Pod Notícias 022 – YouTube ultrapassa Spotify e Apple Podcasts nos EUA

Olá, eu sou Leo Lopes e está no ar o POD NOTÍCIAS, a sua dose semanal de informação sobre o mercado de podcasts no Brasil e no mundo!

Hoje é segunda-feira, dia 15 de julho de 2024 e esta é a nossa vigésima segunda edição!

Você já sabe que a gente tem um site novinho, com template moderno e totalmente responsivo, que você pode acessar em podnoticias.com.br, né? Sabia que você pode também anunciar a sua marca, produto ou serviço com a gente aqui no Pod Notícias – tanto no podcast como no nosso site – e atingir um público qualificado que se interessa pelo podcast aqui no Brasil? É só mandar um e-mail pro contato@podnoticias.com.br, que nós vamos ter o maior prazer em conversar com você sobre todas as opções de publicidade. E caso você queira colaborar com a gente com texto, sugestão de pauta ou envio de notícias, também será muito bem-vindo e pode fazer isso através do mesmo e-mail.

1 – A gente começa a edição de hoje falando sobre a nossa manchete: com pouco menos de 2 anos com serviço integrado para podcasts, o YouTube é atualmente a plataforma onde mais se consome podcasts nos Estados Unidos.

A informação veio à tona através do relatório Podcast Download – Primavera de 2024 da Cumulus Media com a Signal Hill Insights. De acordo com o estudo, mais de 30% dos ouvintes semanais ouvem e assistem programas de podcast no YouTube, seguido pelos 21% que consomem pelo Spotify, e pelos 12% que usam o Apple Podcasts.

Em 2021, o YouTube era o terceiro destino mais acessado para podcasts. Em 2022, empatou com o Spotify e agora, depois de três estudos realizados em 2023 e 2024, pegou a liderança definitiva.

Outros dados do relatório apontam que o YouTube é especialmente popular entre novos ouvintes e ouvintes de idade mais avançada. Além disso, a audiência tende a ser masculina, e a preferência dos consumidores entre áudio e vídeo é equilibrada.

Temas como notícias e esportes são os preferidos para assistir em vídeo, enquanto crimes reais são preferidos apenas no formato de áudio – o que faz sentido, já que é uma temática mais delicada.

Link

2 – No último dia 9, o Spotify anunciou duas grandes novidades na plataforma: a primeira, foi a introdução de um recurso de comentários em podcasts, e a segunda, foi o lançamento do aplicativo do Spotify for Podcasters.

O recurso de comentários é uma expansão da ferramenta de enquetes que foi lançada pelo Spotify em 2021. Com essa ferramenta, os ouvintes podem deixar as suas impressões sobre os episódios assim que terminarem de escutar. Além disso, também podem sugerir novos temas, convidados, assuntos – direto pros podcasters.

Já o aplicativo, vai oferecer ao usuário as melhores ferramentas de gerenciamento, notificações de desempenho e feedback dos ouvintes.

Ambas atualizações vão ficar disponíveis em breve para todos os usuários. Por enquanto, o app está sendo liberado de forma gradual.

Link

3 – A empresa Headliner entrevistou mais de 300 ouvintes de podcasts em todo o mundo para entender melhor sobre como eles descobrem e consomem podcasts.

O estudo revelou que a maioria dos ouvintes de podcast estão na faixa etária de 25-34 anos e tendem a ter o nível superior completo.

O meio de descoberta mais popular para novos podcasts foram as redes sociais, indicadas por 71% dos entrevistados. Na sequência, 70% dos participantes da pesquisa disseram que também encontram novos programas através dos players e 33% citou que gostam de descobrir podcasts no velho “boca-a-boca”, com recomendações pessoais de amigos e colegas.

Os homens tendem a consumir podcasts através de um player único de podcast, enquanto as mulheres mostram comportamentos de consumo diferentes.

Quer saber mais sobre as descobertas do estudo? Então acessa o nosso site em podnoticias.com.br, que lá você vai ter a íntegra de todos os dados levantados pela Headliner – tudo já adaptado e traduzido pra você.

Link

AINDA EM NOTÍCIAS DA SEMANA:

4 – Falando em levantamento de dados, o portal The Podcast Host fez uma pesquisa esse ano pra tentar descobrir quais são os equipamentos e configurações mais populares entre os criadores de podcast.

A maioria das pessoas que responderam a essa pesquisa fazem parte da audiência do próprio site, então eles conseguiram respostas de vários lugares do mundo e conseguiram, sim, fazer esse levantamento.

De acordo com os resultados, os três microfones mais populares são o microfone USB Blue Yeti, o Samson Q2U e o MV7 da Shure.

Os tipos de microfones mais populares são os USB, seguidos pelos modelos XLR em segundo lugar.

Mais da metade dos produtores de podcast também usam interfaces de áudio ou mixers. Sobre os ambientes de gravação, a grande maioria grava em salas comuns, sem tratamento acústico. O segundo lugar ficou com os produtores que gravam em estúdio, e o terceiro lugar varia o local da gravação.

