Pod Notícias 014 – Os impactos da ascensão dos vídeos na indústria de podcasts

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 20 de maio de 2024 e esta é a nossa décima quarta edição!

Sabia que você pode anunciar com a gente aqui no Pod Notícias? Se você tem uma marca, produto ou serviço e quer atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil, manda um e-mail pra gente no contato@podnoticias.com.br, que a gente vai ter o maior prazer em conversar com você. Além disso, se você quiser colaborar com a gente, mandar texto, mandar pauta, também é muito bem-vindo, e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – E a gente começa o programa de hoje pela nossa manchete, a gente vai falar um pouco sobre o impacto que os videocasts causaram na podosfera nos últimos anos.

Não é novidade que os podcasts adotaram o vídeo como uma extensão da mídia, mas a gente não fala tanto sobre “como” e “por quê” isso aconteceu. Os principais motivos são três: o aumento de podcasts apresentados por celebridades, a “tiktokização” dos conteúdos online (com drops curtos de conteúdo) e a necessidade de renda do criador de conteúdo. Além disso, é inegável que os clipes de vídeo nas redes sociais melhoram a descoberta de podcasts, que mesmo aqui, em 2024, não é lá essas coisas, ainda é tudo muito manual.

Com isso, plataformas como YouTube e Spotify começaram a investir em recursos para podcasts em vídeo, aproveitando o crescimento do formato. Quanto à monetização, o podcaster acaba tendo um ganho melhor no videocast, por conta das taxas mais altas de anúncios em vídeo. No entanto, a produção de vídeos gera custos adicionais, fora o desafio que é se destacar em um mercado que pode já estar ficando um tanto quanto saturado. Então a gente tem que pensar se vale a pena.

Bom, agora a gente quer saber de você: Você prefere podcasts só em áudio, ou podcasts que também tenham vídeo? Essa é a enquete da semana que está de volta lá no nosso Instagram, @pod.noticias, e você pode participar através da interação nos nossos stories. Como sempre, a enquete vai ficar no ar por 24 horas, então corre lá pra dar a sua opinião sobre esse tema que continua tão relevante pro nosso trabalho como profissionais da podosfera.

Link / Instagram

2 – O Megaphone, plataforma de hospedagem de podcasts do Spotify, anunciou que a partir de 1º de julho de 2024 os editores não vão mais poder definir preços mínimos para anúncios vendidos pela Spotify Audience Network. A notícia veio logo depois da empresa perder sua certificação pelo IAB.

Segundo o boletim The Download, essa mudança pode limitar a capacidade dos editores de maximizar sua renda, embora ainda possam controlar suas estratégias de monetização com campanhas vendidas de forma direta.

Em outra frente da empresa, o Spotify criou uma nova métrica no painel de podcasts: “horas de consumo”, que mostra o total de horas que os ouvintes investiram em podcasts desde o começo do ano. Isso facilita o acesso dos podcasters aos dados de escuta do seu público, ajudando a criar métricas derivadas e medir com mais exatidão o sucesso dos podcasts, com base no tempo e atenção dos seus ouvintes.

Dá uma olhada no seu painel do Spotify pra conferir, porque essa atualização já chegou no Brasil pra algumas pessoas.

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3 – E de acordo com o primeiro relatório The Media Distributor Gauge da Nielsen, o YouTube é responsável por 9,6% da visualização de conteúdos na TV em todo o mundo.

O The Gauge é o primeiro relatório de comparativos de mídia convergente sobre TV no mundo todo. A pesquisa cobre o que as audiências estão assistindo, contando com transmissões, TV à cabo e streamings em telas de televisão.

Na versão inaugural do relatório, quem liderou o ranking foi a Disney, com 11,5% da audiência, impulsionado pelos streamings Disney Plus e Hulu, responsáveis por 42% da sua participação.

Ainda assim, o YouTube ter aparecido no segundo lugar é um dado curioso. Ainda é cedo pra discutir os dados do relatório, já que por enquanto a gente só tem um, mas é muito interessante ver como a internet “se infiltrou” e começou a dominar uma mídia tradicional como a TV.

