Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!
Hoje é segunda-feira, dia 13 de maio de 2024 e esta é a nossa décima terceira edição!
Sabia que você pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias? Se você tem uma marca, produto ou serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pra gente no contato@podnoticias.com.br, que a gente vai ter o maior prazer em conversar com você. Além disso, se você quiser colaborar com a gente, mandar texto, mandar pauta, também é muito bem-vindo, e pode fazer isso através do mesmo e-mail.
1 – A gente começa a edição de hoje com uma análise mundial sobre o podcasting que colocou o Brasil em evidência: de acordo com os dados mais recentes da empresa YouGov de pesquisa em marketing, os ouvintes de podcast em 2024 se comportam de formas muitos diversas ao redor do globo.
Em geral, de todos os consumidores entrevistados no mundo, 40% afirmaram que ouvem podcasts por mais de uma hora por semana, e cerca de 10% dos entrevistados dedicam mais de 10 horas semanais a esse tipo de conteúdo.
Quando a gente foca na pesquisa que foi feita na América Latina, os destaques são o Brasil e o México, já que quase metade dos mexicanos e brasileiros são ouvintes assíduos de podcast – são 48% no México e 44% aqui. Os colombianos aparecem um pouco atrás, com 37% da população sendo ouvinte. Aqui no Brasil, considerando que o país tem mais de 200 milhões de pessoas, o número de ouvintes de podcast é de aproximadamente 90 milhões.
Com esse número de ouvintes, o Brasil garante fácil a liderança na América Latina. Agora a meta é ser campeão mundial!
2 – E olha só o alerta de processinho: na semana passada o apresentador Andrew Hickey, do podcast “A History of Rock in 500 Songs” anunciou que o seu podcast estava sendo plagiado em outra língua. Segundo ele, um outro podcaster conhecido como “Capitão Diligaf” estava copiando o seu conteúdo e traduzindo pro francês.
E não é só isso, o podcast que supostamente plagia o conteúdo do Andrew, tem uma página no Patreon que está monetizando esse conteúdo a mais de 2 anos. O Hickey ainda falou que não é só uma questão de se inspirar, mas de copiar na cara dura mesmo, palavra por palavra. Pra deixar a situação do Diligaf ainda mais complicada, isso tá acontecendo até com o conteúdo premium do podcast do Andrew, que ele disponibiliza pros seus ouvintes através de assinatura.
Com isso, o Andrew deu um ultimato pro cara: ele tinha até segunda-feira – que no caso é hoje – pra tirar os episódios plagiados do ar e pedir desculpas publicamente. Se isso não acontecesse, medidas legais seriam tomadas.
Até o momento do fechamento desse episódio, o Diligaf não deu nenhuma declaração sobre as acusações de plágio, mas desativou a sua conta do Twitter. E quem tá na internet a tempo suficiente, já sabe que isso não é lá o melhor sinal de inocência…
3 – E o ranking do Podtrac sobre as empresas de podcast mais influentes de abril de 2024, já está disponível para consulta no site. Alguns destaques das classificações desse mês, foram
- que a Libsyn foi incluída no ranking dos Estados Unidos;
- a empresa US UMA teve o maior aumento entre todos os participantes do ranking, comparado ao mês anterior;
- a rede global Sonoro teve um bom desempenho em downloads, streams e visualizações globais comparado a março;
- e o selo iHeart agora está listado como o número 1 no ranking global, com mais de 50% de vantagem sobre o Acast, que era o líder anterior.
Nos Estados Unidos, a Libsyn Ads estreou em terceiro lugar entre os editores, enquanto o podcast The Daily reassumiu o primeiro lugar de mais ouvido, superando o News Now da NPR – que tinha desbancado o Daily no ranking passado. Mais uma vez, os podcasts mais escutados do mundo foram sobre notícia e geopolítica.
AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:
4 – Foi lançado no dia 7 de maio o programa de rádio “Comunicação Universitária em Rede – Emergência Climática Rio Grande do Sul”, produzido por um coletivo de universidades federais. O programa é transmitido ao vivo do estúdio da Rádio UF São Carlos, das cinco às cinco e meia da tarde, e depois é disponibilizado como podcast nos agregadores, podendo ser compartilhado com emissoras públicas de todo o país.