Ficou curioso e quer saber mais? Então acessa a matéria completa lá no nosso site, que você vai saber sobre as marcas mais populares, o nível de experiência de cada um dos produtores entrevistados e até a longevidade desses equipamentos. O link vai estar – como sempre – na descrição desse episódio.

Link

5 – A plataforma Adthos, líder em áudios com inteligência artificial, anunciou na semana passada a adição de 4.600 novas vozes em 200 idiomas.

As novas vozes de anunciantes robôs são frutos de parcerias com outros provedores, incluindo Google, Amazon, ElevenLabs, WellSaid Labs e vários outros, além das vozes que já existiam na Microsoft.

As IA’s generativas de voz podem ser usadas pra anúncios, locuções e apresentações. Segundo o CEO da Adthos, eles agora são a plataforma mais completa do mundo, e oferecem três vezes mais vozes do que qualquer concorrente.

Agora; se todo esse catálogo de vozes for ético, tudo bem. Mas, se não for – e existem debates sobre isso acontecendo lá fora e aqui no Brasil também -, aí é um problema com o qual a gente vai ter que lidar num futuro muito próximo. Eu ainda sou a favor de fazer as coisas à moda antiga, afinal de contas eu sou um locutor de formação: criando o próprio texto, e pagando um locutor pra dar vida a ele. É assim que eu acho mais justo e mais honesto, mas isso sou eu.

Link

6 – As empresas Barometer, especializada em adequação de marca, e Audiohook, plataforma independente de anúncios de áudio, se uniram para criar uma nova forma de classificar anúncios de áudio, garantindo que eles estejam de acordo com a imagem das marcas.

Essa parceria melhora as categorias do GARM (a Aliança Global de Mídia Responsável – que é um padrão usado na indústria para garantir a segurança das marcas). Vale lembrar aqui que o GARM foi criado pra publicidades e mídias feitas em imagens, e não em áudio. Então a classificação da Barometer com a Audiohook é bem-vinda, porque atende as particularidades do áudio, incluindo contexto, duração do conteúdo e alinhamento com os anunciantes.

Esse novo padrão na publicidade de áudio pode ou não ser adotado como global. Tudo vai depender de como a indústria se adapta a esse formato. Isso a gente vai acompanhar.

Link

E MAIS:

7 – A Player FM, um agregador de podcasts bem popular da editora Maple Media, lançou um portal de publicidade self-serve para podcasters.

O novo recurso permite que os criadores promovam seus programas, aumentem o engajamento e impulsionem downloads com campanhas publicitárias. Tudo muito personalizável, com gerência de orçamentos e análise de desempenho.

O portal também oferece ferramentas para alinhar campanhas com lançamentos importantes e episódios especiais, como por exemplo: especiais de natal, conteúdo extra, edições baseadas em feriados… Enfim. Se tem o olhar publicitário, tem como personalizar as campanhas.

O serviço de publicidade já está acessível pros criadores de conteúdo, independente do tamanho do programa.

Link

8 – A Ear Worthy anunciou os vencedores da premiação Independent Podcast Awards de 2024.

A premiação, como o nome já explica, foi criada pra reconhecer especificamente os podcasts independentes, pra que eles não sejam engolidos em um mercado que já está dominado por grandes redes.

O Frank Racioppi, editor executivo da Ear Worthy, ressaltou os perrengues que os podcasters independentes passam, principalmente porque muitos de nós temos orçamentos apertados e fazemos de tudo um pouco nos nossos próprios programas.

O prêmio desse ano foi patrocinado pela lenny.fm. A lista completa dos ganhadores da premiação está disponível lá no nosso site, mas eu já adianto aqui pra você que todos eles são em inglês. E não tivemos nenhuma produção feita por brasileiros sendo contemplada, também, infelizmente.

Link

9 – E nas dicas de produção dessa semana, a gente falou sobre um tema que não importa o quanto seja comentado, continua sempre atual: como usar música em podcasts.

Todo mundo sabe que adicionar música num programa de podcast pode melhorar a experiência do ouvinte e deixar o conteúdo mais memorável, mas é algo que tem que ser feito com cuidado.

É importante definir o tom e a mensagem do podcast, escolher músicas livres de direitos autorais, enfim… Algumas cautelas que vão garantir que o seu programa seja bem ouvido, bem recebido, e que não seja banido das plataformas por ter quebrado alguma regra ou infringido direitos autorais. Então acessa lá o nosso site, podnoticias.com.br, que é pra pegar as dicas e dar aquele upgrade na sonorização do seu podcast.

Link

HOJE NO GIRO SOBRE PESSOAS QUE FAZEM A MÍDIA:

10 – Amanhã, dia 16 de julho, a apresentadora e comunicadora socioambiental Giovanna Nader lança a segunda temporada do podcast O Veneno Mora ao Lado.

Nessa nova temporada do programa, de 4 episódios, a Giovanna vai entrevistar pesquisadores, produtores rurais e ambientalistas, pra destrinchar tudo o que você precisa saber sobre os agrotóxicos – tudo do ponto de vista de quem busca uma solução agroecológica.