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AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – O Headliner anunciou através da sua newsletter uma nova funcionalidade da plataforma. Agora, os usuários podem legendar episódios de até 4 horas de forma totalmente gratuita.

Para criar as legendas, o primeiro passo é gerar a transcrição do episódio e fazer todos os ajustes necessários no texto – isso é o básico.

Depois de finalizar o texto, no processo de exportação, o usuário seleciona a opção de “audiograma”. Nas configurações finais, o podcaster deve escolher o formato do audiograma, entre story, posts e YouTube, por exemplo, e selecionar um dos templates oferecidos pela plataforma.

Depois disso, é só exportar e pronto. Audiograma prontinho, legendado, bonitinho. Só tem que ter bastante atenção nos ajustes de texto, mesmo, porque uma vez que o vídeo do podcast for exportado, não dá mais pra alterar a legenda, aí tem que fazer o processo todo de novo.

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5 – Também na última semana, usuários do Sonos se queixaram no Reddit sobre uma grande insatisfação gerada com a última atualização do app.

Se você não conhece o Sonos ou nunca ouviu falar, eles são uma empresa de tecnologia conhecida por seus sistemas de áudio doméstico, como alto-falantes inteligentes e sistemas de som multiroom. Mas, além disso, eles também oferecem um aplicativo para controlar esses dispositivos e acessar diferentes serviços de música e podcasts.

Nos últimos dias, porém, os clientes da empresa têm reclamado que o aplicativo está matando a experiência de ouvir podcasts. As reclamações incluem problemas como conexão instável com o Pocket Casts, o sumiço dos botões de avançar 30 segundos e retroceder, a ausência de uma linha do tempo em alguns podcasts e a perda das coleções fixadas para gerenciar ouvintes e novos lançamentos.

Eu não uso o Sonos, mas pelas reclamações dos usuários, tá aquela bagunça. Até o momento do fechamento desse episódio, a empresa não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto e a thread do Reddit com as reclamações se mantém aberta – com os ouvintes torcendo pra essa atualização ser só um teste que deu errado.

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6 – E a Edison Research divulgou a lista dos 50 melhores podcasts nos Estados Unidos com base no alcance do primeiro trimestre de 2024.

O ranking é baseado em entrevistas contínuas com mais de 5 mil ouvintes semanais de podcasts nos Estados Unidos, medindo o alcance em relação ao público, em ouvintes com mais de 13 anos.

O Top 3 continua se alternando entre os programas The Joe Rogan Experience, Crime Junkie e The Daily.

Das surpresas dessa edição, a mais inesperada foi o quarto lugar ter ficado com o programa New Heights dos irmãos Kelce – que a gente já citou aqui no Pod Notícias. Deve ser o efeito Taylor Swift dando as caras novamente, já que o desempenho do programa foi muito expressivo no último trimestre de 2023, quando o relacionamento do Travis Kelce e da Taylor Swift estava em alta no mundo das fofocas de celebridades.

A lista completa dos podcasts mais populares dos Estados Unidos está disponível no blog da Edison Research.

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E MAIS:

7 – No Reino Unido, 20 empresas de mídia assinaram uma carta aberta à secretária de cultura Lucy Frazer, alertando sobre os impactos negativos de incluir publicidade nos podcasts e áudios sob demanda da BBC.

A situação é bem complexa, porque a BBC foi criada pra suprir o interesse público, e já é financiada por impostos e taxas de licença.

A carta alega que se a BBC começar a incluir anúncios nos podcasts, vai prejudicar outras empresas que dependem de anúncios, enfraquecer o financiamento da emissora e abrir precedente pra que mais serviços da BBC também comecem a vincular publicidade.

O documento conta com as assinaturas da Audioboom, Bauer, Channel 4, e outros. O pedido é que o governo aja rapidamente e acione o regulador de mídia Ofcom.