A iniciativa é uma mobilização de cientistas e da comunidade das Instituições Federais de Educação Superior, e o objetivo do projeto é fornecer informações diárias sobre a situação climática no Rio Grande do Sul, incluindo previsões do tempo, cuidados com a saúde e formas de contribuir com doações e trabalho voluntário – além de combater as fake news que surgem no cenário da tragédia.
Sugestões de pautas e informações úteis para o programa podem ser enviadas pra eles por e-mail ou pelo WhatsApp. Você também pode seguir o núcleo de informação da Universidade Federal de São Carlos no Instagram, no arroba @ufscaroficial e acompanhar sempre que um novo episódio for postado.
5 – E ainda falando sobre esse assunto, que infelizmente não parece estar perto de acabar, o podcast Café da Manhã discutiu essa semana a atenção à saúde mental durante tragédias climáticas, como a do Rio Grande do Sul, que já teve mais de 113 óbitos até agora.
Conforme tem sido noticiado, o sistema de saúde do Rio Grande do Sul está sobrecarregado, com hospitais fechados e dificuldades de acesso aos pacientes. Especialistas alertaram que é possível que haja falta de remédios e insumos básicos nos hospitais, além do aumento de doenças causadas pela exposição à água impura.
Nesse contexto, o episódio da última quarta-feira do Café da Manhã entrevistou os psicólogos Lucas Bandinelli e Júlia Schäfer, que fazem parte de um grupo que têm desenvolvido protocolos para assistência à saúde mental. A iniciativa envolve o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a Sociedade Brasileira de Psicologia, a Associação de Psiquiatras do Rio Grande do Sul e o Telessaúde RS.
Esse e outros episódios do Café da Manhã estão disponíveis em todos os principais agregadores de áudio e no site da Folha de São Paulo.
6 – De acordo com o monitoramento do Buzzsprout, o Spotify alcançou a posição de plataforma de podcast mais popular em termos de downloads.
Embora o Spotify sempre tenha sido reconhecido como líder em número de ouvintes, essa mudança nos downloads é um marco, porque foi a primeira vez que ele ultrapassou o Apple Podcasts nesse aspecto. O Apple Podcasts, por padrão, sempre fez o download dos episódios automaticamente, o que torna essa conquista do Spotify ainda mais notável. No entanto, não dá pra esquecer que o Apple Podcasts mudou a automação dos downloads nas últimas atualizações, e isso com certeza impactou nesse resultado.
Segundo uma análise do Podnews, o Spotify representa hoje 36% dos 108 milhões de downloads mensais registrados pelo Buzzsprout, seguido pelo Apple Podcasts com 33%.
E MAIS:
7 – O podcast já foi uma mídia dominada por homens, mas nós estamos acompanhando a revolução feminina no áudio.
Vários programas femininos estão tendo tanto sucesso, que batem de frente com as mídias tradicionais, inclusive a TV. Esses podcasts, mais íntimos e descontraídos, estabelecem uma conexão muito genuína com o público, especialmente o feminino, e cada vez mais podcasts produzidos por mulheres vão sendo criados.
Um exemplo bem claro disso é a Natália Ariede, ex-repórter da Globo, que decidiu se retirar da TV pra investir no seu podcast, “Você Não É Todo Mundo”. E lembrando aqui: a Natália tinha 17 anos de trabalho na TV. Não é pouca coisa, não.
O podcast é produzido em parceria com a Globo e está disponível em várias plataformas digitais, falando de assuntos como parentalidade e desafios vividos por pais e mães. Embora ela tenha admitido que sente um pouco de falta de trabalhar na TV, a Natália não se arrepende de ter pedido demissão e migrado para o podcast, que é uma mídia que deu pra ela mais autonomia e liberdade profissional.