A primeira temporada do podcast, lançada em 2022, focou em apresentar um dossiê sobre como é feito o uso dos agrotóxicos no país. Agora, o objetivo é encontrar possíveis soluções pro problema.

O podcast é uma iniciativa da Fundação Heinrich Boll em parceria com o projeto O Tempo Virou da própria Giovanna Nader.

Então se consciência ecológica é um dos temas que você gosta de consumir, não deixa de conferir a nova temporada de O Veneno Mora ao Lado.

Link

11 – E na nossa Caixa de perguntas do Instagram na semana passada, a gente pediu indicações de podcasts liderados por mulheres, e recebemos muitas recomendações legais que vão ser utilizadas nessas próximas semanas na recomendação nacional aqui do Pod Notícias. Obrigado a todo mundo que contribuiu, é muito legal saber que você, o nosso ouvinte, também colabora pra uma podosfera mais diversa e com mais vozes – principalmente incluindo mais mulheres.

Essa semana, a caixa volta a ser de perguntas, porque a gente quer saber: Quais métodos você usa pra promover o seu podcast?

É nas redes sociais? Boca-a-boca? É através do WhatsApp, do Telegram, uma newsletter? Cartão de visitas (será que alguém ainda usa)? Responde lá pra gente, que às vezes algo que é óbvio pra você, pode ser uma grande dica pra outro ouvinte.

Como sempre, a caixinha vai ficar aberta nos stories do Instagram do Pod Notícias por apenas 24 horas, então não deixe de acessar lá ainda hoje pra deixar a sua contribuição, e também não deixa de seguir a gente lá em @pod.noticias pra participar das nossas interações em primeira mão.

Instagram do Pod Notícias

SOBRE LANÇAMENTOS:

12 – Na semana passada foi lançado o podcast “Só no Brasil“, produzido pela Wondery. O programa é conduzido pelo Victor Camejo e o Pedro Duarte, que vão falar de casos que, realmente, só podiam ter acontecido no Brasil.

Vai ter um pouco de crimes reais, um pouco de casos inusitados, e aquela pitada de humor brasileiro que não tem como ficar de fora. Quer um exemplo? O primeiro episódio fala sobre o roubo da Chácara do Céu em 2006, que teve obras de arte de Monet, Picasso e Matisse roubadas e nunca recuperadas.

Os episódios do Só no Brasil vão ser lançados toda semana às quartas-feiras, em todas as principais plataformas de podcast.

Link

13 – Também na semana passada, o projeto Comer História lançou o seu novo podcast: “Beber História“. O podcast é patrocinado pela Ambev, através do edital Fermenta! Incentivo a Projetos de Cultura Cervejeira. Como o nome já sugere, o programa vai falar sobre a história e o passado cervejeiro aqui no Brasil.

O episódio de estreia cobriu  a história da cerveja desde as tradições nativas pré-coloniais. O podcast promete que além de contar a história da cerveja, também vai trazer compreensões sobre como a cerveja moldou a tradição brasileira.

O Beber História já está disponível nas principais plataformas de áudio.

Link

RECOMENDAÇÃO NACIONAL:

14 – E na nossa recomendação nacional dessa semana, a gente segue recomendando podcasts comandados por mulheres, já que tanto o Pod Notícias como a Rádiofobia Podcast e Multimídia são apoiadores oficiais da campanha #OPodcastÉDelas2024.

E hoje, a indicação vai pro podcast “Para dar nome às coisas“, da Natália Sousa.

O programa é uma jornada emocional que reflete sobre a vulnerabilidade de uma forma profunda e honesta – mas, com cara de papo na mesa do bar.

A Natália é jornalista e escritora, e criou o podcast pra se expressar e compartilhar histórias sobre medo, coragem, fracasso e recomeço. O formato foi bem recebido pelo público, que com certeza gostou muito do carisma da apresentadora também, porque o Para dar nome às coisas já foi destaque nas paradas de podcast do Spotify Brasil.

Então não deixa de conferir, sintoniza lá no seu agregador de podcast preferido, e assina o feed do Para dar nome às coisas, que está disponível em todas as principais plataformas de áudio.

Link

E assim a gente fecha esta vigésima segunda edição do Pod Notícias. Acesse podnoticias.com.br para ter acesso à íntegra das notícias com todas as fontes e a transcrição completa do episódio, além dos artigos dos nossos colunistas e todos os links relacionados.

Acompanhe o Pod Notícias diariamente:
Canal público do Telegram
Instagram
Page do Linkedin

Ouça o Pod Notícias nos principais agregadores:
Spotify
Apple Podcasts
Deezer
Amazon Music
PocketCasts

O Pod Notícias é uma produção original da Rádiofobia Podcast e Multimídia e publicado pela Rádiofobia Podcast Network, e conta com as colaborações de:
Camila Nogueira – arte
Eduardo Sierra – edição
Lana Távora – pesquisa, pauta e redação final
Leo Lopes – direção geral e apresentação
Thiago Miro – pesquisa

Publicidade:
Entre em contato e saiba como anunciar sua marca, produto ou serviço no Pod Notícias.