Veruska e Wagner Montenegro e vai receber mais de 40 convidados de áreas como cozinha, veterinária, redes sociais, política, artes visuais e futebol.

Os episódios, de 15 a 20 minutos, vão ao ar nas segundas e quintas-feiras, apresentando entrevistas com os profissionais sobre suas rotinas de trabalho e memórias de infância. O primeiro episódio, “O que faz um bailarino?”, já está disponível no Spotify.

Link

12 – E as lendas do basquete LeBron James e JJ Redick lançaram na última semana o podcast “Mind the Game”, um programa pra falar sobre basquete, sem filtros, sem subjetividade e sem patrocínios – que é justamente pra eles poderem falar o que quiserem, sem medo da mão invisível do investidor. Indo na contramão de outros podcasts esportivos, o Mind The Game procura ter uma abordagem mais profunda sobre o jogo de basquete de verdade, comentado por jogadores de verdade.

Cada episódio tem mais ou menos uma hora de duração, e já está disponível tanto no YouTube quanto em todas as principais plataformas de podcast. Os lançamentos vão acontecer toda semana às terças-feiras.

Link

13 – E nesse episódio também tem lançamento de equipamentos, daquele jeito que nós produtores de podcast gostamos. A Zoom, uma gigante japonesa da fabricação de aparelhos de áudio, anunciou nesse mês o lançamento da linha “Zoom Essentials”, que inclui os gravadores Zoom H1, H4 e H6, agora com capacidade de gravação de 32 bits flutuantes, o que elimina a necessidade de ajustar os níveis de ganho e evita os picos de áudio.

Os novos gravadores apresentam também aumento na capacidade de memória – que agora podem ter até 1TB de armazenamento -, telas LED coloridas, design elegante e acessibilidade com menu audível. O lançamento da nova linha está previsto para o segundo trimestre deste ano, com preços que variam de 99 a 299 dólares dependendo do produto e do modelo.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E a nossa recomendação nacional dessa semana vai para o Oxigênio Podcast, que além de podcast, é também um programa de rádio sobre ciência, tecnologia e cultura produzido pelo Laboratório de Jornalismo da Unicamp em parceria com a Rádio Unicamp.

O programa apresenta vários conteúdos legais sobre divulgação científica, e recentemente lançou a série “termos ambíguos”, onde uma bancada discute sobre a origem de alguns termos que acabam caindo na boca do povo, como “racismo reverso”, “ideologia de gênero” e “cristofobia” por exemplo.

O Oxigênio Podcast publica novos episódios quinzenalmente, pelo menos durante o ano letivo, e está disponível em todas as principais plataformas de podcast.

Então assina o podcast no seu agregador preferido, que é pra não perder nada dessa nova série que vai esmiuçar todos esses termos ambíguos que a gente vive ouvindo nos debates políticos atuais.

Link

E assim a gente fecha esta oitava edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Page do Linkedin
Instagram
Canal público do Telegram

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.