8 – Se você é um usuário do PocketCasts no iOS, pode ter experimentado na semana passada alguns crashes no aplicativo, e vários períodos de instabilidade. Os problemas foram percebidos por vários ouvintes, e prontamente identificados pela equipe de desenvolvimento do app.
Os desenvolvedores do Pocketcasts, que já são conhecidos pela dedicação à experiência do usuário e posicionamento nas redes, ao serem informados dos bugs, começaram a trabalhar na mesma hora para restaurar a funcionalidade do aplicativo.
Depois de um tempo, a equipe anunciou via X (Twitter) que parte do problema foi resolvido com uma atualização recente do aplicativo. Então se você não atualizou o PocketCasts e ainda está com esse problema, já sabe como tentar resolver.
9 – E agora uma notícia “É mole?” que veio direto do mundo esportivo.
O jogador de basquete dos Bucks, Patrick Beverley, fez manchetes na última semana por ter se recusado a dar entrevistas a repórteres que não fossem inscritos no podcast dele. E de acordo com Jack Maloney, redator da NBA e da CBS Sports, isso não é algo novo; parece que o Patrick já tinha, mais de uma vez, se recusado a falar com qualquer pessoa da sua equipe em Milwaukee que não fosse assinante do seu podcast.
A controvérsia começou logo depois de uma derrota decisiva dos Bucks para os Pacers. No vestiário, o Patrick estava respondendo à pergunta de um repórter, quando ele mesmo se interrompeu e perguntou pra uma produtora da ESPN: “Você assina meu podcast?”.
A produtora, Malinda Adams, disse que não – e ele se recusou a continuar a entrevista. Todo mundo ficou tão indignado, que os colegas de trabalho e a própria ESPN se manifestaram nas redes dando apoio à Malinda. Alguns dias depois, o Beverley acabou pedindo desculpas.
Então fica a dica: talvez a pressão não seja a melhor forma de conseguir novos ouvintes pro seu podcast.
HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:
10 – A gente tá vendo em tempo real o impacto que as mudanças climáticas estão causando, com as enchentes do Rio Grande do Sul e agora também no Maranhão. Esse é o momento em que todos devem ajudar as vítimas de todas as formas possíveis, e a podosfera brasileira não está decepcionando.
Ao longo de toda a semana passada, várias personalidades do podcast no Brasil usaram as suas plataformas pra divulgar informações, organizações governamentais e não-governamentais, criar vaquinhas e oferecer trabalho voluntário no resgate das vítimas: Déia Freitas, os meninos do PodPah, a Ira Croft, o Jovem Nerd, nós mesmos da Rádiofobia… Felizmente é tanto nome, que não daria pra falar de todo mundo nesse programa.
Você também pode fazer a sua parte. O governo do Rio Grande do Sul está recebendo doações em PIX, organizações como a SOS Enchente também estão, e caso você não possa contribuir com dinheiro, sempre pode separar aquelas roupas que não usa mais, alguns produtos de limpeza que não estiver usando, galões de água potável, e deixar na agência dos Correios mais próxima. Lembrando que o mínimo pra nós pode ser o máximo pra quem precisa, então vamos ajudar.
11 – Quem acompanha o Pod Notícias já sabe que os podcasters brasileiros que moram no Japão são extremamente unidos, formando o chamado coletivo Podosfera Nipo-Brasileira. O podcast no Japão tem tido cada vez mais atividades, então hoje a gente vai inaugurar um novo quadro mensal aqui no Pod Notícias, chamado “O Podcast no Japão“, produzido e apresentado pelo meu amigo Carlinhos Vilaronga, da Nabecast! Fala, Carlinhos!
CARLINHOS: Olá Leo e amigos do Pod Notícias!
Passando para compartilhar um pouco do que aconteceu na podosfera brasileira no Japão durante as primeiras semanas de primavera.
Summit Japan Br:
No dia 7 de abril, a cidade de Chiryu, em Aichi, recebeu o Summit Japan Br.
A atriz Danni Suzuki foi a convidada especial do evento e durante o ciclo de palestras dividiu o palco com empresários, empreendedores e educadores brasileiros da comunidade brasileira no Japão.