O Matt Payton, CEO da Radiocentre ainda disse que “o público não espera publicidade em torno do conteúdo da BBC, que já pagou através da taxa de licença. A emissora recebe um financiamento público e não deveria procurar publicidade adicional.”

Uma situação complicada, vamos ver como a questão se desenrola.

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8 – O jornalista Hedley Thomas, criador e responsável pela série investigativa Shandee’s Story, está sendo processado por difamação no seu podcast de true crime.

Quem abriu o processo foi John Peros, ex-namorado da vítima de assassinato Shandee Blackburn, que já foi considerado suspeito do crime, mas acabou sendo absolvido em 2017. Ele alega que o podcast do Hendley está causando danos a sua reputação, porque durante a investigação do caso, no episódio de número 13, o podcast sugere a participação do John no assassinato da namorada.

A audiência para discutir a questão dos danos à reputação do John, está marcada para o dia 29 de julho. Caso o processo vá a julgamento, pode se estender por várias semanas. O argumento central da defesa pode se concentrar na “busca pela verdade” e no “interesse do público” sobre o caso.

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9 – E o novo proprietário do aplicativo Castro, Dustin Bluck, compartilhou no blog da empresa um resumo das melhorias implantadas desde a sua aquisição no começo desse ano.

Alguns problemas resolvidos foram sideloading, inconsistências de temas, feeds duplicados e erros de atualização.

As principais melhorias até agora foram no backend e elas resultaram em atualizações mais rápidas para podcasts populares no Castro. Também foram implantadas melhorias no CarPlay, que agora é mais acessível e mais otimizado.

Agora, a prioridade das futuras correções no aplicativo são em questões de reprodução e na interface do player. No final do texto, ele ainda publicou uma vaga de emprego pra desenvolvedor júnior. Acho que dá pra gente assumir que a nova direção do Castro está trabalhando mesmo em fortalecer o app.

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HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – Se você pensa que o podcast tem que ser gravado sempre em casa ou em um estúdio, a jornalista acreana Indira Queiroz não concorda. Como alguns outros criadores de conteúdo, ela também entrou no movimento de gravar podcasts… no bar. Olha aí. Eu já fiz isso, muitos anos atrás.

Desde outubro do ano passado, a Indira, que além de jornalista também é assessora parlamentar, têm gravado o programa “PodBar Prosa&Boemia” em bares de Manaus.

O formato foi pensado pra ser diferente mesmo, o intuito é oferecer entrevistas descontraídas com músicos e artistas locais, nos lugares em que eles estão mais confortáveis. Com seu jeitinho boêmio, a apresentadora abraça talentos esquecidos, como cantores, garçons, barmans e todos os artistas locais que muitas vezes passam despercebidos.

Além disso, a Indira usas essas oportunidades pra escrever sobre os bares e restaurantes, para gerar uma visibilidade online. Esse é mais um exemplo de como o podcast é muito mais do que uma caixinha fechada de regras – muito pelo contrário, ele pode ser um meio de aproximar as pessoas e, é claro, criar conexões.

O PodBar está disponível no Spotify e no YouTube, mas também dá pra acompanhar o trabalho da Indira no Instagram e no Facebook.

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11 – E a gente sabe que quem faz a mídia não são só os podcasters, existe uma cadeia enorme de trabalhos por trás do podcast no Brasil. Roteiristas, jornalistas, editores, produtores de música, enfim. E hoje e a gente vai falar sobre uma colega nossa dos bastidores que resolveu se aventurar na frente do microfone! A Andressa Isfer, nossa amiga, que já trabalhou com a equipe do Pod Notícias, lançou na última semana o seu podcast “Passaporte pro Crime“.

A ideia do projeto surgiu ano passado, enquanto ela estava fazendo um mochilão pela Europa e foi ouvindo histórias de suspense e crimes reais nos lugares por onde ela passava. O programa fala (obviamente) sobre true crime, mas também dá dicas pra quem planeja visitar esses lugares – na melhor combinação de história e entretenimento, com dicas de viagem.

O Passaporte pro Crime da Andressa já está disponível no Spotify e no YouTube. Então assina no seu feed pra dar uma força, porque a gente tem plena confiança que esse vai ser mais um trabalho que ela faz com muito capricho.

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E AINDA FALANDO DE LANÇAMENTOS:

12 – O Tribunal Superior Eleitoral lançou o podcast “Democracia Sob Ataque“, que fala sobre o impacto das fake news na democracia.

O programa conta com especialistas discutindo como a desinformação influencia o cenário político, e quais são as medidas adotadas pelo TSE para combater esse problema, com entrevistas com figuras como Christian Dunker, Wagner Lara de Machado e muito mais.

O primeiro episódio introduziu o tema das fake news e o seu impacto nas redes sociais. Democracia Sob Ataque é um podcast semanal, que já está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

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13 – Em paralelo, a Rádio Senado lançou o podcast “O Bê-á-Bá da IA: inteligência artificial de um jeito simples“, apresentado pelo professor Fernando Melo, fundador da comunidade Machine Learning Brasília.

O podcast aborda a importância da inteligência artificial no cotidiano, seu impacto na economia e como a tecnologia molda o futuro. O professor Fernando defende que a IA empodera os humanos e aumenta a produtividade, além de ela já fazer parte do dia a dia das pessoas, então o objetivo dele é explicar alguns conceitos sobre a inteligência artificial de forma simples e acessível.

O Bê-á-Bá da IA é transmitido todas as quintas-feiras no Conexão Senado, das 7h às 9h da manhã, e está disponível nas principais plataformas de podcast.

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14 – E o último lançamento que a gente vai falar aqui hoje, não é de podcast e nem de equipamento: é de filme. O streaming da Max lançou na semana passada o filme “O Podcast“, protagonizado por Lily Sullivan.

O filme conta a história de uma jornalista desacreditada que começa a trabalhar em um novo projeto: um podcast que investiga fenômenos inexplicáveis. A sua vida toma um rumo inesperado quando ela descobre uma série de ocorrências misteriosas envolvendo “tijolos pretos” que surgem ao redor do mundo. Conforme ela se aprofunda na investigação, a linha entre a realidade e a paranoia começa a se confundir, e ela começa a questionar a sua própria sanidade.

Esse é o terceiro filme que eu já vi por aí em que ‘podcaster’ é uma profissão legítima. Será que chegamos na era da nossa glamourização? Eu sempre digo que o podcaster agora é o novo detetive. A única preocupação que eu tenho, é que desses três filmes que eu vi com podcasters, dois são de terror, e eu tenho medo de filmes de terror. Não sei o que Hollywood quer dizer com isso, mas eu tenho medo disso também…

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RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

15 – E na nossa recomendação nacional da semana não vai ser pra um, nem pra dois, nem pra três, mas sim pra QUATRO podcasts que fazem parte do Portal Refil, um site muito legal e completo sobre cinema, sobre séries e entretenimento em geral.

Os podcasts são o “CO2“, que publicado às segundas-feiras, o “QueIssoAssim” e o “Livros em Cartaz“, que são publicados na quarta, e o “Reflix“, que vai ao ar à sextas-feiras.

Essa força-tarefa é feita a 12 mãos: três dos programas são apresentados pelos amigos Artur Boni, meu irmão Bruno Laganá, meu querido amigo Baconzitos e o Plínio Perrú, e o quarto da lista, que é o Livros em Cartaz, é apresentado pela Andreia D’Oliveira e a Gabi Idealli.

Todos os programas podem ser ouvidos no feed único do Portal Refil, e você pode esperar todos tipo de conteúdo bom e bem feito, dentro da temática do cinema: tem muito humor, comentários sobre filmes antigos, lançamentos, notícias, obras literárias e suas adaptações, e muito mais.

Como todo bom podcasts, os programas do Portal Refil estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e podem ser assinados no seu agregador de podcast preferido. É obrigatório, então não deixa de conferir.

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E assim a gente fecha esta décima quarta edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à transcrição e os links das fontes de todas as notícias deste episódio!

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O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

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