Entre as mídias parceiras, estavam o videocast CastBrother e a Nabecast, produtora especializada em podcasts em áudio. O que é um sinal de que o podcast já conquistou seu espaço na comunicação entre os brasileiros no Japão.
Exposição Arte Brasil 2024:
Entre os dias 9 e 14 de abril, a cidade de Hamamatsu, em Shizuoka, foi palco da Exposição Arte Brasil 2024.
A exposição é uma iniciativa do Coletivo Arte Brasil. O podcast Mochiyori que aborda temas como bem-estar e desenvolvimento pessoal esteve no evento e gravou vários episódios conversando com os artistas.
Pod’Café – Edição de Primavera:
No domingo, dia 14 de abril, no horário do Japão, rolou a edição de primavera do Pod’Café. O encontro é uma iniciativa do Coletivo Podosfera Nipo-brasileira.
A publicitária Nina Morelli, fundadora da Agência Onda, bateu um papo com podcasters e empreendedores, compartilhando informações e conceitos para ajudar com planejamento estratégico da comunicação nas redes sociais.
Para finalizar, registro aqui meus parabéns às equipes dos podcasts Dropzilla e Otaku no Kissaten por terem ultrapassado nas últimas semanas a marca de 100 episódios publicados.
Carlinhos Vilaronga da cidade de Kosai na província de Shizuoka, exclusivo para o Pod Notícias.
SOBRE LANÇAMENTOS:
12 – O jornalista e artista Daniel Setti lançou o podcast Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos, baseado no seu livro de mesmo nome, publicado pela Autêntica Editora em 2023.
O podcast apresenta seis episódios dedicados a álbuns icônicos do pop internacional das últimas seis décadas, falando sobre a história e a importância desses trabalhos pra música.
No programa, são apresentados diversos gêneros musicais, rock, indie, enfim, e são exploradas as conexões entre a arte, a sonoridade e o contexto histórico e social de cada álbum – e década. O podcast já está disponível em todas as principais plataformas de áudio.
13 – E o Canal Saúde também lançou o seu novo podcast, o Giro Saúde, em formato jornalístico. O programa faz um apanhado das principais notícias da área da saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Fiocruz de Notícias.
Os episódios vão ter mais ou menos 15 minutos de duração, com informações atualizadas até o final da semana, disponível nas principais plataformas de áudio e no site do Canal Saúde. Além disso, o podcast também vai ser divulgado no Boletim da Agência Fiocruz toda sexta-feira.
No primeiro episódio já foi falado sobre a expansão da vacinação contra a gripe, o panorama da dengue no Brasil e o prazo para adoção do novo padrão de rótulos de alimentos. Não deixa de conferir, porque informação sobre saúde pública nunca é demais.
RECOMENDAÇÃO NACIONAL:
14 – E a nossa recomendação nacional desta semana é também um convite pra um pouco de reflexão e muito bom humor: é o podcast Nu Aleatório, apresentado pelo Paulo Lima e pelo Marco Túlio.
Esses dois são brasileiros que vivem em Portugal e mergulham em todo tipo de assunto fora do comum. Além disso, eles se descrevem como apaixonados por música, escrita e comédia stand-up. Os papos do Nu Aleatório já foram de filósofos da Grécia antiga, até uma realidade paralela onde a internet deixou de existir. Pra você ver que “aleatório” não é só no nome, não.
O Nu Aleatório é um podcast que – segundo os apresentadores! – você não pediu, provavelmente não precisava, mas que você merece. O programa está disponível em todas as principais plataformas de áudio e também no YouTube.
E assim a gente fecha esta décima terceira edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!
Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
– Page do Linkedin
– Instagram
– Canal público do Telegram
Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
– Spotify
– Apple Podcasts
– Deezer
– Amazon Music
– PocketCasts
O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
– Camila Nogueira – arte
– Eduardo Sierra – edição
– Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
– Leo Lopes – direção geral e apresentação
– Thiago Miro – pesquisa
– Carlinhos Vilaronga – coluna “O Podcast no Japão”
Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.